O drama do uso de drogas acompanhou durante décadas a vida de Elton John e seu parceiro Bernie Taupin.
Entretanto não tínhamos como perceber que ambos , ou pelo menos Elton John usava entorpecentes.
Não existe uma foto onde possamos ver ELTON JOHN bebendo, fumando, nem que seja socialmente.
Enquanto a maioria dos pop stars da década de 70 era pega no aeroporto com drogas (WINGS & MACCARTNEY) isso era fato corriqueiro para os bad boys do rock no mundo.
Duas canções retratavam esse momento na vida de ambos:
SOCIAL DISEASE do álbum GOODBYE YELLOW BRICK ROAD foi uma narrativa com certeza auto-biográfica para Taupin.
“And I get bombed for breakfast in the morning
ESTOU DOPADO PARA O CAFÉ DA MANHÃ
I get bombed for dinner time and tea
DOPADO PARA JANTAR E LANCHAR
I dress in rags, smell a lot, and have a real good time
ME VISTO EM FARRAPOS, CHEIRO UM POUCO, E TENHO HORAS FELIZES
I'm a genuine example of a social disease
SOU UM GENUINO EXEMPLO DE UMA DOENÇA SOCIAL”
O vicio em cocaína poderia ter matado Elton John no apogeu de sua carreira.
A crise , descrita no DVD documentário goodbye Yellow estava fora de controle.
Por sorte nossa (e deles) conseguiram contornar ou SOBREVIVER a esses fatos.
Ao contrário dos BEATLES que bradaram aos 7 ventos que a inspiração de suas maiores músicas vieram do uso de drogas, não acredito que as drogas tivessem algum fator de relevância para as composições de Elton John .
Mesmo que não fossem UNDERGROUND ou vanguardistas as mesmas mesmo após a fase áurea de sua carreira continuaram mantendo, mesmo que não o mesmo sucesso, a mesma fórmula.
Existem algumas canções , de diversos artistas, que contém uma fórmula pré determinada.
Observe “Don´t Let The Sun” e “Empty Garden” .
Estas não são plágio uma da outra , mas mantém a mesma linha de execução:
Vão em um CRESCENTE até explodirem em seu refrão.
Quando Elton lançou 21 at 33 me parece que ele desejou mostrar a todos que não dependia tanto assim das letras de Taupin, que as letras pudessem o influenciar de tal forma que pudessem ser um RUMO para suas composições.
Para a canção , que também retratava o vicio dos dois WHITE LADY, WHITE POWDER Elton procurou usar um ritimo totalmente contrário do que se poderia esperar de uma letra como essa:
“White Lady White Powder (Dama Branca, Pó Branco)
A noite chega numa nuvem fina
Traz uma neblina pra uma multidão acabada
Fiquei com a cara num espelho por vinte e quatro horas
Olhando pra uma linha de pó branco
Loucura muito cara paga a faixa
Já raspei muito do nada do seu saco plástico
Sou um filho-da-puta catatônico que já foi
Tocado demais pelo pó branco.
Ela é um hábito que não posso suportar
Por um motivo que não posso dizer
Estou apaixonado por uma dama branca selvagem
Ela é tão doce quanto todos falam
Pó branco, dama branca
Você é única e sempre igual
Venha até a minha casa, venha
E acerte este garoto de novo.
Ondas de choque num cérebro cansado
Mandam esta dama faminta à minha porta outra vez
Ela é meu abrigo da tempestade quando a chuva cai
Entretenimento do pó branco.
Sinto que estou ressecado e com a língua presa
Os céus enviam um bonde para as crianças andarem
Tenho que escapar enquanto os outros podem morrer
Viajando nas alturas do pó branco.
Ela é um hábito que não posso suportar
Por um motivo que não posso dizer
Estou apaixonado por uma dama branca selvagem
Ela é tão doce quanto todos falam
Pó branco, dama branca
Você é única e sempre igual
Venha até a minha casa, venha
E acerte este garoto de novo.”
Esse álbum parecia, até uma continuação de CAPTAIN FANTASTIC no que se diz respeito a letras biográficas.
TWO ROOMS AT END OF THE WORLD retratava a distância dos dois.. Bernie mandava as letras pelo correio e se falavam pelo telefone... não se viam mais... ambos em seus quartos ... NO FIM DO MUNDO.
MAS NÃO NOS JULGUE PELA DISTÂNCIA
OU PELA DIFERENÇA ENTRE NÓS
TENTE VER TUDO ISSO COM A MENTE ABERTA
POIS ONDE EXISTE UM QUARTO, VOCÊ ENCONTRARÁ OUTRO
DOIS QUARTOS, NO FIM DO MUNDO
“Through a mutual agreement, we got that aching feeling
To look up one another one more time
Tracking down the zip codes
Sealing down those envelopes
Lack of communication on the telephone line
But don't judge us by distance
Or the difference between us
Try to look at it with an open mind
For where there is one room, you'll always find another
Two rooms at the end of the world
Well we've both ridden the wagon bit the tail off the dragon
Borne our swords like steel knights on the highway
Washing down the dirt roads
Hosing off our dirty clothes
Coming to terms with the times that we couldn't but we tried
Where there is one room, you'll always find another
Two rooms at the end of the world
Door to door they would whisper, will they ever get together
Their rooms are different temperatures I'm told
There's a change in their thinking
And their habits seem uneven
But together the two of them were mining gold”
Nunca houve uma interrupção em sua obra, nem em volume nem em qualidade, apenas certos BURACOS que não podem ser considerados ao meu ver.
Qual o artista que consegue gravar assim, ininterruptamente?
É muito comum um artista ficar 5 anos sem gravar... Elton , entretanto...
Elton e Bernie conseguiram vencer essa árdua batalha e hoje MADUROS estão cada vez melhores em suas profissões.
Elton John conhece Elvis Presley- Largo, Maryland- 27 de Junho de 1976
No dia 27 de Junho de 1976, Elvis estaria se apresentando em Largo, Maryland. Seriam dois shows na cidade e a segunda apresentação daquele dia foi observada entusiasticamente por um fã muito especial: Elton John.
Elton , fã de Elvis de longa data, há muito nutria o desejo de conhece-lo e a oportunidade surgiu finalmente neste dia. Elton foi escoltado aos bastidores minutos antes de Elvis entrar no palco e pode finalmente conhecer seu grande ídolo.
In this May 12, 2011 photo, Harriet Schwenk, 93, of Duluth, Minn., stands with a huge flower arrangement that was delivered to to her home a day after Elton John's show at the Amsoil Arena the previous week. Duluth is not an Elton John fan, but a friend that travels with bands got her tickets to the show and a backstage tour of his dressing room where she admired the huge bouquet. (AP Photo/Duluth News Tribune, Clint Austin)
The highlight of last week’s Elton John show at Amsoil Arena for 93-year-old concertgoer Harriet Schwenk was the bouquet that arrived for her the next day straight from the Rocket Man’s dressing room. By: Christa Lawler, Duluth News Tribune
DULUTH - The highlight of last week’s Elton John show at Amsoil Arena for 93-year-old concertgoer Harriet Schwenk was the bouquet that arrived for her the next day straight from the Rocket Man’s dressing room.
The arrangement included roses, tulips and daisies and stands about 2½ feet high, compared to the 4-foot, 7-inch gardener who lives in Lakeside and had spotted the flowers while touring backstage the afternoon before the show.
Schwenk and her granddaughter, Debbie Taylor, had been invited to tour behind the scenes and were given eighth-row tickets by David Van Puffelen, formerly of Duluth, who works as a freelance concert producer. Schwenk worked as a housekeeper and babysitter for the Van Puffelen family when David was a child.
“He said, ‘Hey, would you like to go to the Elton John concert?’ Schwenk said. “I said, ‘Is the pope Catholic?’ ”
She said she probably knows two songs by Elton John but couldn’t resist the invitation to the show.
“Because it was a concert and he was a star, and he was in the royal wedding,” she said. “If I can get that close to the royal wedding, I’m going.”
Schwenk said she was impressed by the almost-three-hour concert and she could see Elton John sitting at his piano during the entire show, which ran well beyond her usual 8 p.m. bedtime.
Van Puffelen let them tour Elton John’s dressing room in the early afternoon. Schwenk said she saw racks of beautiful outfits and shoes and fancy glasses. She said there was a chair in front of a table bearing a mirror and probably 50 bottles of cologne.
But it was the flowers that really caught her eye.
“She made a joke about trying to sneak some out with her,” Van Puffelen said.
Elton John’s assistant gave Van Puffelen a nod, and he was allowed to deliver the bouquet to Schwenk the next day.
Since then she has been inviting people over to see the arrangement. She took them with her to church on Sunday, asking friends to help her lug the heavy vase.
“The people in church were so envious,” Schwenk said. “Some had tried to get tickets and couldn’t, and here I got to go for nothing and get flowers. That tickled me, boy. I’ve been on cloud nine ever since.”
Van Puffelen said he gave the tickets to Schwenk “because I like Harriet.”
“She does stuff for people. She’s really great about that,” he said. “I knew she’d have fun.”
Taylor described her grandmother as the kind of person who goes to the grocery store, meets a stranger and gets invited to the stranger’s wedding.
“She’s one of those people that you automatically fall in love with,” Taylor said. “What an experience to have with her. It was something neither of us will ever forget.”
A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.
VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO 22 FAIXAS DE ÁUDIO DE BERNIE TAUPIN CANTANDO
1. Monkey On My Back (The Lost Run) From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
2. Venezuela From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
3. Beautiful (I Don't Want to Be) From Album_Farm Dogs: Last Stand In Open Country
4. This Face From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
5. Foreign Windows From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
6. Aimless Driving From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
7. Citizen Jane From album Bernie Taupin´s solo : TRIBE
8. Daria From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
9. Friend Of The Flag From album Bernie Taupin´s solo : TRIBE
10. Born On The 4th Day Of July From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
11. Approching Armagedon From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
12. Lovers Cross From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
13. Cinderella From Album_Farm Dogs: Last Stand In Open Country
14. Lightning On The Hill From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
15. She Sends Shivers From album Bernie Taupin´s solo : TRIBE
16. Conquistador From album Bernie Taupin´s solo : TRIBE
17. Billy Fury From album Bernie Taupin´s solo : TRIBE
18. Love (The Barren Desert) From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
19. The Whores Of Paris From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
20. Deep Dark Secret From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
21. Distance To The Mountain From Album_Farm Dogs: Immigrant Son
22. Blits Babies From album Bernie Taupin´s solo HE WHO RIDES THE TIGER
A casa da adolescência de Bernie Taupin
A casa da família de Bernie Taupin
O quarto de Bernie era o da janela à direita e ali escreveu as letras das primeiras composições junto com Elton John.
Church Lane
Owmby-by-Spital, Lincolnshire
England
Nessa casa, Bernie Taupin viveu dos oito anos até seu casamento em 1971, após encontrar seu sucesso como letrista de Elton John. Quando sua família mudou para esta casa em 1958 era uma fazenda completa com celeiros, galinheiro e sem edificações. A casa, agora renomeada como "Vista do Prado," é tudo que restou da fazenda. Vendo a casa da estrada a janela da direita era o quarto de Bernie. Bernie completou a escola primária na cidade vizinha de Normanby-by-Spital.
Hoje: A única construção da fazenda que restou foi essa casa , que o pai de Bernie construiu.
Acesso ao público: Essa é uma residência privada e não aberta ao público. Todavia existe um caminho público ao lado da mesma que permite você a observar de perto a casa.
Local: Owmby é uma pequena vila localizada mais ou menos a 10 milhas ao norte de Lincolnshare.
Aeroporto próximo: Birmingham ou Manchester
Direção: Pegue a saída A15 ao norte de Lincoln seguindo 7 milhas, vire à direita até a estrada sinalizada por Owmby. Uma vez dentro do vilarejo, vire à direita na Igreja Lane. A casa está à sua esquerda.
Holy Rood Catholic Church
Onde Bernie Taupin foi coroinha e se casou
King Street
Market Rasen, Lincolnshire LN8
England
Nesse local Na década de 50 e inicio da década de 60 Bernie Taupin e seu irmão mais velho Tony foram coroinhas
( s. m. Menino que ajuda o sacerdote nas cerimônias do culto).
Entretanto a família frequentava uma igreja anglicana em Owmby-by-Spital. A familia Taupin era Católica, então eles ingressaram na Holy Rood Catholic Church aqui em Market Rasen.
Nesse local em 1971, Taupin casou com Maxine Fiebelman, musa inspiradora da canção "Tiny Dancer," com Elton John como padrinho. Como Elton ainda não havia mudado seu nome legalmente para Elton Hercules John no registro da igreja ele assinou com seu nome original, Reginald Dwight.
Condições: Essa igreja permanace intacta desde aqueles dias.
Ao contrário de seu irmão mais velho, Tony, Bernie não gostava dos estudos, todavia ele mostrava uma vocação para escrever.
Aos 15 anos Bernard saiu dos estudos, gastando seu tempo com os amigos, viajando pelas estradas do país e nos clubes de dança , jogando sinuca no Aston Arms Pub em Market Rasen, e bebendo até os seus 18 anos. Trabalhou em diversos empregos, incluindo em uma tipografia como aprendiz no Lincolnshire Chronical.
Quando Bernie aceitou trabalhar ali imaginava que poderia ser um repórter ou coisa semelhante, algum tipo de ocupação que mexesse com sua inteligência e sua habilidade em escrever, mas não teve sorte, acabou indo parar na sala de tipografia, como um simples operário.
A família comparecia na igreja Holy Rood Catholic Church na cidade de Market Rasen, onde Bernie e Tony serviam de coroinhas. Bernie ingressou na escola na Market Rasen Secondary Modern.
O ambiente era o pior possível, pelo menos para ele. Um bando de homens sofridos e suados , reclamando de tudo. Depois de algum tempo, ele já não estava mais cabendo ali. Não era aquilo que desejava fazer na vida, por isso, resolveu sair do jornal e procurar algo diferente.
Com a mesma facilidade que encontrava trabalho, saía dele, pois não se sujeitava a ordens de patrão e não era amigo de trabalho em demasia. Bastava mandá-lo fazer alguma coisa em horário ou dia em que não trabalhava para Bernie mandar tudo para o inferno com palavras apropriadas e... sumir. Seu temperamento era um tanto que difícil. Trabalhou em vários lugares como farmácias e até uma granja, pois já tinha prática no assunto, desde que seu pai havia conseguido comprar uma pequena fazenda.
NOTA:
The Greatest Discovery
The Greatest Discovery é uma canção do álbum Elton John que celebra o nascimento do irmão de Bernie Taupin.
Valerie... era um encanto para Bernie e foi a única coisa que lamentou ao largar os estudos. Toda tarde, a seguia no caminho de volta para casa.
“Now Valerie is a woman...”
Canção: First Episode At Hienton do álbum de 1970: “ELTON JOHN”
Aston Arms Pub
Inspiração para a canção "Saturday Night's Alright for Fighting"
Market Place
Market Rasen, Lincolnshire LN8
England
Nesse local o adolescente Bernie Taupin e seus amigos jogavam sinuca e bebiam, antes de completarem a maioridade. Taupin cresceu algumas milhas distantes daqui no vilarejo de Owmby-by-Spital.
Nesse local a experiência vivida o inspirou a criar a letra da canção Saturday Night's Alright for Fighting.
Existia um pub em Normanby mais próximo a Owmby, mas Bernie preferia The Aston Arms pois lá havia muito mais ação, incluindo as inevitáveis brigas de rua aos sabados à noite. Um recorte de artigo de jornal está fixado no mural, dentro do pub relacionando o mesmo à essa canção de sucesso.
Faça uma VIDEO TOUR nesse histórico
Aston Arms Pub em 2001
Aston Arms Pub na década de 60 e 70
Visite The Aston Arms
Localização: Market Rasen está localizada a 15 milhas ao norte de Lincoln.
Como chegar: Pegue a saída A46 fora de Lincoln e observe os sinais após passar por Middle Rasen. Market Rasen é também acessível pela estação de trem de Lincoln, de onde você pode caminhar até esse pub.
_________________________________________
A vida de Bernie Taupin assim seguia, sem rumo definido, até que em JUNHO DE 1967 sua mãe mostra a ele o anuncio no tablóide musical NEW MUSICAL EXPRESS da LIBERTY RECORDS companhia que procurava novos talentos, cantores e compositores.
No LP "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy" a cena é retratada em uma história em quadrinhos, abaixo:
Bernie não acredita no anuncio e joga a carta com seus poemas fora. Sua mãe a pega e a envia, sem ele saber, caindo na mão de Ray Williams, que a entregaria à Reginald Dwight, que acabara de ter sido reprovado no teste do mesmo anuncio.
Isso é história para próximos capítulos....
ELTON NA DIREITA, JÁ INTEGRADO À FAMÍLIA TAUPIN
DOSSIÊ BERNIE TAUPIN
Bernie casou com sua namorada Maxine Feibelman em 1971 e dedicou para ela a canção "Tiny Dancer", do álbum "Madman Across The Water", lançado nesse mesmo ano. O casal casou em Market Rasen tendo Elton John como padrinho. Se divorciaram em 1976 e Taupin casou novamente em 1979 com Toni Lynn Russo. Toni Russo aparece na capa de seu primeiro álbum como cantor "HE WHO RIDES THE TIGER" e para ela Taupin dedicou a canção "I GUESS THAT´S WHY THEY CALL IT BLUES". No encarte interno do álbum "TOO LOW FOR ZERO" existe a dedicatória. Ele e Russo se divorciaram em 1991. Taupin casou novamente com Stephanie Haymes em 21 de Agosto de 1993 e tem dois enteados com ela. Eles se divorciaram em 1998. Bernie está atualmente casado com Heather Lynn Hodgins Kidd, desde 27 de março de 2004 e o casal têm uma filha em comum chamada, Charley Indiana.
DISCOGRAFIA BERNIE TAUPIN
LP TAUPIN
1. Child
2. When The Heron Wakes
3. Like Summer Tempests
4. Today's Hero
5. Sisters Of The Cross
6. Brothers Together Again
7. Verses After Dark
O LP "TAUPIN" Lançado em 1971 não é um álbum CANTADO, são poemas recitados com música instrumental ao fundo. Davey Johnstone e muitos colaboradores da banda de Elton foram dar uma força ao letrista. Letras ótimas e boa música, um álbum raro para os fãs de Elton John
He Who Rides the Tiger
1980
Asylum
Na capa desse álbum a segunda esposa de Bernie Taupin
a modelo Tony Russo
Em 1980, Taupin gravou seu primeiro disco como cantor, He Who Rides the Tiger. Apesar de Taupin ter demonstrado uma mais-do-que-adequada habilidade vocal, O álbum falhou em tentar alcançar as paradas de sucesso. Taupin sugeriu, depois em entrevista que se não tivesse tido o controle criativo ele poderia ter detestado o álbum.
Ficha técnica:
Joey Carbone: Keyboards
Kenny Passarelli: Bass Guitar, Vocals
Dennis Tufano: Rhythm Guitar, Vocals
Carlos Vega: Drums
Richie Zito: Electric Guitar, Acoustic Guitar
Faixas:
Monkey On My Back
Born on the Fourth of July
Venezuela
Approaching Armageddon
Lover's Cross
Blitz Babies
Valley Nights
Love (The Barren Desert)
The Whores of Paris
Studio album by Bernie Taupin
Lançamento 1980
Genero: Rock/Pop
tempo total: 43:58 minutos
Produtor: Humberto Gatica
Créditos:
Todas as canções formam compostas por Bernie Taupin e Dennis Tufano. Elton John realiza backing vocals na canção: "Love (The Barren Desert)."
CRÍTICA
Bernie Taupin's He Who Rides the Tiger: A Lyricist Stands on His Own
Takeaways
Bernie Taupin is not just a lyricist, he can sing too.
Bernie Taupin "He Who Rides The Tiger" solo CD
Credit: Tina Mrazik
Copyright: Tina Mrazik
by Tina Mrazik
Published Oct 17, 2007
Click to contact me
Para alguns fãs de música, Bernie Taupin é conhecido, ou possivelmente desconhecido, como o letrista de Elton John. Mas para alguns de nós que somos ardentes fãs de Elton, conhecemos a fundo Bernie. É pura verdade que ele têm escrito para si mesmo e para John fazendo história na música mas Taupin é também um talentoso ator, escritor e cantor. Seus últimos projetos incluíram a banda Farm Dogs.
Esse lançamento "He Who Rides The Tiger" recebeu muito pouca atenção da crítica ou público. Muitos desconhecem a existência desse disco. Esse é o segundo projeto solo de Taupin. Seu primeiro disco foi uma narração de seus poemas que foi lançado no início da década de ´70. Essencialmente ele narrava seus poemas com fundo musical. Seu terceiro CD solo,foi intitulado "Tribe." Desses 03 lançamentos "Tiger," é de longe superior em consideração ao material e performance.
O CD "HE WHO RIDES THE TIGER" é uma boa representação de Taupin como escritor. As canções não têm conotação comercial de seus trabalhos com Elton mas elas são interessantes e introspectivas ao mesmo tempo."Lover's Cross" desnuda alguns tipos de relacionamentos. "The Whores Of Paris" (As prostitutas de Paris) trás tons sombrios e eleva a sí mesma em diferentes níveis."Blitz Babies" é uma canção de rock sólida, enquanto "Approaching Armageddon" parece tentar um passo mais além.
Eu realmente adorei "Valley Nights." Ela providencia boas imagens, como somente Bernie sabe fazer. A voz de Taupin é forte mas não tão ampla como a de Elton John. Os temas aqui lançados são interessantes e nada comuns nas canções pop.
A coisa que mais gosto nesse CD é que ficou evidente a diferença entre o trabalho de Taupin com Elton John. Essa parceria o elevou para a história e a fama que ele merece. Essencialmente o CD pode ser encontrado em versão Japonesa, importada. Cópias podem ser encontradas no Amazon.com e possivelmente no EBay. Se procurar muito você poderá encontrar em sebos de discos.
Dennis Tufano providenciou a música para suas letras."He Who Rides The Tiger" é um lançamento interessante com convincentes canções e idéias. Elton participa no coral nas canções. Então, se você é um fã de Elton e Taupin, esse CD é indispensável à sua coleção. É bastante interessante comentar como Elton John poderia ter criado canções com essas letras se elas tivessem sido em parceria com Bernie.
CRÍTICA 2
Bernie Taupin doma o tigre
Por Robson Vianna
A qualidade musical nesse lançamento impressiona.
Somente duas faixas lembram trabalhos de Elton John, mesmo que de longe: Love (The Barren Desert) e The Whores of Paris, mas , em geral, nada têm de equivalente ao seu ilustre parceiro.
O item mais contundente é a interpretação vocal de Bernie Taupin. Preciso, marcante e seguro em todas as faixas.
VENEZUELA e Approaching Armageddon são as melhores do disco, sem dúvida. A primeira tocou nas rádios Brasileiras na época e é uma balada musical que equivale a qualquer outra de Elton John, o pop perfeito, bem construído em seus arranjos, acompanhamentos, vocalizações. Com segurança digo que "VENEZUELA" equivale a clássicos pop de Elton John, como We All Fall In Love Sometimes.
Logo de saída a pop contagiante Monkey On My Back pega direto o ouvinte. Caso goste dessa, não se arrependerá das próximas.
Born on the Fourth of July , começa como um country se transformando em rock em instantes. A alternância te tempos na canção lembra, claro, a canção de MaCcartney BAND ON THE RUN, que imitou o ensaio da seqüência eloqüente do lado B de "ABBEY ROAD". Quem pensaria que Taupin conseguiria uma proeza como essa?
Entre baladas e rocks simples "Blitz Babies" a todo momento ficamos admirados pela capacidade que Bernie Taupin apresentou. Quem não crê, basta conferir.
Tribe
1987
RCA
Tracks:
Friend of the Flag (B-Side Backbone)
Corrugated Iron
Citizen Jane (B-Side White Men in Chains)
Hold Back the Night
She Sends Shivers
Billy Fury
I Still Can't Believe that You're Gone
Conquistador
The New Lone Ranger
Desperation Train
album credits :
Fred Mandel Keyboards
Gordon Neville Vocals
Hammer Smith Harmonica
Hamish Stuart Vocals
Bernie Taupin Vocals, Main Performer
Margaret Taylor Vocals
Ed Thacker Engineer
Larry Williams Saxophone
Stevie Bensusen Vocals
John Cannon Vocals
Martha Davis Vocals
Sylvia Saint James Vocals
Shirley Lewis Vocals
Martin Page Synthesizer, Bass, Percussion, Arranger, Bass (Electric), Drums, Programming, Fretless Bass, Producer, Vocals, Keyboards
Bill Bottrell Engineer
Alan Carvell Vocals
Paul Delph Keyboards, Vocals
Brian Fairweather Guitar, Vocals
Paul Fox Keyboards
Tommy Funderburk Vocals
Craig Krampf Drums, Vocals, Drum Programming
Bruce Hornsby Piano, Accordion
Elton John Vocals
Little Known Facts About Tiger Woods
http://www.artistdirect.com/nad/store/artist/album/0,,172845,00.html
CRÍTICA TRIBE
Por Robson Vianna
Em 1987, Taupin gravou esse álbum intitulado "Tribe". As canções foram escritas com Martin Page. "Citizen Jane" e "Friend of the Flag" foram lançadas como compactos. Vídeos das duas canções mostraram Taupin com sua então esposa Toni Russo, e o vídeo "Citizen Jane" também incluiu a irmã de Toni, a atriz Rene Russo. Mais uma vez nem o álbum ou compactos conseguiram alcançar as paradas de sucesso.
Quem está a par da biografia da dupla sabe que depois de DAR UM TEMPO na parceria com Elton, Taupin obteve grande êxito com composições com outros artistas, como ALICE COOPER e o grupo STARSHIP. Ambos trabalhos conseguiram chegar em 1º LUGAR, sendo um tapa com luvas de pelica em Elton John, que a muito não dava a devida importância ao parceiro a ponto de escrever o ANTOLÓGICO prefácio do livro de Taupin "THE ONE WHO WRITES THE WORDS for Elton John', onde desconsiderou de forma cínica a sua figura.
O álbum TRIBE é uma cópia de um álbum de STARSHIP, grupo de significante sucesso na década de 70 inicio de 80. Um álbum extremamente comercial, e nem por isso ruim. As pretensões de Taupin somente caíram por terra por que uma tour é necessária para promover qualquer artista, coisa que não realizou no disco anterior, nesse lançamento, ou no seguinte. Caso tivesse a disposição para tal, com certeza poderia ser mais um artista de 01 ou 02 canções de sucesso, ao menos.
Comparativamente quem gosta de canções do tipo HOLLYWOOD É O SUCESSO, lembra do ASIA (você tem 40 anos?) ou acredita que o som do Deff Leppard e Ozzy Osborne no seu período pop-comercial é legal, você vai gostar do CD.
Mas eu preferi o anterior !
em sentido horário:
Jim Cregan, Denis Tufano, Robin LeMesurier, Bernie Taupin
FARM DOGS
Os "Cães da Fazenda" foi uma banda formada por Taupin em continuação de sua carreira como cantor e compositor
Last Stand in Open Country
1996
Wea/Sire/Discovery/Antone's
All songs written by Farm Dogs
CRÍTICA
Por Robson Vianna
Em 1996, Taupin ingressou em uma banda chamada Farm Dogs, Seus dois álbuns foram consistentes e de sucesso regressando ao som de Tumbleweed Connection. Enquanto Taupin escrevia as letras a música foi uma colaboração de todos os integrantes da banda. O primeiro álbum de 1996 "Last Stand in Open Country", recebeu boas críticas mas pequena repercussão nas rádios. A faixa título foi regravada por Willie Nelson e Kid Rock para o álbum de Willie Nelson The Great Divide, de 2002.
Caso você tenha OUVIDO PARA MÚSICA vai gostar do trabalho de FARM DOGS. Comparativamente, apesar de não desejar fazer comparações: Compare um disco comercial de ELTON JOHN com, digamos THE BIG PICTURE e você vai entender.
Sabemos que 90% das pessoas somente absorvem bem uma canção comercial depois de "x" número de audições. Se não fosse assim não existiria o termo "JABÁ".
Não que esse lançamento seja assim, tão ERUDITO que apenas pessoas de gosto apurado possam apreciar... "Cinderella '67" me lembrou BRYAN ADAMS!!!
Excelente é o termo ideal para classificar esse lançamento, sem desejar forçar você a comprar o disco. Não entendo como classificaram como ROCK/POP o mesmo. FOLK/COUNTRY está mais adequado"The Ballad of Dennis Hopper and Harry Dean". Basicamente o violão é o instrumento mestre e as interpretações moderadas.
"Pretty Bombs" faz você acreditar que ainda é possível criar boas canções nos dias recentes ou um pouco recentes... Um oásis sonoro em um mundo de Raps e Britney Spears... (oh, me desculpe)...faixa "In Paradise"
Comparam esse trabalho a TUMBLEWEED CONNECTION... não poderia deixar de ser, pois é o trabalho que mais se assemelha a um de Elton John, mas, com certeza, Elton foi superior. A faixa de TUMBLEWEED CONNECTION que mais se assemelha a este trabalho seria...LOVE SONG, que não é de John... mas se você gosta de LOVE SONG vai gostar desse belo e artisticamente perfeito de FARM DOGS.
E tenho "ouvido" !!!
Last Stand in Open Country
Studio album by Farm Dogs
Released 1996
Genero: Rock/Pop
Gravadora: Discovery Records
Producer Farm Dogs and David Cole
Sheryl Crow canta nos backing vocals na canção:" Burn This Bed"
Créditos:
Jim Cregan: Guitar, Vocals
Robin Le Mesurier: Guitar , Dobro
Bernie Taupin: Vocals
Dennis Tufano: Vocals, Harp
Faixas:
"Me and My Friends" – 4:26
"Cinderella '67" – 4:30
"Beautiful (I Don't Want to Be)" – 4:05
"Shameless" – 4:14
"Burn This Bed" – 4:27
"Color Bar" – 4:08
"Pretty Bombs" – 4:08
"Barstool" – 4:21
"The Ballad of Dennis Hopper and Harry Dean" – 5:47
"Bone of Contention" – 4:52
"In Paradise" – 3:51
"Last Stand in Open Country" – 5:34
Immigrant Sons
1998
Wea/London/Sire
All songs written by Jim Cregan, Robin Le Mesurier and Bernie Taupin
Studio album by Farm Dogs
Released 1998
Genero: Rock/Pop
Label Sire
Producer Farm Dogs and David Cole
Créditos:
Tom Brock: Drums, Percussion, Keyboards, Vocals
Jim Cregan: Guitar, Mandolin, Vocals
Robin Le Mesurier: Guitar, Dobro
Bernie Taupin: Vocals
Tad Wadhams: Bass guitar, Vocals, Harp
CRÍTICA
Por Robson Vianna
Em 1998, Farm Dogs lançou seu segundo álbum, Immigrant Sons. Desta vez realizaram uma tour para lançamento através de pequenos clubs nos Estados Unidos.
De cara , na primeira canção você pode observar que a direção escolhida pendeu para o lado mais comercial. Que ótimo, pois Foreign Windows é fácil de pegar você , ouvinte. Não sei, mas acho que a voz é de Taupin.
Concordo dessa vez com o gênero POP/ROCK, mas poderia ser... FOLK/ROCK.
Qualquer semelhança com aquele pré-histórico grupo CREEDENCE REVIVER (faz tempo, lembra?) ou bons grupos da década de 70 (basta pegar sua antiga ENCICLOPÉDIA DO ROCK) não é mera coincidência, portanto vai comprar logo esse cd que eu assino embaixo !
Bird of Prey me causou boa impressão. No geral as canções são do mesmo tipo do cd anterior, porém bem mais rápidas e com mais energia.
Tomara que lancem mais 01 CD!
Faixas:
Foreign Windows
Distance to the Mountain
Daria
Lightning on the Hill
This Face
Whiskey in the Bathtub
Bird of Prey
Leaving Buffalo
Working in the Fields
America on Trial
Nothin' Gonna Kill the Kid
Aimless Driving
Deep Dark Secret
Stars & Seeds
Os sucessos de Bernie Taupin com outros artistas que chegaram ao 1º lugar nas paradas
STARSHIP - WE BUILD THIS CITY
NO PRÓXIMO CAPÍTULO:
Conheça o primeiro grupo que Elton John participou...
THE CORVETTES
e conheça a segunda banda banda:
BLUESOLOGY
Os compactos !
O inicio da carreira de Elton John !
O destino de cada integrante !
Escute todas as canções da banda, gravações raríssimas !