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Biografia Elton John

Biografia Elton John
A trajetória da carreira de Elton John em capitulos

slideshow - MUTE , No sound

quarta-feira, 9 de março de 2011

Matéria: O aspecto do visual na carreira de Elton John

Matéria: 

O aspecto do visual na carreira de Elton John

A platéia estava em alvoroço, os ingressos 
haviam se esgotado antecipadamente na semana anterior. O HOLLYWOOD BOWL em Los Angels era 
um anfiteatro ao ar livre. Uma sinfonia de 
papel celofane dos sacos de pipoca sendo 
rasgados se faziam presentes no burburinho 
do público, enquanto os primeiros sinais da apresentação se iniciavam.
 



O apresentador, almofadinha em seu 

black-tie, parecia muito com uma famosa personagem, 
conhecida como o 
"Homem-sorriso".

"And now ladies and gentlemen, this 

evening's hostess... the star of 
'Deep Throat,' Miss Linda Lovelace!"
 



LINDA LOVELACE, atriz pornô (ou TAMBÉM pornô) 

do filme GARGANTA PROFUNDA, filme cult da 
época, continuou a apresentação.


"Eu gostaria de introduzir alguns de 

convidados essa noite, muito importantes
em torno 
do mundo que não ousariam faltar nessa 
noite de gala." Nesse momento passearam pelo palco figuras como: a rainha de Inglaterra, 
Elvis Presley, Frankenstein, o papa, 
os Beatles, 
Batman e Robin, Groucho Marx e Mae West

O público sentado em suas poltronas 

foi ao delírio pela chegada, enfim, 
do momento mais esperado.

"Here he is, the biggest, 

largest, most gigantic, 
and fantastic man,
the co-star 
of my next movie... Elton John!"

Nesse ponto o tema da 20th CENTURY FOX,

o das trombetas, iniciou a tocar, 
com ruflar dos tambores.

ELTON JOHN aparece no alto de uma 

escadaria, vestido com uma roupa 
branca, ornamentada 
com plumas, também brancas, 
nas pernas, 
braços e ombros. Um óculos RAY-BAN
tamanho GGG, vermelho, 
se assemelhava 
com uma máscara, 
usa chapéu da era 
Vitoriana, branco, enorme, 
também com 
plumas.
 





Desce, então, os degraus com 

ar imperial, acompanhado 
pelos holofotes, enquanto 
o tema da 20th CENTURY FOX 
continuava 
a tocar.

No meio da descida retira 

o chapéu, 
revelando seu cabelo 
MULTICOLORIDO, 
com as cores da bandeira 
norte 
americana AZUL E VERMELHA.
 



5 pianos se faziam presentes 

à frente 
do palco e as tampas dos mesmos 
se abrem, nesse momento. 
Cada qual com uma de suas 
iniciais: E. L .T .O . N 
e pombas brancas voam de 
seus interiores. John 
demonstrava sua satisfação 
com todo aquele jogo de cena, 
bem ao gosto de Los Angels, 
junto de Hollywood, 
capital do show bussines.

Agradece a platéia, senta 

ao teclado e 
inicia sua apresentação, 
uma das mais 
memoráveis de sua carreira, 
que faz 
parte do documentário para 
televisão 
de Bryan Forbes: 
Elton John 
and
Bernie Taupin Say Goodbye Norma 
Jean and Other Things.

Os aspectos citados acima 

demonstram a importância do


 ASPECTO VISUAL NA CARREIRA DE ELTON JOHN.
 




A personagem Elton John foi construída 

aos poucos, durante sua carreira e foi
fundamental para seu sucesso e maior 
fator negativo para os críticos musicais.
 



O inicio da década de 70 era hippie 

em sua essência. O festival 
WOODSTOCK ocorreu a 
pouco e a moda era, para os mais 
jovens, bem característica: Cores multicoloridas, 
purpurina, ornamentos celestes, 
saltos de plataforma, calças 
boca de sino, perucas 
(Lady, também), cílios postiços 
enormes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie

Pequenos ornamentos como enfeites, 

adereços, 
eram costurados nos macacões 
jeans de 
Elton eram corriqueiros em suas 
indumentárias de palco no inicio 
de 
carreira, mas nada que chame a 
atenção 
e tudo bem discreto, para um 
compositor 
erudito, folk, baladista e 
comportado.
 



Aos poucos Elton foi se soltando no palco 

e nas composições mais enérgicas como o
solo de BURN DOWN THE MISSION ou nos 
FUNKS "TAKE ME TO THE PILOT" e 
"BAD SIDE OF THE MOON" ele era tomado 
por outro espírito.

Os ornamentos, com o passar dos messes 

aumentavam e a cada enfeite incluído uma 
nota na imprensa era acrescida.

Já não era a musica de Elton John que 

chamava atenção, mas seu comportamento 
de palco e sua roupa a tônica principal 
das notas.


Elton, esperto, percebia 

isso e desde 
então foi mestre em seu 
auto-marketing. 
Entretanto, ao contrário 
de seus 
contemporâneos ELTON JOHN 
era uma 
figura benigna, 
inofensiva, um 
URSINHO-AMIGO.




A moda na época era GLITTER e a 

ANDROGENIA de astros ingleses como 
DAVID BOWIE e QUEEN eram os baluartes 
do UNDERGROUND.

No mesmo período surgiram astros e 

grupos 
QUE NASCERAM NA LEVA DO rock horror.

Os filmes: "O EXORCISTA" e 
"A PROFECIA" que narravam as 
desventuras de pobres criaturas 
demoníacas sobre a terra faziam 
mais sucesso 
que TITANIC na década de 90. 
Surgiu, assim, 
uma moda-onda demoníaca com grupos 
como KISS, BLACK SABATH e IRON MAIDEN 
e cantores como 
ALICE COOPER. 

Roupas acessórias e ornamentos 
acompanhavam o modismo. 

A androgenia, 
do outro lado, com bicos 
e bocas e 
batons, com rebolados de 
MICK JAGGER 
e gritinhos de ROBERT PLANT 
do 
LED ZEPPELIN eram intrigantes 

todos ficaram confusos quando 
BOWIE 
casou. Todos manchetes nas 
MAGAZINES.
 



Nessa leva ELTON JOHN 

aconteceu com 
plumas, paetês, lantejoulas e 
cabelos 
arco-íris e seus famosos óculos,
diferentes a cada FLASH.

Era o supra-sumo do "sem medo do

ridículo" e vamos todos juntos,
no mesmo barco.

Elton John, então, juntamente 

com sua 
música A-CON-TE-CEU. A primeira 
imagem 
que vi de Elton na TV foi no 
programa 
FANTÁSTICO cantando LUCY IN THE SKY 
com 
uma roupa cheia de lantejoulas 
prateadas, 
azuis,parecia ter saído de um 
concurso do 
HOTEL GLÓRIA, tão tradicional no 
Rio de Janeiro, onde figura como 
CLÓVIS BORNAI se assemelhava com 
aquilo que Elton realizava em palco.

Capa de revistas e jornais Era um 

ALIENÍGENA "THE SAUCER". A capa da 
revista ROCK ESPETACULAR retratava 
em uma única foto a imagem dele na 
década de 70.



A mudança de imagem em A SINGLE MAN 

não poderia ter sido mais marqueteira. 
O mesmo assombro pelas roupas carnavalescas 
se fez naquele momento.


Na década de 80 não pense que ele era 

tolo. O visual de JUMP UP é TOTALMENTE 
IMITADO do visual de Larry Hogman, o 
JR do maior seriado da televisão 
americana, da CBS, que ficou 13 nos no ar: DALLAS.



Elton usou esse visual de 81 a 83 e 

trocou em sua BREAKING HERTS TOUR em 1984. Foi-se, então, a época dos óculos e 
vieram as dos CHAPÉUS.
 



Quando tudo já estava ganho Elton John 

resolveu na tour do álbum LEATHER JACKETS, 
em 86, novamente extrapolar: 
Chamou o estilista BOB MACKIE e 
ele criou roupas que misturava o 
PUNK com visual extraterrestre, 
um esdrúxulo-luxuoso como vemos 
no vídeo de HEARTACHE ALL OVER THE WORLD.


Elton voltou para as capas das revistas, 

onde até mesmo a BIZZ que o ignorava 
tratou de aderir ao mega star ELTON JOHN.

No mesmo ano ele se travesti de AMADEUS no lp LIVE IN AUSTRÁLIA.

Os problemas particulares de 87 o 

levaram a se vestir bem conservador e 
leiloou toda sua coleção de roupas, 
como vimos na entrevista a 
ROBERTO D´ÁVILA para o programa Conexão Internacional.

Elton variava muito de peso. Na tour 

da Rússia estava acima do peso, 
principalmente no show do 
MADSON SQUARE GRADEN, da mesma época, 
em New York.

A partir de 88 a imagem de Elton se 


redesenhou. O estilista GIORGIO ARMANI 
passou a ser seu estilista particular 
e a 
figura carismática de Elton, um dia 
eleito 
como "A MULHER QUE PIOR SE VESTIU EM 1976" 
passa a ser fina elegante e society, 
com 
direito a um belo CARTIER.
 








CARTIER:
Written by Dinah Card and Carte Blanche

If your life is dull and dreary
Se sua vida for maçante e melancólica
And you're feeling rather weary
E você está se sentindo um pouco cansado
Of the mundane things that clutter up one's 

life
Das coisas mundanas que desordenam a vida
Drive your roller up to Bond Street
Dirija seu Rolls Royce até a rua bond
Where royalty and Sheiks meet
Onde a realeza e os Sheiks se encontram
Make your day
Faça seu dia
Here's the thing to do
Está aqui a coisa certa a fazer
Spend a grand or two at Cartier
Gastar 1.000 dólares ou dois em 

um Cartier



Finalizando EJ é hoje aquele cantor que BERNIE TAUPIN sempre sonhou, sem fantasias de PATO DONALD, dizendo QUACK ao cantar YOUR SONG.
 











http://img.timeinc.net/time/photoessays/2010/time_100/t100art_elton_john.jpg


TEXTO POR ROBSON VIANNA







Um comentário:

  1. Parabéns Robson, bela Matéria!
    Fantástica, uma das melhores!
    Sem falar nas fotos....são ótimas,
    parabéns a materia ficou ótima, como sempre!

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