A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.
ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 011
Céu Vazio
Empolgados e insones de excitação,medo e responsabilidade em agosto de 1969, Elton John, Bernie Taupin e alguns músicos amigos entraram em um estúdio de 16 canais para gravarem seu primeiro álbum, Empty Sky .
Foto de uma gravação do primeiro álbum de Elton: EMPTY SKY, na guitarra o amigo de sempre Caleb Quaye e no baixo Tony Murray
banda que foi escolhida para acompanhar o novo trabalho era composta por TONY MURRAY no baixo, ROGER POPE na bateria, DON FAY no sax tenor, GRAHAN VICKERY na harmônica e a volta do velho amigo CALEB QUAYE na guitarra. Todos eram amigos e crédulos no talento da dupla. Houve também a participação de um baterista de 19 anos, chamado NIGEL OLSSON, que tocou na faixa LADY WHAT´S TOMORROW e que havia trabalhado com o grupo Plastic Penny em 1967. Nigel, recentemente, trabalhava com a banda de SPENCER DAVIS.
Apesar de jovem, Nigel já demonstrava ter alguma experiência musical e muito talento.
BOX: NIGEL OLSSON
nascimento | 10 de fevereiro, 1949 Wallasey,Merseyside, England |
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Ocupação | Musico, cantor |
Instrumento(s) | Bateria, Vocal |
Anos em atividade | 1967– até hoje |
Associação com artistas | Plastic Penny, Elton John, Uriah Heep |
Nigel Olsson (nascido em 10 de fevereiro de 1949 em Wallasey, Merseyside, Inglaterra ) é um baterista de rock muito conhecido por seu trabalho com Elton John.
Carreira
O primeiro trabalho em que Olsson surgiu foi na banda Plastic Penny, no álbum Two Sides of a Penny pela gravadora Page One Records em 1968. Nigel cantou em apenas uma canção desse álbum -- "I Want You." Subseqüentemente, ele tocou bateria e cantou nos backing vocals nos primeiros álbuns de Elton John no inicio da década de 70, juntamente com o guitarrista Davey Johnstone, o baixista Dee Murray, e o percussionista Ray Cooper formaram para a maioria dos fãs de Elton John a mais importante formação entre sua banda de apoio.
Olsson tocou com a banda inglesa de hard rock Uriah Heep, tocando bateria no álbum de estréia do grupo em 1970 , Very 'eavy... Very 'umble.
em 1971, Olsson produziu e lançou seu álbum solo chamado: Nigel Olsson's Drum Orchestra and Chorus pela Universal Records, incluindo Dee Murray e o guitarrista Caleb Quaye, que também tocou nos trabalhos iniciais de Elton John. A partir de 1975, Elton John mudou suas características de composição e Olsson, juntamente com DeeMurray, saíram do grupo. A lenda conta que se deve em muito aos insistentes pedidos de aumento de cachê da dupla e assim não tiveram seu contrato renovado para outra tour, sendo dispensados por Elton e seu empresário John Reid, na época Seu segundo álbum solo " Nigel Olsson ", foi lançado no mesmo ano da estréia do selo próprio de Elton John, Rocket Record , e fez um relativo sucesso com o cover de uma canção dos Bee Gees' "Only One Woman". Essa canção foi uma combinação dos talentos de Davey Johnstone, Dee Murray and Ray Cooper. O álbum, produzido por Robert Appere, continha números de rock e era influenciado pelo que chamavam de som "Philly"do meado dos anos 70. Esse tipo de sonoridade era característica de artistas de época como, novamente, os Bee Gees.
Nigel Olsson's Drum Orchestra and Chorus
Sunshine Looks Like Rain
I'm Coming Home
Nature's Way
Hummingbird (cantata da Kathi McDonald)
Some Sweet Day
I Can't Go Home Again (cantata da Kathi McDonald)
And I Know in My Heart
We've Got a Long Way to Go
Wierdhouse
China
I'm Coming Home
Nature's Way
Hummingbird (cantata da Kathi McDonald)
Some Sweet Day
I Can't Go Home Again (cantata da Kathi McDonald)
And I Know in My Heart
We've Got a Long Way to Go
Wierdhouse
China
Nigel continuou a trabalhar como músico de estúdio, lançando outro álbum com seu nome, desta vez produzido por Paul Davis pelo selo Columbia em 1978. Entretanto não conseguiu chegar entre os 40 mais vendidos. Em 1979, ele lançou o album Nigel obtendo, então, um sucesso como artista solo, chegando a ter duas canções no Top 40 nas paradas norte americanas com "A Little Bit of Soap" e "Dancin' Shoes," que obteve posição entre o Top 20.
A Little Bit Of Soap
You Know I'll Always Love You
Dancin' Shoes
Part Of The Chosen Few
Say Goodbye To Hollywood
All It Takes
Thinking Of You
Living In A Fantasy
Cassey Blue/Au Revoir
You Know I'll Always Love You
Dancin' Shoes
Part Of The Chosen Few
Say Goodbye To Hollywood
All It Takes
Thinking Of You
Living In A Fantasy
Cassey Blue/Au Revoir
Capa do disco NIGEL
Em 1980, foi lançado o álbum Changing Tides no selo da CBS Bang Records, sem sucesso algum. Nesse ano, Olsson retornou para a banda de Elton em mais 4 anos de trabalho em albuns como 21 at 33 e The Fox. Ele voltou a formar o trio de maior sucesso com Dee Murray e Davey Johnstone para a tour de 1982 de Elton John que promoveu o álbum Jump Up!, prosseguindo assim para a formação do mesmo trio para os álbuns e tours de Too Low for Zero (1983) e Breaking Hearts (1984). A partir disso o trio apenas se reuniu mais uma vez em 1988 para os backing vocals do álbum de John Reg Strikes Back antes da morte de Dee Murray em Janeiro de 1992.
Após isso, em 1991, Olsson se reuniu com Davey Johnstone para a formação da banda Warpipes, que teve vida curta após seu primeiro lançamento em CD. Olsson então passou os anos seguintes relaxando na Califórnia com sua esposa Schanda e filho Justin, e dirigindo vintage cars apenas por diversão.
Olsson retornou à banda de Elton John em 2000 , alternado entre a bateria e backing vocals em certas canções. ( As canções nas quais Nigel não tocava bateria, tipicamente canções eletrônicas arranjadas porCurt Bisquera.). Olsson, tem a mania de tocar no palco com luvas e headphones.
No estúdio tocou e cantou em backing vocals em diversos álbuns de Elton John como Songs From the West Coast (2001). Tocou bateria em Peachtree Road (2004) e The Captain & The Kid (2006), como continua nas tour de Elton juntamente co o guitarrista Johnstone, Bob Birch (baixo), Guy Babylon (teclados) e John Mahon (percussão).
Links
Capa do CD "Move the Universe" com a canção "Building as A Bird"
Temos uma entrevista de Nigel Olsson no link abaixo:
Nigel Olsson talks to George Matlock about the past year of meteoric achievement, from California, January 5, 2001
onde Nigel fala sobre a canção:
"Elton and Bernie contributed a song which never made it to the Made In England album, “Building a Bird.” I’m not sure what Bernie was thinking when he wrote those lyrics! "
A canção faria parte do álbum "MADE IN ENGLAND"
Você pode conferir essa canção (Dancing Shoes) pelo web site de Elton John´s Corporation:http://eltonjohncorporationfiles.vilabol.uol.com.br no link ÁUDIO
GM: So it is like “Solar Prestige A Gammon”?
NO: Lyrically, yes! It was really funny how the song came to be chosen. We were being dined by Elton at a hotel in New York after October’s MSG show. Davey said he remembered a song called “Building a Bird”. Elton said he had no clue about the song and asked Davey, “When did I do that?” Davey explained the song was never recorded, and then asked whether we could use it. Elton replied: “If you can remember it, go for it!” Davey had remembered the song from the sessions, and Davey made the call to Elton’s archivist Adrian Collee. It’s a great song, a big ballad.
Outra entrevista em:
VÍDEO TRIBUTO À NIGEL OLSSON:
Guy Babylon , Elton John e Nigel Olsson em 2008
mais dados e fotos de lps: http://www.eltonjohnitaly.com/nigel.html
http://www.eltonjohnitaly.com/ propriedade de ANDREA AGRASSO.
ANDREA AGRASO é associado de Elton John´s Corporation em:
Durante as gravações eles estavam tão excitados que mal conseguiam dormir à noite. Muitas vezes saiam às 04 horas da manhã do estúdio e iam para a New Oxford Street, para um bar que havia lá somente freqüentado por músicos. Ficavam conversando sobre o álbum depois iam na loja de importados, Havia sede de saber de tudo que estava sendo lançado dos Estados Unidos.
Foto acima: A loja que Elton John mais freqüentava: MUSICLAND, uma loja de discos com importados Norte Americanos. Elton ficava HORAS nas prateleiras vasculhando os LPs na época.
Na esquerda recorte de seu diário particular como exibido no álbum Captain Fantastic.
Nos dias que se seguiram a vida de Reg Dwight começou a tomar um rumo diferente. A nova situação o tornava livre e ele começou a fazer tudo que lhe agradava, sem pensar em mais nada. Reg tinha uma verdadeira adoração em comprar roupas. Comprava todos os tipos , as mais extravagantes, deixou crescer o cabelo, o bigode, e a comprar anéis e pulseiras exóticas.
A mudança causou impacto até mesmo para o pessoal da DJM, mas o rapaz pouco se importava com os comentários...
Elton John estava saindo do casulo que foi Reg, ainda uma personagem pouco caracterizado, mas estava bem presente atrás das lentes obscuras do garoto de Pinner. Pouco a pouco começavam a cavar seu lugar ao sol.
Sheila via tudo isso assustada, mas não criticava essa mudança radical que via o filho sofrer. Ele estava feliz e isso era o importante. Ela e a irmã WIN, apoiavam todo o progresso de Reg e no dia 22 de abril deram a ele um carro.
Reg viu sua liberdade ficar ainda mais patente. Seus modos e suas roupas estavam em mutação freqüente. Bernie observava aquilo tudo em silencio, geralmente sem comentários, mas com inevitáveis gargalhadas, vez ou outra. Na verdade aquilo fazia bem a Reg pois ele já não era tão fechado e imprevisível, no que se referia à sua agressividade diante dos fatos.
Bernie começava a entrar no esquema. Sabia que tinha que acompanhar Reg nessa mudança, mas era muito mais lento e discreto.
Reg ganhou, tempos antes, algumas camisas feitas com panos de decoração de quarto para crianças, com desenhos de Noddy , um personagem de desenho animado. As camisas foram feitas por uma vizinha que tinha uma boutique, em Ealing, e para incentivar progresso dos rapazes, cobriu toda a parede de sua loja com posters de Reg e Bernie.
Reg dividia seu tempo fora dos estúdios indo ao Watford ver futebol , às vezes, ia à praia ou à Musicland , uma loja de discos da Berwick Street. Esse era o local preferido de Elton John, lá vasculhava o mundo dos LPs e Compactos.
O primeiro álbum da dupla nasceu, finalmente e foi lançado no mês de junho, recebendo o nome de EMPTY SKY.
Released in 1969
Released in the USA in 1975
Produced By Stephen Brown
Recorded at Dick James Music Studios, London, December 1968 to April 1969
Empty Sky
Val-hala
Western Ford Gateway
Hymn 2000
Lady What's Tomorrow
Sails
The Scaffold
Skyline Pigeon
Gulliver/Hay-Chewed/Reprise
Crítica:
Elton John em uma das sessões de gravação desse LP, seu primeiro álbum, estava eufórico pela faixa título, tendo ficado maravilhado com o resultado desta canção. Ele estava certo. Um compositor, de modo geral, sempre repete em seus trabalhos uma maneira singular de composição. Exemplos comuns com Roger Waters em PINK FLOYD ou Mick Jagger/Keit Richards nos Rolling Stones. Seja na vocalização, arranjamento ou no próprio andamento da canção você pode achar diversas faixas CLONES de outras. Esse fato não é tão comum a ELTON JOHN, apesar de termos em sua carreira vários auto-plágios. "Empty Sky" , entretanto, se junta a outras composições de autoria de John/Taupin que NÃO TÊM similar. Empty Sky é uma música forte, de impacto e observa-se o flerte com o chamado "Rock Progressivo" quando a faixa reduz para sussurros e outras vocalizações "onomatopéicas".
(Onomatopéia. Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz)
Na entrevista de 1973 para Paul Gambacinni no livro "A conversation with EJ & BT" Bernie Taupin cita, entretanto, seu desapontamento pelas letras e pelo conjunto da obra, observando temas imaturos ou infantis.
Não sei se ele procurou enquadrar a canção Val-hala , ou Lady What's Tomorrow nessa observação, porém se ele citou GULLIVER ( A faixa é sobre o cão chamado Gulliver ) Taupin se equivocou.
Acredite se quiser: Apesar de em todos seus lançamentos terem os chamados SINGLES (compactos com uma faixa extraída do disco para tocarem nas rádios) na década de 70 esse disco não teve nenhuma faixa promocional !!!
Miopia de Steve Brown ou Elton John? O mesmo fato se repetiu no álbum BLUE MOVES que não incluiu a canção "Don´t Go Breaking My Heart" entre as demais no álbum...
Bernie Taupin tem influência de Bob Dylan em "THE SCAFFOLD" uma canção avessa a ser sentimentaloide... excessão de "Lady What´s Tomorrow". Algumas canções se mostram lentas e arrastadas ("hymn 2000" e "The Scaffold") Após a interessante faixa instrumental "Hay Chewed" encontramos uma pérola chamada REPRISE, que prova que foi uma estúpida idéia repetir todas as canções no final de um LP. Porém o conjunto dessa obra prova que o álbum "Empty Sky" teve conteúdo para ultrapassar as décadas.
Robson Vianna
Capa original da versão brasileira do álbum lançado em 1975 pela RGE FERMATA.
Elton John Bernie Taupin
David Larkham na esquerda e Steve Brown
David Larkham criou várias capas de Elton John como MADMAN ACROSS THE WATER e EMPTY SKY, GOODBYE YELLOW BRICK ROAD, entre outras
Empty Sky Não chegou a entrar nas paradas e foi lançado apenas na Inglaterra naquele momento. Nesse instante também foram lançados os compactos “ LADY SAMANTHA / SKYLINE PIGEON” e “ IT´S ME THAT YOU NEED/JUST LIKE STRANGE RAIN”
Elton e Bernie tinham realmente muito material para produzir, mas, quando outros produtores eram procurados , eles davam a desculpa que estavam ocupados. A dupla de compositores estava cada vez mais entrosada. Bernie escrevia as letras, às vezes vinte por semana e as entregava a Elton. O trabalho dos dois poderia ser feito a quilômetros de distancia.
Logo após o lançamento do LP EMPTY SKY , os dois foram a PUTNEY ver o pai e mãe de Bernie. A família Taupin fez festa pelo lançamento do LP. Bernie era o letrista prodígio do ano, pois com apenas 19 anos já escrevia letras de músicas com estilo e profundidade.
Um novo álbum tornou-se possível, porque Dick James, que não acreditava que o primeiro LP fizesse alguma coisa , gostou do resultado das vendas. Então, deu total liberdade aos dois a elaborarem um próximo e até disse para gastarem o que fosse preciso para a montagem, desde que recebesse qualidade de volta.
Steve Brown continuava a ser de grande importância para a carreira de Elton John, além de ser já um grande amigo, e assim seria também para os dois próximos homens que viriam a trabalhar com a dupla.
Steve não se achava muito competente para julgar o material da dupla, ironicamente, já que deu o primeiro impulso, e indicou outro produtor para seu próximo trabalho. Desta vez GUS DUDGEON produziria a dupla. Steve estaria por perto mas Gus teria toda a responsabilidade do êxito da nova obra.
Capa do álbum "EMPTY SKY" na edição norte americana de 1975. Na época havia o interesse do lançamento do disco nos EUA, no auge da carreira de Elton John
Foto: Gus Dudgeon
O outro personagem era PAUL BUCKMASTER, compositor clássico que também fazia arranjos para canções pop. Ele fez os arranjos para o sucesso, anos depois , de Space Oddity, de David Bowie, e tinha um sucesso de autoria própria com a ajuda do organista TIM MYCROFT. Também trabalhou com o grupo SOUNDS NICE, fazendo a instrumentação da canção “Love at Frist Sight”
Paul era um homem difícil de se lidar. Muito introspectivo, falava pouco. Era um grande profissional, mas não fazia nada que não desejasse e trabalhava devagar.
Com esses dois homens, o próximo álbum estaria em boas mãos.
BOX GUS DUDGEON
O segredo do sucesso de Elton John se refere a uma série de fatores, desde seu inegável talento, tanto pela adição das letras de Taupin que forçaram a uma criatividade que forjaram canções mais elaboradas.
A entrada de GUS DUDGEON como arranjador das canções foi primordial. 50% do sucesso de uma canção se deve ao seu arranjamento. Exemplo disso é a versão original de GREY SEAL, para a encontrada no álbum Goodbye Yellow Brick Road...
Elton gravava os demo tapes com apenas voz e piano e então Gus Dudgeon fazia o resto...
Gus Dudgeon (1942 - 2002) foi um produtor de discos Britânico e inventor do que hoje entendemos como audio sampling.
O Tea Boy
Gus Dudgeon nasceu em Surrey, England. Após passar por dezenas de empregos conseguiu um emprego como tea-boy (uma mistura de boy que serve o chá das 5 , hábito inglês - Elton John também foi Tea Boy) no estúdio da Decca chamado Olympic Studios em Baker Street, Londres. Ele era muito útil ao conseguir responder questões técnicas de como reparar equipamentos. Isso era tudo que fazia até ver uma fotografia de Lonnie Donegan no estúdio onde trabalhava que lhe acendeu a idéia de ser engenheiro de som. Ele trabalhou com Bruce Channel, Davy Graham e Shirley Collins. Os sucessos incluiram The Zombies' "She's Not There" (1964) e Blues Breakers with Eric Clapton de John Mayall (1966). Participou de gravações de Tom Jones e The Rolling Stones. A partir de 1966 ocorreram mudanças. Ele foi repreendido pelo produtor Denny Cordell dos The Moody Blues pois mudaram a mixagem de uma das canções ao qual ele tinha trabalhado. Cordell inicialmente não quis ouvir o trabalho de mixagem de Dudgeon (subtraindo todas as equalizações e efeitos), mas depois afirmou que seu trabalho tinha sido "dez vezes melhor" que o dele. Finalmente se tornou co-produtor no álbum de estreia do grupo Ten Years After em 1967. Naquela época produziu albuns de the Bonzo Dog Band : The Doughnut in Granny's Greenhouse eTadpoles.Gus passou a receber royalties das canções de Elton John como "co-autor" das mesmas... achou a quantia de 250 libras pagas por David Bowie , astro com o qual também trabalhou, inadequada... processou Bowie por 01 milhão de libras em 2002...
Os anos com Elton John
Encorajado por Andrew Loog Oldham deixou a Decca e fundou sua própria companhia. Quando Tony Viscontiestava insatisfeito com a guitarra de David Bowie na canção "Space Oddity" Gus foi chamado para re-editar a faixa e tornou a mesma em um épico.Ao trabalhar com Elton John na canção"Your Song" em 1970. Gus rejeitou o acompanhamento solo de piano e resolveu gravar a mesma faixa com acompanhamento orquestral. Essa mudança no arranjo proporcionou que a canção conquistasse uma posição nas 10 mais tocadas nos Estados Unidos em 1970, tornando assim no primeiro grande sucesso de Elton. A parceria foi assim firmada e estabelecida nos 12 álbuns de Elton john seguintes. Elton gravava os demo tapes com apenas voz e piano e então Gus Dudgeon fazia o resto. às vezes, como em "Daniel" the o som era simples. Em outras situações como em "Rocket Man", era tecnicamente extravagante. Elton John e Gus Dudgeon fundaram juntos a Rocket Records , selo de gravadora próprio. Gus também fez a mixagem de som no show de Elton no Madson Square Garden, no qual John Lennon participou , em 1974, assim como também o fez em 1986 mixando a apresentação com os 80 instrumentistas da Melbourne Symphony Orchestra que realizaram tour na Australia with Elton John no final de1986. | Entre as diversas faixas criadas para ilustrar as composições de Elton John , BENNY AND THE JETS foi uma das mais famosas. Os aplausos inseridos nela emolduraram a canção. A personagem ao qual a letra se refere está na platéia assistindo ao show de BENNY e sua banda THE JETS. O mesmo se repete em SWEET PAINTED LADY onde se ouve o som de gaivotas, na letra que narra o relacionamento de um marinheiro com uma prostituta próximo às docas. |
PHILADELPHIA FREEDOM foi o primeiro compacto a romper a barreira de 5 minutos para execução em rádio... Na ocasião muitas emissoras tentaram boicotar ou reduzir a duração da canção para execução. Isso se deve ao tempo de cada bloco de música (3 ou 4) entre comerciais. Entretanto o sucesso da canção fez com que a música fosse tocada inteira. O mesmo aconteceu com NIKITA, que também rompeu a barreira dos 05 minutos...
Os anos folk-rock
Após romper com Elton John (*), Gus teve dificuldade de se auto estabilizar. Começou a trabalhar na Charisma Records band Audiencebut he now produced Chris Rea, Ralph McTell,Lindisfarne, Joan Armatrading, Elkie Brooks,Fairport Convention, The Sinceros, The Beach Boys e Steeleye Span. Na década de 80 elefundou a Sol Studios. Gus voltou a trabalhar com Elton John em 1985 para mais 03 álbuns: Ice on Fire, Leather Jackets and Live in Australia. Rejeitou trabalhar com astros dance procurando bandas alternativas como XTC, Menswear, eThe Frank and Walters. Ele foi empresário de uma banda chamada Slinki Malinki. Em 1989 Gus Dudgeon produziu o álbum de estréia de Thomas Anders (ex-Modern Talking). (*) Gus passou a receber royalties das canções de Elton John como "co-autor" das mesmas... achou a quantia de 250 libras pagas por David Bowie , astro com o qual também trabalhou, inadequada... processou Bowie por 01 milhão de libras em 2002...O Guinness Book of Records considera que ele foi o primeiro a usar o uso de sampling , no sucesso de John Kongos: "He's Gonna Step On You Again" (1971) no qual usou um tape de ritimica tribal africana.. Gus fundou : The Music Producers Guild.
Durante a década de 90 Gus Dudgeon foi contratado pela UNIVERSAL para remasterizar todo o catálogo de discos de Elton John para transforma-los em CD
Gus Dudgeon à esquerda - à direita Chris Thomas
Gus Dudgeon morreu em um acidente de carro perto de Reading em 21 de julho de 2002 com sua esposa Sheila.
RELEMBRANDO GUS DUDGEON
“Estou arrasado pelo acidente com Gus Dudgeon. Ele foi um talento incrível como produtor e um amigo muito próximo durante anos. Sua perda é irreparável.”
— Elton John
— Elton John
“Gus foi uma lenda — e será visto assim a partir de agora — para todos nós. Como todos sabem, Gus e nós planejávamos trabalharmos juntos novamente no palco e isso foi conversado a dois messes atrás. Estou sem palavras para comentar sua perda.”
— Nigel Olsson
“Tive o privilégio de trabalhar com Gus em série de projetos durante anos, às vezes como engenheiro de estúdio, em shows ao vivo ou como co-produtor, e aprendi importantes coisas com ele. Ele amava todo tipo de música e tinha a habilidade de extrair o melhor dos cantores, músicos e técnicos e trabalhava até longas horas da madrugada até capturar o som que desejava. O som da bateria de Nigel Olsson e do baixo de Dee Murray foram exemplos do brilhantismo de Gus nos álbuns de Elton John .”
— Clive Franks - produtor de Elton John a partir de A SINGLE MAN
links:
Como começou a trabalhar com Elton John?
O produtor do primeiro disco de Elton [Empty Sky], Steve Brown, disse para ele: “Está sendo muito bom produzir seu primeiro álbum, mas eu não sou um produtor. Acho que se quisermos prosseguir devemos olhar isso de modo profissional e procurarmos um produtor para o seu próximo.” Acho que foi admirável ele admitir aquilo.
Então eles começaram a procurar alguém e e uma das canções que eles comentavam era “Space Oddity.” Steve, Elton e Bernie acharam que os arranjamentos eram ótimos. Procuraram por Paul Buckmaster e vieram a mim para saber se me interessaria em trabalhar com Elton John. Buckmaster me perguntou:, “O que você conhece de Elton John?” eu disse, “Conheço. ele tem um grande compacto chamado ‘Lady Samantha.’ não foi sucesso , mas era um tipo .” ele disse, “Bem se ele procurar você para um trabalho eu sugiro que aceite."
No mesmo tempo eles decidiram procurar George Martin ( produtor dos Beatles) para produzir seu disco. Todo mundo queria que ele produzisse um disco naquele. Procuraram por George que aparentemente se negou por excesso de trabalho e não poderia fazer arranjos. Eles disseram:, “Nós temos Paul Buckmaster para fazer isso. Ele está trabalhando em 3 faixas agora mesmo.” Agora, acredite — nenhuma das canções agradou George Martin. Então eles retornaram ao escritório e disseram a Buckmaster: “Oh, noticias ruins , Paul, você não vai trabalhar com George Martin.” Na verdade , Paul estava muito temeroso por eles não o contratarem pois ele ainda era desconhecido como arranjador. Na conversa que eles tiveram ele comentou: “Vejo que você gosta de ‘Space Oddity’ porque você não procura por Gus?.” Eles gostaram da idéia. A gravadora de Dick James estava a 5 minutos de distância do meu, então eles me trouxeram uma fita com 12 demos, e não acreditei. Todas me agradaram. Basicamente minhas preces foram ouvidas. Na ocasião eu tinha 04 canções prioritárias de 04 diferentes . O que eu desejava era trabalhar com um artista em bases consistentes, então disse: “Yeah, eu trabalharei com vocês.”
De fato, aquele primeiro álbum [Elton John] não foi feito para lançar Elton como um astro , foi feito com uma série glamurosa de demos que deveriam ser gravados por outros artistas. Seria como um tipo de Jimmy Webb fazendo um álbum todo de covers de outros artistas.
É verdade que o álbum ao vivo de Elton [11-17-70], foi lançado por conta de pirataria?
Foi feito um show ao vivo no estúdio de Phil Ramone em New York para uma platéia de aproximadamente 100 pessoas. Foi prensado um disco pirata disso, então Dick James me ligou e disse:, “Veja, se eu te mandar um tape dessa transmissão você consegue fazer um disco dele?” Então procurei preencher 20 minutos de cada lado e disse: “Vamos em frente mixa-lo e lançá-lo como um álbum.” Foi um de 04 álbuns lançados naquele ano. Tivemos a trilha sonora de Friends e Tumbleweed Connection, que era um disco de estúdio, oficial.
GUS DUDGEON DISCOGRAFIA:
Então eles começaram a procurar alguém e e uma das canções que eles comentavam era “Space Oddity.” Steve, Elton e Bernie acharam que os arranjamentos eram ótimos. Procuraram por Paul Buckmaster e vieram a mim para saber se me interessaria em trabalhar com Elton John. Buckmaster me perguntou:, “O que você conhece de Elton John?” eu disse, “Conheço. ele tem um grande compacto chamado ‘Lady Samantha.’ não foi sucesso , mas era um tipo .” ele disse, “Bem se ele procurar você para um trabalho eu sugiro que aceite."
No mesmo tempo eles decidiram procurar George Martin ( produtor dos Beatles) para produzir seu disco. Todo mundo queria que ele produzisse um disco naquele. Procuraram por George que aparentemente se negou por excesso de trabalho e não poderia fazer arranjos. Eles disseram:, “Nós temos Paul Buckmaster para fazer isso. Ele está trabalhando em 3 faixas agora mesmo.” Agora, acredite — nenhuma das canções agradou George Martin. Então eles retornaram ao escritório e disseram a Buckmaster: “Oh, noticias ruins , Paul, você não vai trabalhar com George Martin.” Na verdade , Paul estava muito temeroso por eles não o contratarem pois ele ainda era desconhecido como arranjador. Na conversa que eles tiveram ele comentou: “Vejo que você gosta de ‘Space Oddity’ porque você não procura por Gus?.” Eles gostaram da idéia. A gravadora de Dick James estava a 5 minutos de distância do meu, então eles me trouxeram uma fita com 12 demos, e não acreditei. Todas me agradaram. Basicamente minhas preces foram ouvidas. Na ocasião eu tinha 04 canções prioritárias de 04 diferentes . O que eu desejava era trabalhar com um artista em bases consistentes, então disse: “Yeah, eu trabalharei com vocês.”
De fato, aquele primeiro álbum [Elton John] não foi feito para lançar Elton como um astro , foi feito com uma série glamurosa de demos que deveriam ser gravados por outros artistas. Seria como um tipo de Jimmy Webb fazendo um álbum todo de covers de outros artistas.
É verdade que o álbum ao vivo de Elton [11-17-70], foi lançado por conta de pirataria?
Foi feito um show ao vivo no estúdio de Phil Ramone em New York para uma platéia de aproximadamente 100 pessoas. Foi prensado um disco pirata disso, então Dick James me ligou e disse:, “Veja, se eu te mandar um tape dessa transmissão você consegue fazer um disco dele?” Então procurei preencher 20 minutos de cada lado e disse: “Vamos em frente mixa-lo e lançá-lo como um álbum.” Foi um de 04 álbuns lançados naquele ano. Tivemos a trilha sonora de Friends e Tumbleweed Connection, que era um disco de estúdio, oficial.
GUS DUDGEON DISCOGRAFIA:
(LETRA "P" = produtor / Letra "e" = engenheiro de som)
Joan Armatrading: The 20th Century Masters(P, 2000); Love and Affection (P, 1997);Greatest Hits (P, 1996); Classics, Vol. 21 (P, 1989); Whatever's For Us (P, 1972)
Audience: Lunch (P, 1972); House on the Hill(P, 1971)
Bonzo Dog Band: Beast of the Bonzos (P, 1970);Tadpoles, Urban Spaceman (P, both 1969);Doughnuts in Granny's Greenhouse (P, 1968)
David Bowie: “Space Oddity” (P, 1969); David Bowie (E, 1967)
Michael Chapman: Fully Qualified Survivor, Window (P, both 1970); Rainmaker (P, 1968)
Kiki Dee: I Got the Music in Me (P, 1974)
Marianne Faithfull: “What Have I Done Wrong,” “What Have They Done to the Rain,” “As Tears Go By,” “Greensleeves,” “Come and Stay With Me” (E, all 1964)
Elton John: Live in Australia (P, 1987); Leather Jackets (P, 1986); Ice on Fire (P, 1985); Blue Moves, Here and There (P, both 1976); Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, Rock of the Westies (P, both 1975);Caribou (P, 1974); Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player, Goodbye Yellow Brick Road (P, both 1973);Honky Chateau (P, 1972); 11-17-70, Friends [soundtrack], Madman Across the Water (P, all 1971); Elton John, Tumbleweed Connection (P, both 1970)
John Kongos: John Kongos (P, 1971)
Magna Carta: Seasons (P, 1970)
John Mayall: Crusade, The Blues Alone (E, both 1967); John Mayall & The Blues Breakers With Eric Clapton(E, 1966)
Ralph McTell: You Well-Meaning Brought Me Here (P, 1971); 8 Frames a Second (P, 1968)
The Moody Blues: Caught Live + 5 (E, 1977); “Fly Me High,” “Love and Beauty,” “Cities,” “Leave This Man Alone” (E, all 1967)
Gilbert O'Sullivan: Off Centre (P, 1980)
Chris Rea: Deltics (P, 1979); Whatever Happened to Benny Santini? (P, 1978)
The Rolling Stones: “Poison Ivy,” “Fortune Teller” (E, both 1963)
Sounds Nice: Love at First Sight (P, 1969)
Steeleye Span: Sails of Silver (P, 1980)
The Strawbs: “Oh How She Changed” (E, 1968)
Tea & Symphony: An Asylum for the Musically Insane (P, 1969)
Ten Years After: Ten Years After (P, 1967)
XTC: Nonsuch (P, 1992)
The Zombies: “She's Not There” (E, 1964)
BOX PAUL BUCKMASTER
Nascido em Londres dentro de uma família com dotes musicais (sua mãe italiana era uma pianista clássica), Paul começou a tocar cello aos 4 anos. Aos seis, Paul venceu uma apresentação para crianças que tocavam cello da mesma idade em um festival de música. Continuou a estudar Celoo até os 11 anos na Royal Academy of Music, London, e se profissionalizou 04 anos depois.
Entre 1969-1979, Paul tocou e compôs em vários trabalhos jazz, avant-garde e experimental ensembles incluindo: "Third Ear Band", "Suntreader", "Nucleus" e "The Potrzebie Ensemble", enquanto começava sua carreira, simultaneamente, como arranjador; Seu primeiro trabalho de sucesso foi com a canção de David Bowie "Space Oddity" ("Ground Control to Major Tom") em julho de 1969.
Entre 1969-1979, Paul tocou e compôs em vários trabalhos jazz, avant-garde e experimental ensembles incluindo: "Third Ear Band", "Suntreader", "Nucleus" e "The Potrzebie Ensemble", enquanto começava sua carreira, simultaneamente, como arranjador; Seu primeiro trabalho de sucesso foi com a canção de David Bowie "Space Oddity" ("Ground Control to Major Tom") em julho de 1969.
Ele começou a trabalhar com Elton John em março de 1970; Essa colaboração resultou em uma nova sonoridade no trabalho do artista em álbuns e compactos. Seu primeiro album de sucesso "Elton John", inclui"Your song", "Sixty Years On" e "Take Me To The Pilot", lançando Elton para uma carreira meteórica
Em 1969, Paul enontrou Miles Davis (musico ao qual era fã desde os 12 anos); e foi o inicio de grande amizade. Em 1972 Paul foi convidado por Miles para ir trabalhar com ele em estúdio em New York.
Paul Buckmaster com Roger Glover (Deep Purple) 2006
http://www.eltonjohnitaly.com/ propriedade de ANDREA AGRASSO.
ANDREA AGRASO é associado de Elton John´s Corporation em:
Paul compõs sua primeira trilha sonora para o cinema em 1971: "Friends". Continuou a realizar esse trabalho na Inglaterra para cinema e TV. Em 1988, ele foi contratado para realizar composiões para o cinema para o estúdio Vestron Pictures, realizando a trilha de: "Midnight Crossing". Realizou a trilha sonora para os filmes de tv: "Frank's place", "Elvis--The Early Years", "Matlock", a série animada da FOX "Peter Pan and the Pirates", "Eerie, Indiana" e os filmes: "The Sinking of the Rainbow Warrior", "Diving In", Family Prayers", "Out of Sync" e "The last Word". Buckmaster ganhou um Grammy Award como melhor arranjamento para a canção de 2001 : "Drops of Jupiter".
Discografia
· David Bowie o Space Oddity
· Leonard Cohen o Songs of Love and Hate
· Elton John o Elton John o Tumbleweed Connection o Friends (movie soundtrack)o Madman Across the Water o Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player o Blue Moves o Made in England o Songs from the West Coast
· Harry Nilsson o Nilsson Schmilsson o Son of Schmilsson
· Rolling Stones o Sticky Fingers ("Sway" and "Moonlight Mile")
· Carly Simon o No Secrets (three tracks) o Hotcakes
Em 2006 Buckmaster voltou a trabalhar com Ben Folds nas faixas "Learn to Live With What You Are" e "Still".
Trabalhou com: | |||
Kevin Ayers | 1969 | Cello | |
Sounds Nice | 1969 | Strings | |
David Bowie | 1969 | Cello | |
Davis, Miles | 1969 | Co-Composer, Electric Cellist | |
The Bee Gees | 1969 | Cello | |
Shawn Phillips | 1970 | Keyboards | |
Elton John | 1970 | Arranger, Cello | |
Chris Farlowe | 1970 | Cello | |
Michael Chapman | 1970 | Cello | |
Mick Farren & the Deviants | 1970 | Cello | |
Arrival | 1970 | Arranger, Conductor | |
Quatermass | 1970 | Cello | |
Shawn Phillips | 1971 | Cello, Orchestral Arrangements | |
Elton John | 1971 | Arranger, Conductor | |
Harry Nilsson | 1971 | Conductor, Horn Arrangements, String Arrangements | |
Claire Hamill | 1971 | Cello | |
Rupert Hine | 1971 | Cello | |
Shawn Phillips | 1971 | KeyboardsOrchestral Arrangements | |
Leonard Cohen | 1971 | Arranger, Conductor, Horn Arrangements, String Arrangements | |
The Rolling Stones | 1971 | Strings, Arranger | |
Elton John | 1971 | Arranger, Conductor | |
Elton John | 1971 | Arranger, Conductor | |
Shawn Phillips | 1972 | Piano, Cello, Keyboards | |
Third Ear Band | 1972 | Cello, Guitar (Bass) | |
Carly Simon | 1972 | Synthesizer, Conductor, Orchestration, String Arrangements, Orchestral Arrangements, Synthesizer Arrangements, Choir Arrangement, Woodwind Arrangement, Choir Conductor, String Conductor | |
Harry Nilsson | 1972 | Arranger, Conductor, Orchestral Arrangements | |
Harry Nilsson | 1972 | Arranger, Conductor | |
David Bowie | 1972 | Cello | |
Davis, Miles | 1972 | Co-Composer, Electric Cellist | |
Coltrane, Chi | 1972 | Arranger, Conductor | |
Shawn Phillips | 1973 | Arranger, Orchestral Arrangements | |
Elton John | 1973 | Arranger, Orchestra | |
Yvonne Elliman | 1973 | Cello | |
Caravan | 1973 | Cello, Electric Cello | |
Chi Coltrane | 1973 | Synthesizer | |
Fanny | 1973 | Producer | |
Mott the Hoople | 1973 | Cello | |
Blood, Sweat & Tears | 1973 | Synthesizer, Arranger, Arp, Horn Arrangements, String Arrangements, String Conductor | |
Angelo Branduardi | 1974 | Keyboards, Producer | |
Chris Barber | 1974 | Cello | |
Shawn Phillips | 1974 | Cello, Keyboards, Musical Direction | |
Elton John | 1974 | Arranger, Conductor | |
Carly Simon | 1974 | Strings | |
Thomas, B.J. | 1974 | Arranger, Conductor | |
Carly Simon | 1975 | Conductor, Orchestration, String Arrangements, Woodwind Arrangement | |
Mott the Hoople | 1975 | Cello | |
Original Soundtrack with David Bowie | 1975 | The Man Who Fell To Earth (project abandoned) | Cello |
Cocciante, Richard | 1976 | Arranger, Conductor & Co-Producer | |
Elton John | 1976 | Arranger, Conductor | |
Leo Sayer | 1976 | Synthesizer, Cello | |
Stomu Yamash'ta | 1976 | Arranger, Director | |
Neil Ardley | 1976 | Cello | |
Suntreader | 1976 | Cello | |
Shawn Phillips | 1976 | Organ, Keyboards | |
William Lyall | 1976 | Cello, Conductor, String Arrangements | |
Grateful Dead | 1977 | Arranger, Conductor | |
Original Soundtrack | 1977 | Synthesizer, Producer | |
Eric Carmen | 1977 | Conductor, String Arrangements | |
Carol Bayer Sager | 1977 | Synthesizer, Arranger, Conductor, Horn Arrangements, String Arrangements, Woodwind Arrangement | |
Stomu Yamashta | 1977 | Arranger | |
Burton Cummings | 1977 | Conductor, String Arrangements | |
Original Soundtrack | 1977 | Synthesizer, Cello | |
Lee Oskar | 1978 | Arranger | |
Shusha | 1978 | Synthesizer | |
Elton John | 1978 | Cello | |
Tzuke, Judie | 1979 | Arranger, Conductor | |
Kitaro | 1980 | Conductor: London Symphony Orchestra | |
Franklin, Rodney | 1980 | Co-Arranger, Producer | |
Elton John | 1980 | Arranger, Conductor | |
UFO | 1981 | Conductor, String Arrangements | |
UFO | 1981 | Arranger, Conductor | |
Tzuke, Judie | 1981 | Arranger, Conductor | |
Randy Meisner | 1982 | String Arrangements, String Conductor | |
Almond, Marc and the Mambas | 1982 | Arranger, Conductor | |
Nick Heyward | 1983 | String Arrangements | |
John Miles | 1983 | Orchestra | |
Stevie Nicks | 1983 | Conductor, String Arrangements | |
Paz | 1983 | Producer | |
Meat Loaf | 1984 | Strings, String Arrangements | |
The Pointer Sisters | 1985 | Strings | |
Franklin, Rodney | 1985 | Co-Arranger, Producer | |
Jagger, Mick | 1985 | Arranger, Conductor | |
Elton John | 1987 | Arranger | |
Harry Nilsson | 1988 | Arranger, Conductor | |
Belinda Carlisle | 1989 | Conductor, String Arrangements | |
David Bowie | 1989 | Cello | |
Stomu Yamash'ta | 1990 | Arranger, Conductor | |
Debbie Gibson | 1990 | Horn Arrangements, String Arrangements | |
Elton John | 1990 | Arranger, Conductor | |
Steve Camp | 1991 | String Arrangements, String Conductor | |
Lloyd Cole | 1991 | Arranger, Conductor | |
Disney | 1991 | Arranger, String Arrangements | |
Dillinger | 1991 | Strings, Arranger, Keyboards, String Arrangements | |
Kenny Loggins | 1991 | Strings, Arranger, String Arrangements | |
The Williams Brothers | 1991 | Arranger, Conductor | |
Lionel Richie | 1992 | Orchestra | |
Lee Oskar | 1992 | Strings, Brass, Woodwind, Choir Arrangement | |
Warrant | 1992 | Arranger, Conductor | |
Damn Yankees | 1992 | Conductor, String Arrangements | |
10,000 Maniacs | 1992 | Arranger, Conductor | |
Mick Farren & the Deviants | 1992 | ||
Elton John | 1992 | Arranger, Conductor | |
Various Artists | 1992 | Arranger | |
Camp, Steve | 1993 | Arranger, Conductor | |
The Williams Brothers | 1993 | Strings, Arranger, Conductor, String Arrangements | |
Yoakam, Dwight | 1993 | Arranger, Conductor | |
Spy Who Loved Me | 1994 | Synthesizer, Cello | |
Various Artists | 1994 | Conductor | |
Caravan | 1994 | Cello | |
Burton Cummings | 1994 | Strings, Arranger | |
Milla | 1994 | Arranger, String Arrangements | |
Patti LaBelle | 1994 | Conductor, String Arrangements | |
Various Artists | 1994 | Arranger | |
Pride & Glory | 1994 | Arranger, Conductor | |
Original Soundtrack | 1995 | Arranger, Producer | |
John Wetton | 1995 | Arranger | |
Elton John | 1995 | Arranger, Conductor | |
Carly Simon | 1995 | Producer | |
Joshua Kadison | 1995 | Arranger, Conductor, String Arrangements | |
Various Artists | 1995 | Arranger | |
Elton John | 1995 | Arranger, Conductor, Orchestration | |
Harry Nilsson | 1995 | Strings, Conductor, Horn Arrangements, Mixing | |
The Jayhawks | 1995 | Arranger, String Arrangements | |
UFO | 1995 | String Arrangements | |
Celine Dion | 1996 | Conductor, String Arrangements | |
Various Artists | 1996 | Arranger, Cello, Conductor, Soloist | |
Counting Crows | 1996 | Conductor | |
Leo Sayer | 1996 | Synthesizer, Cello, Conductor, String Arrangements | |
The London Symphony Orchestra | 1996 | Conductor | |
Carmen, Eric | 1997 | Arranger, Conductor | |
Loggins, Kenny | 1997 | String Arrangements | |
Various Artists | 1998 | Arranger | |
Mott the Hoople | 1998 | Cello | |
Sarah Brightman | 1998 | String Arrangements | |
Lloyd Cole | 1998 | ||
Stevie Nicks | 1998 | Conductor, String Arrangements | |
Original Soundtrack | 1998 | Arranger | |
Riccardo Cocciante | 1998 | Producer | |
Rebekah | 1998 | String Arrangements | |
David Bowie | 1998 | Cello | |
Des'ree | 1998 | Conductor, Mixing | |
Veronique Sanson | 1999 | Arranger, Dirigida | |
Various Artists | 1999 | String Arrangements | |
Angelo Branduardi | 1999 | ||
Jeane Manson | 1999 | Orchestration | |
Riccardo Cocciante | 1999 | Arranger, Producer | |
Kula Shaker | 1999 | Arranger | |
Veronique Sanson | 2000 | Arranger, Orchestra, Choir Arrangement, Direcccion de Cuerdas | |
The Deviants | 2000 | Cello | |
Celine Dion | 2000 | Conductor, String Arrangements | |
Elton John | 2000 | Arranger, Conductor | |
Harry Nilsson | 2000 | Conductor, Horn Arrangements, String Arrangements | |
No Doubt | 2000 | String Arrangements | |
No Doubt | 2000 | String Arrangements | |
Various Artists | 2001 | Conductor, Horn Arrangements, String Arrangements | |
Lionel Richie | 2001 | Strings, Horn, Orchestration | |
Various Artists | 2001 | Arranger, Producer | |
Train | 2001 | Arranger, Conductor, String Arrangements, Orchestral Arrangements | |
Elton John | 2001 | Producer | |
Toploader | 2001 | String Arrangements | |
Elton John | 2001 | Cello, Orchestral Arrangements | |
Elton John | 2001 | Conductor, Horn Arrangements, String Arrangements, Horn Conductor, String Conductor | |
Judie Tzuke | 2001 | String Arrangements | |
Carly Simon | 2002 | Orchestration | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
David Bowie | 2002 | Arranger | |
Barry Manilow | 2002 | Conductor, String Arrangements | |
Faith Hill | 2002 | String Arrangements | |
Various Artists | 2002 | Conductor, String Arrangements | |
Disney | 2002 | Conductor, String Arrangements | |
Leo Sayer | 2002 | Arranger | |
Kenny Loggins | 2002 | String Arrangements | |
Fanny | 2002 | Arranger, Producer, Chart | |
Harry Nilsson | 2002 | Arranger, Conductor | |
Harry Nilsson | 2002 | Arranger, Conductor | |
Something Corporate | 2002 | String Arrangements, String Conductor | |
Demis Roussos | 2002 | Producer | |
Michael Bolton | 2002 | String Arrangements | |
Dwight Yoakam | 2002 | Conductor, String Arrangements | |
Dana Glover | 2002 | String Arrangements | |
Tim McGraw | 2002 | String Arrangements | |
Shawn Phillips | 2002 | Producer/Arrangements, composer | |
Luis Miguel | 2003 | Choir Arrangement | |
Deep Purple | 2003 | Cello, String Arrangements | |
John Wetton | 2003 | Arranger | |
David Bowie | 2003 | Arranger | |
Live | 2003 | Conductor, String Arrangements | |
Live | 2003 | Conductor, String Arrangements | |
Live | 2003 | Conductor, String Arrangements | |
Mina | 2003 | Arranger | |
Kevin Ayers | 2003 | Cello | |
Beth Hart | 2003 | String Arrangements, String Conductor | |
Third Ear Band | 2003 | Bass, Guitar, Cello, Group Member | |
Train | 2003 | String Arrangements | |
Wilshire | 2003 | Conductor, String Arrangements | |
Something Corporate | 2003 | Cello, Cello Arrangement | |
Michael Bolton | 2003 | String Arrangements | |
David Bowie | 2003 | Cello | |
The Thorns | 2003 | Arranger, Conductor, Group Member | |
The Thorns | 2003 | Conductor, String Arrangements, String Conductor | |
Elton John | 2003 | Arranger | |
Grateful Dead | 2003 | Orchestral Arrangements | |
Various Artists | 2003 | Arranger, Conductor | |
Keith Urban | 2004 | Arranger, Conductor | |
David Bowie | 2004 | Arranger | |
Grateful Dead | 2004 | Orchestral Arrangements | |
Live | 2004 | Conductor, String Arrangements | |
10,000 Maniacs | 2004 | Arranger, Conductor | |
Elton John | 2004 | Original Orchestration | |
Tears for Fears | 2004 | Arranger, Conductor | |
Long-View | 2004 | Conductor, String Arrangements, String Conductor | |
Train | 2004 | String Arrangements | |
Harry Nilsson | 2004 | Strings, Conductor, Horn Arrangements | |
Carly Simon | 2004 | Conductor, Orchestration, String Arrangements, Woodwind Arrangement | |
Mark Joseph | 2004 | String Arrangements, String Conductor | |
Lloyd Cole & the Commotions | 2004 | Arranger, Performer, String Arrangements | |
Christine Evans | 2004 | Arranger, Conductor | |
Dexter Freebish | 2004 | String Arrangements | |
Original TV Soundtrack | 2004 | Arranger, Conductor | |
Michael Chapman | 2004 | Arranger, Conductor | |
Third Day | 2004 | String Arrangements, Musician, String Conductor | |
Various Artists | 2005 | Arranger | |
Various Artists | 2005 | Arranger, Conductor | |
Chitinous Ensemble | 2005 | Cello, Director, Piano (Electric), Celli | |
Elton John | 2005 | Arranger, Cello, Soloist | |
Shawn Phillips | 2005 | Orchestral Arrangements, Musician | |
Keith Urban | 2005 | Conductor, String Arrangements | |
Faith Hill | 2005 | Conductor, String Arrangements | |
Longview | 2005 | String Arrangements | |
Bon Jovi | 2005 | String Arrangements | |
Bon Jovi | 2005 | String Arrangements | |
Bon Jovi | 2005 | String Arrangements | |
Bon Jovi | 2005 | String Arrangements | |
Scott Grimes | 2005 | Conductor, String Arrangements, String Conductor | |
Long-View | 2005 | Arranger, Conductor | |
Longview | 2005 | String Arrangements, String Conductor | |
Train | 2005 | String Arrangements | |
Backstreet Boys | 2005 | String Arrangements, Sequencing | |
Backstreet Boys | 2005 | String Arrangements, Sequencing | |
The Darkness | 2005 | Arranger, Conductor | |
The Darkness | 2005 | Arranger, Conductor | |
Michael Chapman | 2005 | Cello, String Arrangements | |
Carrie Underwood | 2005 | String Arrangements, String Conductor | |
Ben Folds | 2005 | Conductor, Orchestral Arrangements | |
Steve Tyrell | 2006 | String Arrangements | |
Mott the Hoople | 2006 | Cello, Electric Cello | |
David Bowie | 2006 | Arranger | |
Grateful Dead | 2006 | Orchestral Arrangements | |
Kenny Rogers | 2006 | Conductor, String Arrangements |
Menu dos Capítulos
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Capítulo 03 clique aqui Nasce Bernie Taupin
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Capítulo 06 clique aqui SURGE LONG JOHN BALDRY
Capítulo 07 clique aqui O encontro com Bernie Taupin
Capítulo 08 clique aqui Torre de Babel
Capítulo 09 clique aqui Alguém salvou minha vida essa noite
Capítulo 10 clique aqui O Contrato
Capítulo 11 clique aqui Céu Vazio
Capítulo 12 clique aqui Your Song
Capítulo 13 clique aqui Elton encontra o sucesso
Capítulo 14 clique aqui Cronologia
Capítulo 15 clique aqui Amigos
Capítulo 16 clique aqui Surge Davey Johnstone
Capítulo 17 clique aqui Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui Château D´Hierouville
Capítulo 19 clique aqui HONKY CHATEAU
Capítulo 17 clique aqui Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui Château D´Hierouville
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