share

Biografia Elton John

Biografia Elton John
A trajetória da carreira de Elton John em capitulos

slideshow - MUTE , No sound

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 022




A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.

A TRANSFORMAÇÃO


A época é a década de 70, quando o rock parecia ter exaurido todo seu potencial revolucionário. Na década anterior abriu mentes, transformou uma geração avessa ao consumo e ao materialismo (muito diferente das gerações mais recentes). O modismo Hippie, a transformação sexual pelo uso de anti concepcionais, o uso maciço de drogas alucinógenas, LSD, entre outras. O culto HareKrishna, o sonho de um mundo melhor, a guerra no Vietnã. Os anos 60 mostraram ter representado mais do que uma década , representou um século de transformações de costumes, modismos, pensamentos...

A década de 70 foi uma contra-mão de tudo isso. Todos os sonhos construídos de idealismo (político ou não) foram soterrados , esquecidos. O modismo nessa década se tornou sonho de consumo para milhões de adolescentes que encontram, na década de 70 ídolos GLITTER ROCK. Astros que se denominavam POPSTARS, rodeados por fantasias, maquiagens, strass, purpurina, com músicas de fácil assimilação, radiofônicas.
O Glam rock ou o glitter rock se popularizou nos anos 70 e sua principal característica eram as performances e os trajes escandalosos com cílios postiços, purpurinas, batons, lantejoulas, paetês, saltos e trajes elétricos a vontade.

A moda era a androginia, a ambigüidade sexual e o glamour. A música era rock n’ roll com conotação sexual. O Glam Metal é diferente do Glam Rock pelo seu som mais pesado.


Para exemplificar o que era esse estilo musical ilustramos com David Bowie em Ziggy Stardust e sua maquiagem extravagante, andrógena e de gosto duvidoso.
No Brasil, um dos representantes do Glam Rock foram os Secos & Molhados e também o Edy Star.




O Glam Rock durou pouco tempo, mas seu efeito foi duradouro e provocativo.
Nascido na Inglaterra entre o final de anos 60 e começo dos 70, surgiu como uma provocação à estética pobre do movimento Hippie.
O Glam (também conhecido como Glitter Rock) foi marcado pelo excesso na produção – tanto na roupa (lurex, lantejoulas, paetês, saltos plataformas), quanto na maquiagem (cílios postiços, batons e sombras em cores vibrantes, purpurina). Tudo com muito glamour.
Além dele, outro ponto fundamental para entender o Glam Rock foi a questão da androgenia.
A ideia era confundir e polemizar com os conceitos de gênero e os melhores representantes foram os roqueiros David Bowie, Marc Bolan, Iggy Pop e Lou Reed, que causarem celeuma na burguesia da época, bege com a confusão que se instalou.
Provocar – fundamento do gênero pop/rock, que nada contra a corrente desde seu surgimento - foi levedo ao seu mais alto grau.

 The New York Dolls



KISS


MARC BOLAN


QUEEN


ALICE COOPER



SWEET



É nesse mundo que surge, no momento certo, na era certa a figura de ELTON JOHN, que vinha se moldando a ser um cantor-compositor nos moldes de James Taylos ou Cat Stevens , cantores populares, de visual conservador e atitudes introspectivas.

A partir de 1971 Elton John passa a incorporar em suas indumentárias no palco pequenos enfeites, botons e adereços simples, e com o tempo foi aumentando e incrementando o número desses elementos, conforme observava que isso atraia a atenção do público e, principalmente, a imprensa.

O ponto em questão não era especificamente sua música, mas também sua atitude em palco mesclada com suas roupas, que se tornavam, a cada apresentação mais espantosas.

Astros como KISS, QUEEN, DAVID BOWIE, ALICE COOPER estavam surgindo nessa nova onda de androginia. Astros instantâneos com fórmulas de canções de sucesso instantâneas, onde pairavam dúvidas se eram homens ou mulheres. Loucos? Certamente que não.

No Brasil surge o grupo SECOS & MOLHADOS, com o visual reinante na década de 70



As letras das canções dessa década eram extremamente INGÊNUAS, comparando-se as contemporâneas, cheias de elementos sexuais , em sua essência.

Elton John com seu som popstar abraçou uma legião de fãs, imediatamente, fascinadas com suas músicas e seu visual PSICODÉLICO, alienígena, e comparativamente, um visual CARNAVALESCO.





Nesse verdadeiro furacão de mudanças visuais, vieram , também, uma reviravolta em seu comportamento particular, até então tímido e/ou simplório.

Elton John começa a ver seu universo pessoal se transformar em grau e gênero, infinito, levando seu ego a inflar cada vez mais rápido., deixando seu parceiro musical, Bernie Taupin a um terceiro plano, sendo ele (Elton) o verdadeiro detentor de toda a fama e poder.

O turbilhão de emoções, fatos , erros e acertos mostrados a partir desse capítulo são oriundos de transformações rápidas demais em suas vidas , não assimiladas na mesma velocidade por suas mentes.

A regra é clara:”Só não erra aquele que nada produz” ou : “humano é errar (e vice-versa)”

Robson  Vianna



A IMPORTÂNCIA ARTÍSTICA DA CARREIRA DE ELTON JOHN PARA A DÉCADA DE 70:


De toda a história da música na humanidade o século XX foi afirmativamente o mais rico, marcante e abrangente entre todos.
A variedade de ritmos nascidos ou oriundos no século se recriaram, rebatizaram-se dando origem a outras vertentes culturais.
Se nossos contemporâneos rappers nasceram do blues, soul ou R&B (Rithm and Blues) o rock também assim o foi, sendo essa uma pequena amostra da grande transformação gerada a partir de apenas um ponto comum.
Elton John surge em uma época cultural importante para a sociedade: a de "CONSUMO".
Ideologicamente livre de conceitos partidários, políticos e (hoje) ecológicos, Elton John percorre um período de ebulição mundial, onde fatos históricos ficam para a maioria de seus "comuns" (leia: pop stars) à margem da sociedade; preferindo migrar para a alma de seus ouvintes com canções bem elaboradas e ricamente harmônicas.


A década de 70 enterra de vez os dizeres "PAZ e AMOR" preceitos de espiritualidade vindas do oriente, novas modas, bossas de natureza pessoal, partindo quase que, exclusivamente, para a frase "I LOVE YOU".
Instrumentalmente as maiores conquistas eletrônicas ajudaram grupos e cantores a obterem um sucesso instantâneo e revolucionário como exemplo a faixa da banda 10cc com "I´M NOT IN LOVE" ou QUEEN com "A Night at Opera" e Pink Floyd com "Dark Side of The Moon".

O campo aberto por Elton John em sua era foi a união da musica romântica com letras, ao contrário de seus colegas, rica em "visual". Visual esse que retratava personagens, passagens cinematográficas como em "Have Mercy on The Criminal" , onde um presidiário foge de sua cela, caçado por cães na noite, implorando pelo perdão de Cristo, que a partir daquele instante seria seu "amigo".
 


Refinados tons pop, harmonias instrumentais de bom gosto, composições bem elaboradas, letras bem trabalhadas e vocais e composições diversificadas foram os principais ingredientes para tornar ELTON JOHN em um mito em sua época e nas décadas seguintes ao seu apogeu.

Entre os diversos ícones pop da década de 70 ( e foram muitos ) e mesmo entre as superbandas e supergrupos que nasceram ou se firmaram na década de 70, Elton John era o segundo em grau de popularidade, só perdendo para Paul MacCartney e seu grupo WINGS .

Elton John foi a essência do GLITTER POP, uma figura que misturava a imagem andrógena que predominava na época com uma figura inocente para os padrões de grande parte dos astros que reinavam na mídia.

Pode-se afirmar com grande segurança que Elton John lançou uma série das mais empolgantes canções da década de 70 e além da mesma.

Canções como Your Song , Rocket Man, Crocodile Rock, Daniel, Goodbye Yellow Brick Road, Bennie and the Jets, Don´t let The Sun Go Down On Me, Don´t Go Breaking My Heart, I Guess That´s Why They Call It Blues, Nikita, Sacrifice, The One entre diversas outras conhecidas do grande público tornam Elton John um artista imortalizado por décadas sendo muito, mas muito poucos astros que permaneceram por tanto tempo em atividade seja em disco ou em palco... ininterruptamente.




A afirmativa de que essas canções são um marco da música recente e de que as mesmas foram das mais memoráveis da história da música internacional são consideradas relevantes ao observarmos o número de fãs que Elton John tem hoje de novas gerações, bem distante da que o conheceu no inicio de carreira.
Seja em números totais de vendas de discos (sua vendagem chegou ao equivalente de 3% do total mundial vendido no ano), detentor de diversos recordes seja o segundo álbum mais vendido na década de 70 com Captain Fantastic (Perdeu apenas para o álbum Rumors do Fletwood Mac), seja pela incrível marca de 06 discos consecutivamente em primeiro lugar na Billboard... Elton John realizou proezas até hoje e para sempre imbatíveis para o mundo do mp3 com a música mais vendida da história do disco com Candle In The Wind 97.


ELTON JOHN É O QUE CHAMAMOS DE "HITMAKER": CANTOR QUE CONSEGUE CONSECUTIVAMENTE EMPLACAR SUCESSOS NAS RÁDIOS ATRAVÉS DO PLANETA

 Elton John fez parte de uma era de cantores e grupos andrógenos assim como Kiss, mas foi o primeiro a lançar a moda da carcterização em palco, assim como teatralização e dança, não apenas tocando suas canções.


Alguns exemplos de artistas que foram influenciados em palco por Elton John foram: Madonna e Michael Jackson.
Na década de 70 Elton realizava até numeros de sapateado com o performista LARRY LEGS SMITH
http://en.wikipedia.org/wiki/Larry_Smith_(musician)
.. I Think I'm Gonna Kill Myself- Introduction of Legs Larry Smith

 


ELTON JOHN LANÇOU MODA AO
TEATRALIZAR SUAS APRESENTAÇÕES Entre tantos gênios e superbandas nascidas na década de 70 Elton John modificou essencialmente o modo de apresentação em palco.
Elton trouxe temas de musicais da década de 50 para o palco, visualmente, mesclando um visual andrôgeno presente na época como DAVID BOWIE AND THE SPYDERS OF MARS.

Números de sapateado, dançarinas, purpurina caindo, luzes, fantasias, caracterizando-se de inúmeros personagens, colorindo seu cabelo de várias cores e perdendo os mesmos pelos produtos químicos aplicados, Elton John fez a escola para outros artistas a partir desse momento. Madonna , logo após, não apenas cantava em palco, mas teatralizava suas apresentações como Elton John o fazia, sem dançar.
Sua atuação em palco modificou o modo operante a partir desse instante e nada mais foi o mesmo
Na época filmes de grande sucesso chamados "O BEBÊ DE ROSEMARY" "A PROFECIA" e "O EXORCISTA" criaram grupos do chamado Rock Horror como Kiss, Iron Maiden , Black Sabbath, entre outros.
O visual nesse ponto era o ponto em comum entre todos os artistas derivando o nome "SUPERSTAR" e o filme "Jesus Cristo Superstar" uma paródia sobre o meio musical da década.



Musicalmente falando Elton John foi citado por John Lennon como "A primeira coisa interessante que surgiu depois dos Beatles" devido principalmente a seu vocal em YOUR SONG.
Suas variantes vocais entre médios graves agudos foi uma constante no inicio de carreira e seu ponto forte entre seus concorrentes, assim como suas canções que mesclavam todo e qualquer traço musical existente, seja pop, rock, soul, blues, country, balada, instrumental ou vertentes do período.
Essa capacidade de se recriar como um verdadeiro CAMALEÃO foi o ponto central de sua carreira e o manteve vivo por décadas.
Instrumentista habilidoso obteve inúmeros recordes quebrados durante décadas de sucesso, sendo o maior deles da canção mais vendida da história do disco com "Goodbye England Rose" , Homenagem à Lady DI.
O principal legado de Elton John na história da música?
Foi o de trazer para a música popular elementos diversificados ( variantes de gêneros musicais diferentes ) como nas letras ( retratando de forma cinematográfica a visualização da canção ) e vocais ( graves, médios e agudos - utilizando muitos falsetes ), além de sua caracterização teatral em palco, influenciando assim a geração seguinte de novos astros da música.


Dogs In The Kichen Lyrics
Lyrics: Bernie Taupin

"All our innocence gave way to lust
As the peacock spreads its fan,
And they taught us how to crack the whip
While the businessmen got tanned.

In the months that passed by the agents cried
And the flunkeys all got paid,
While the fortune seekers pale limp wrists
Showered us with bright bouquets.

Like soldiers on the road to battle
Poor boys fight to stay alive,
Take a roller coaster or the wheel of fortune
Just be sure that you can land it on the other side.

Uncage us where restless, snarled the dogs in the kitchen.
Howling in the heatwave, riding all the bitchin' ladies.
Who got the first bite on the greasy bone, take my advice kid
Tear off the white meat, leave them the fat back at home.

Empty eyed souls with expense accounts
Take a luncheon eating humble pie.
While the vultures belch in their swivel chairs
And the vampires all wear ties.

From the lips of a sweet young starlet
Amber eyes and sex appeal,
Or a swan song sung by some finger snapping kid
In a cumberbund and cuban heels.

Though the team survived the glass house cracked
And the martyrs all got stoned
But a friend outside slipped a file in
While the jailer slpet at home".







Toda nossa inocência deu passagem à luxúria
Assim como o pavão estende sua cauda
E nos ensinaram como partir o chicote
Enquanto os burocratas se bronzeavam.

Nos meses passando os agentes choraram
E os lacaios foram todos pagos,
Enquanto os caçadores de fortunas com seus pulsos limpinhos
Lavaram-nos com bouquets luminosos.

Como soldados se encaminhando para a batalha
Garotos pobres lutam pra permanecer vivos,
Ande na montanha-russa da roda da fortuna
Só tenha certeza de pisar em terra firme quando chegar ao fim.

Liberte-nos onde incansáveis, rosnamos pros cachorros na cozinha.
Latindo no calorzão, cavalgando as damas putinhas.
Quem deu a primeira mordida no osso escorregadio, aceite meu aviso, garoto
Arranque a carne branca, deixe a gordura em casa.

Almas de olhos vazios com contas bancárias altas
Aceitam um lanchinho comendo uma torta humilde.
Enquanto os abutres arrotam em suas cadeiras giratórias
E todos os vampiros usam gravatas.
Dos lábios de uma jovem e doce estrelinha do cinema
De olhos âmbar e sex appeal,
Ou um canção de cisne entoada por por um garoto estalando os dedos
Num traje esquisito e sapatos Cubanos.
Embora a dupla sobrevivesse a casa de vidro rachou
E os mártires foram todos apedrejados
Mas um amigo do lado de fora nos passou uma mensagem
Enquanto o carcereiro dormia em casa.




A idéia sobre o álbum autobiográfico "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy" veio depois Bernie escreveu um poema chamado "Cães na cozinha". Embora a letra tenha sido incluída nas letras do álbum, ela não foi musicada. Bernie retrata na letra , cinicamente, a ganância empresarial na indústria do entretenimento. Não foi, ao que parece, referindo-se propriamente a Dick James, mas a um mundo familiar, contudo.

"Bernie teve a idéia de escrever sobre como nos conhecemos", explica Elton naquele momento. "Eu tinha a sensação de que não será um disco comercial, mas eu nunca sei o que é e o que não é". E como um livro, o álbum foi tocado por capítulo, canção por canção, a fim de completar sua história.


No inicio de fevereiro de 1972 o álbum Don´t Shoot Me I´m Only The Piano Player chegou em primeiro lugar nos dois lados do atlântico. A canção CROCODILE ROCK conseguiu obter o primeiro lugar no mesmo dia do lançamento nas rádios, antes da comercialização do álbum.

Em dezembro de 1972 Elton procurava tempo para gravar seu próximo LP ,que seria chamado GOODBYE YELLOW BRICK ROAD,  procurando  o estúdio Strawberry, mas o mesmo não estava disponível, pois tratava de problemas legais.

 Havia a discussão de quem era ou não era dono legitimo do estúdio,e por isso, até qque se resolvesse o problema, não poderia ser alugado.

 O jeito foi procurar por outro local e Gus Dudgeon encontrou um... na JAMAICA, o DYNAMIC SOUND STUDIO em Kingstone

http://home.golden.net/~dynamicsounds/


Era também um bom estúdio , mas havia alguns problemas: Não tinha um piano a altura do que Elton almejava. Eles tinham apenas um Yamaha de cinco pedais, que não era bom suficiente para os ideais de Elton. O equipamento teve que ser comprado fora e, no final, acabaram por decidir que a banda voltaria à Inglaterra, até que outro lugar pudesse ser encontrado. Mesmo assim,Elton teve a chance de compor canções no local e as ensaiado para futura gravação.




Nigel, Dee Murray e Davey Johnstone voltaram para a Europa e Elton resolveu dar um giro pelos Estados Unidos

Os planos de Elton John para com sua nova gravadora, o selo que criou chamado ROCKET RECORDS não paravam e estava tudo pronto para sua inauguração.


O estúdio Dynamic Sounds que pertencia ao grande músico jamaicano recém falecido Byron Lee tem as raízes ajustadas firmemente na história da Jamaica.Foi o primeiro estúdio de gravação avançado construído em Kingston na Jamaica, e era o estúdio favorito de todos os artistas internacionais superiores que iam gravar na ilha como Eric Clapton,Rolling Stones,Paul Simon.. Bob Marley escolheu gravar o primeiro volume de seu seminal álbum ´´Catch a Fire´´ lá, e muitos músicos extrangeiros que tentavam gravar alguma coisa dessa mágica do reggae batiam nas suas portas. Mas o estúdio teve uma história bem mais antiga, isso foi planejado bem antes que se assentou lá a Dynamic Sounds.Originalmente era o WIRL Studios (West Indies Records Limited), fundado em 1958 pelo líder político e futuro primeiro ministro jamaicano Edward Seaga, um homem de negócios astucioso, que tinha muitos interesses em torno da ilha que incluía clubes e bares. Como o R&B,a música da ilha evoluiu nos estilos do Mento e do Ska, e um dos protagonistas principais foram Byron Lee e The Dragonaires,que estariam no pelotão da frente e seriam vistos como embaixadores da causa. Edward Seaga escolheria a banda para dirigir a Worlds Fair de 1964 e mandá-los a Nova Iorque para apresentar a música jamaicana do Ska. Suas ambições políticas que conduziam o partido amigável ´´americano´´ JLP (Jamaican Labour Party)que ia de encontro ao partido de inspiração cubana PNP (People's National Party), atraiu o político para seus outros interesses e isso conduziu à venda da WIRL, com todo seu estoque e equipamento á Byron Lee. Ao tomar o negócio,Byron rebatizou-a Dynamic Sounds e aumentou-o para incluir não somente uma parte superior do estúdio de gravação, mas também de uma parte dedicada para a prensagem e etiquetação dos discos para distribuir os novos sons quentes do dia diretamente nas ruas da Jamaica. O endereço igualmente mudaria para 15 Bell Road, pois o velho endereço No. 13 era convenientemente demasiado azarado para um estabelecimento tão fino. O estúdio tem grande parte da história da cultura jamaicana e uma boa parcela da história musical da llha foi e gravada e distribuída aqui.....











Em 25 de março , dia de seu aniversário, Elton alugou um Iate no rio Tâmisa para comemoração de seu 26º aniversario.




Menu dos Capítulos
 
Capítulo 01 clique aqui  Prefácio Pinner
Capítulo 02 clique aqui  Nasce Elton John
Capítulo 03 clique aqui  Nasce Bernie Taupin
Capítulo 04 clique aqui  O vaqueiro Sujo
Capítulo 05 clique aqui  Bitter Fingers ( Bluesology)
Capítulo 06 clique aqui  SURGE LONG JOHN BALDRY
Capítulo 07 clique aqui  O encontro com Bernie Taupin 
Capítulo 08 clique aqui  Torre de Babel
Capítulo 09 clique aqui  Alguém salvou minha vida essa noite
Capítulo 13 clique aqui  Elton encontra o sucesso
Capítulo 16 clique aqui  Surge Davey Johnstone
Capítulo 17 clique aqui  Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui 
Château D´Hierouville
Capítulo 19 clique aqui  HONKY CHATEAU
Capítulo 20 clique aqui  Não atire em mim sou apenas o pianista
Capítulo 21 clique aqui  Rocket Records
Capítulo 22 clique aqui  A Transformação
Capítulo 23 clique aqui  O lançamento da ROCKET RECORDS
Capitulo 24 clique aqui  O LANÇAMENTO DA ROCKET RECORDS II
Capítulo 25 clique aqui  Ray Cooper
Capítulo 26 clique aqui  GOODBYE YELLOW BRICK ROAD
Capítulo 27 clique aqui  O sucesso muda as pessoas, quem não muda?
Capítulo 28 clique aqui  WATFORD F.C.
Capítulo 29 clique aqui  Tommy , o filme
Capítulo 30 clique aqui  1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui aguardando seu comentário para essa postagem, fique à vontade:

feed ejc

feed ejc
http://feeds.feedburner.com/EltonJohnsCorporation

map visitors


Elton John´s Pics