share

Biografia Elton John

Biografia Elton John
A trajetória da carreira de Elton John em capitulos

slideshow - MUTE , No sound

sábado, 11 de junho de 2011

Biografia Elton John parte 001





A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.




O Projeto

Este projeto não têm tamanho específico ou data para sua conclusão, pretendendo inserir o maior volume de informações em forma de textos, imagens, som, vídeos e animações, possíveis. O projeto será publicado em capítulos, editados em datas determinadas tendo participações especiais de fãs do artista em prefácios, criticas, artigos e materiais de todo o tipo, enviados para os responsáveis. Os capítulos aqui apresentados podem ser salvos em seu computador em arquivo WORD (.doc) em formato A4 a fim de serem impressos, resultando, com o passar do tempo, em um volume a ser encadernado. Esse projeto é um agradecimento ao artista que. ao longo de 04 décadas têm proporcionado ao público em todo o mundo a TRILHA SONORA de suas vidas.

Você pode receber alerta sobre a publicação de novos capítulos da biografia, basta para isso se cadastrar no link CONTATO, no menu, dentro do site.

Para você iniciar a longa jornada de 06 décadas, basta clicar no link abaixo "entrar".

Boa Viagem !

Débora Machado










Capítulo 01

  • Prefácio: "Quanto vale Elton John?"
  • Primeira parada:
    Uma visão geral de Middlesex.
  • Do fim do mundo para a sua cidade.










 Capítulo 01 Prefácio:    
  
Quanto Vale Elton John ?   



    Sem sombra de dúvida, a longa trajetória da carreira do cantor britânico Elton Hercules John, (hoje com o prefixo "SIR") e seu parceiro musical o letrista Bernie Taupin mereceriam um tratamento cinematográfico devido ao extenso volume de fatores pessoais que englobam seus universos, aqueles que os cercam e devido, principalmente, à genialidade e magnitude de suas obras.

Os meandros deste interessantíssimo enredo , bem ao contrário das películas em voga nada têm a ver com temas de fantasia ou beirando o inacreditável, comuns em filmes norte-americanos.

A história de dois jovens de família de classe média baixa, sem nenhum apadrinhamento ou outros meios que os conduzissem, de modo rápido, ao estrelato e a forma inusitada que ambos são colocados frente à frente beiram a um enredo de tele-novela.

O ponto crucial em todo essa dramaturgia é a transformação da pessoa física de Elton John e Bernie Taupin para as suas respectivas personalidades públicas, após o estrelato.

Os dramas, então, se sucedem... em tamanho, volume e em tão curto espaço de tempo que é fácil crer que todo o efeito negativo e positivo em suas vidas e relacionamentos foram reflexos de uma jornada de emoções desenfreadas.

Os milhões de discos vendidos (hoje em 350 milhões) já representaram a estratosférica cifra de 3% da vendagem mundial de discos. Os sucessivos recordes em todas as categorias , sejam em volume de público, topo de paradas de sucesso, entre outros nos leva a ponderar sobre “Quanto Vale 01 ELTON JOHN ?”, seja pelo conjunto de sua obra , seja pelo potencial de seu trabalho, seja pelo seu valor junto ao público.

Dúvida é avaliarmos esse valor, para um artista de tamanha pluralidade.

Elton John:

·       O instrumentista: Pianista exímio capaz de, sozinho, suportar suas apresentações.

·       O intérprete: Cantor de variações vocais em graves médios e agudos, nada comuns entre seus contemporâneos do gênero.

·       O Compositor: De variado conteúdo, capaz de realizar guinadas em suas obras do ROCK ao FOLK ao FUNK ao REAGGE ao POP ao COUNTRY ao CLÁSSICO ao DISCO à NEW WAVE ao TECNOPOP , ao GOSPEL, ao BOOGIE ao JAZZ ao R&B,   entre outros inumeráveis gêneros musicais, tudo isso capaz de levar milhões a compra de seus Cds, por 04 décadas.

·       O Ator: Onde , para ilustrar suas obras, dançou, pulou, gesticulou em dezenas, centenas de vídeos clips e de filmes.

·       O Filantropo: Através de sua fundação a ELTON JOHN AIDS FUNDATION ajuda milhares de pessoas em recuperação.

Tudo têm valor em nossa sociedade até mesmo ELTON HERCULES JOHN, mas esse valor sempre é multiplicado a cada ano de sua vida e continuará a ser assim, como é com outros gênios da história, após findar seu tempo em nosso mundo, nunca tendo seu valor definido como único.

Nos interessa, apenas, que Elton John foi e ainda é a trilha sonora da vida de cada um, geração após geração, nos proporcionando o registro de bons momentos vividos.

Robson Vianna







Primeira Parada: Uma Visão Geral de Middlesex

Elton John nasceu, em Pinner, Middlesex, subúrbio de Londres.

Vamos conhecer um pouco de sua cidade natal.

Observação: Os links citados nessa página se abrem em nova janela.

PINNER:






Pinner é um subúrbio Londrino dentro de Middlesex. Está situada à 12.5 milhas (20.1 km) ao noroeste de Charing Cross.Isso é muito próximo do London Borough of Harrow.
Historia

Pinner foi originalmente uma vila nos tempos medievais. A parte mais antiga da cidade, incluindo a the High Street, têm construções ao estilo de Tudor ,e a paróquia de St John the Baptist data dos meados de 1200.

Pinner tem uma feira anual desde 1336, quando foi outorgada ao titulo de Realeza Royal Charter por Edward III. Isso permanece até os dias de hoje  e foi o último título concedido em Middlesex.



Atrações

Pinner tem 03 principais áreas de comércio; Bridge Street, High Street e Marsh Road. Bridge Street (o centro econômico ) têm a maioria das lojas  e é a parte mais urbana. Sua importância é crucial pois as rotas de ônibus H11, H12 and H13 percorrem sua extensão.

Recentemente nos últimos anos algumas redes de lojas têm aberto filiais em Bridge Street, fazendo o subúrbio se tornar menos uma 'grande vila" e se familiarizando mais com outros bairros do subúrbio mais desenvolvidos. As redes de departamento tem criado grande competição comercial.

Esse tipo de comércio têm crescido em Bridge Street e conseqüentemente alguns bancos estão se situando na região, hoje.

A High Street em contraste permanece intocada com seu estilo mock tudor e as construções remetem ao século 18 , com características rurais. Isso a faz mais tranqüila e atrativa do que a Bridge Street com numerosos restaurantes , corretoras de imóveis e comércio de rua.

Marsh Road fica ao sul do centro e têm uma variedade de outras lojas de varejo, incluindo lojas de conveniência, restaurantes e  cafés. Aqui estão a Biblioteca de Pinner e o centro médico da cidade.


Associações com Pinner

    O cantor Sir Elton John nasceu em Pinner em 1947.
    Simon LeBon da banda Duran Duran viveu em  Pinner e cursou a Pinner County Grammar School nos anos 70
    O astrônomo Patrick Moore nasceu em  Pinner em 1923.

Localidades próximas

    Eastcote
    Hatch End
    Harrow
    North Harrow
    Ruislip
    Rayners Lane
    Stanmore






Middlesex



 Acima o mapa Inglaterra, ponto vermelho: Middlesex





 Middlesex é uma das 39 históricas cidades da Inglaterra e era a segunda menor cidade Inglesa (depois de Rutland). Quando  county councils foi instituído na Inglaterra em 1889 parte de Middlesex formou o County of London e o restante formou a administração
( administrative county ) de Middlesex. Próxima de Middlefield e Middletown




A partir de 1965 a região urbana de Londres se expandiu e a maioria da área original de Middlesex foi incorporada à Greater London. Middlesex e usada informalmente como um bairro e pode ser incluída em algum endereçamento postal .
O nome:

A brincadeira com o nome da cidade é habitual aqui no Brasil: "Middle" = meio  sex = sexo ( sexo do meio?). O nome se refere ao termo  middle Saxons e refere-se à suposta origem étnica de seus habitantes. Esse termo foi inicialmente usado como  Middleseaxan. Geograficamente, Middlesex é incluída na Cidade de Londres.


FONTE DESSA PESQUISA:

Wikipedia, the free encyclopedia


CAPÍTULO 01





From The End Of The World To Your Town*

"Do Fim do Mundo Para a Sua Cidade"


* Nota:

A frase consta na capa do álbum de 1975, o autobiográfico
 "Captain Fantastic and The Brown Dirty Cowboy"




_____________________________________________

Pinner é o fim do mundo para alguns. Uma cidadezinha, ou nem isso, no condado de Middlesex, Londres, Inglaterra.

Stanley Dwight vivia na cidade já há algum tempo, apesar de passar temporadas fora de casa.

O ano era 1947. Stanley entretinha seus colegas tocando trompete em uma banda, de estilo tipicamente americana chamada Bob Miller and the Millermen. Stanley tocava em bailes militares.

A segunda grande guerra havia acabado a pouco; mas tocar trompete não era a única ocupação de Stanley  Dwight. Na verdade ele tinha tarefas bem mais difíceis e responsáveis, era piloto-líder de uma esquadrilha da RAF - Força Aérea Britânica.

Desde a infância, Stanley havia sido criado nos mais austeros moldes do conservadorismo inglês. Seu temperamento foi se tornando cada vez mais rude, à medida que se estabelecia nas forças armadas.

A guerra acabou e Stanley continuou na carreira militar, fazendo viagens de longos períodos, em missões da aeronáutica.

Havia dois anos, findo o término da Segunda Grande Guerra, que Stanley havia elevado de patente na RAF, como tenente, tendo sido soldado, anos antes. Quando se casou com Sheila Eileen Harris, em 1945, Stanley tinha 20 anos e Sheila, apenas 19. Foi claro que esse foi um relacionamento turbulento  e o casal se divorciou em 1962.

O tempo correu normalmente, enquanto o casal esperava o bebê. Quando faltavam alguns messes para o nascimento, Stanley partiu para uma longa viagens da aeronáutica, a mais longa de sua vida. Foram 02 anos de ausência. Um tempo enorme para um homem, prestes a ser pai, ficar longe de casa...





Stanley Dwight , os irmãos de Elton John do segundo casamento de Stanley e Elton


Abaixo Stanley Dwight, falecido em 1992






http://3.bp.blogspot.com/-KD9XPepnZpM/TWBZ8Vyk6rI/AAAAAAAAJ_M/d8JsHEJKt9w/s1600/article-1358419-0D3D149C000005DC-583_468x364.jpg

Stanley com sua segunda esposa Edna kept


ELTON JOHN No livro "Elton John by Chris 'Charlesworth":

"Vejo agora meu pai às vezes e me sinto realmente triste pelo fato de não sermos muito chegados. Ele têm uma nova família que ele ama. Eu desejava que ele tivesse amado a nossa como ele ama essa"


O jovem Reggie viu em seu pai, militar, uma presença ameaçadora quando este se encontrava em casa. Entretanto, se ele teve uma infância problemática a mesma foi aliviada quando aos 3 anos de idade descobriu o piano. Seus pais o encorajavam a tocar, e quando estava com um pouco mais de idade começou a tocar em locais públicos.

Obstante da carreira escolhida por Stanley, a família de Sheila também tinha conexões militares. Seu pai,  Frederick George Harris, serviu como soldado e estava lotado na época de seu casamento com Ivy White em 1921. Aos 22 anos ele , ele tinha escapado do pior confronto da Primeira Grande Guerra. Sua filha Sheila nasceu quatro anos depois , quando ele tinha um emprego em um clube de tennis perto de sua casa em Meeting House Lane, Peckham.



Dados sobre IVY WHITE , mãe de Sheila, avó de Elton John, que os fãs conheceram no vídeo TRANTUNS & TIARAS, que morreu , como citado no vídeo, dias após aquela gravação:

A mãe de Sheila ,  Ivy White , em contrapartida, é cercada de mistérios. Ela nasceu em uma workhouse (asilo que abrigava pessoas muito pobres em troca de trabalhos desagradáveis e árduos). Ivy nasceu na véspera do ano novo, em 1899. Sheila, sua filha com Frederick tinha dois registros de nascimento datados 12 dias diferentes, um do outro. Isso aconteceu pois sei pai um marinheiro mercante, a abandonou e a sua mãe no inicio do século, algo que Ivy nunca perdoou. No segundo registro de nascimento que Ivy fez para Sheila ela RETIROU o nome de se pai e colocou o nome de seu PADRASTO , Robert Whatling, no lugar. (Observação: Raciocine sobre esse fato).

A família Dwight era compreendida por artistas e operários. Stanley nasceu em  Erith, Kent, em 1925 filho de Edwin Dwight, um "cable hand" em uma fábrica de cabos,assim como sua esposa Ellen Shirley. Foi um longo casamento. iniciado em 1906 quando Edwin trabalhava como sapateiro em sua cidade natal, Buckinghamshire. ele nasceu onde seu pai, William tinha uma oficina. Anteriormente, seus antecessores tinham fixado raízes no país - O pai de William,  James foi um lavrador, vivendo e trabalhando em Ashley Green, uma aldeia em Chesham, no meado do século 19.




Eventualmente previsível os patriarcas de Shirley também foram lavradores na mesma área, embora o pai de Ellen, George, tivesse trabalhado como marceneiro, fazendo cadeiras entre 1879 e 1880 antes de retornar para a cidade em torno de 1891.

De onde surgiu o nome DWIGHT?

O sobrenome Dwight é derivado de   DeWitt, que vêm originalmente dos Flamengos
( fla.men.go.
adj. 1. Relativo a Flandres (França e Bélgica). 2. Natural de Flandres. S. m. 1. O natural de Flandres. 2. O idioma holandês, falado em parte da Bélgica) para designar Brancos ou Loiros. Por essa razão, é fácil acertar que alguns dos ancestrais de Elton tenham vindo dos países baixos.






Menu dos Capítulos
 
Capítulo 01 clique aqui  Prefácio Pinner
Capítulo 02 clique aqui  Nasce Elton John
Capítulo 03 clique aqui  Nasce Bernie Taupin
Capítulo 04 clique aqui  O vaqueiro Sujo
Capítulo 05 clique aqui  Bitter Fingers ( Bluesology)
Capítulo 06 clique aqui  SURGE LONG JOHN BALDRY
Capítulo 07 clique aqui  O encontro com Bernie Taupin 
Capítulo 08 clique aqui  Torre de Babel
Capítulo 09 clique aqui  Alguém salvou minha vida essa noite
Capítulo 13 clique aqui  Elton encontra o sucesso
Capítulo 16 clique aqui  Surge Davey Johnstone
Capítulo 17 clique aqui  Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui 
Château D´Hierouville
Capítulo 19 clique aqui  HONKY CHATEAU
Capítulo 20 clique aqui  Não atire em mim sou apenas o pianista
Capítulo 21 clique aqui  Rocket Records
Capítulo 22 clique aqui  A Transformação
Capítulo 23 clique aqui  O lançamento da ROCKET RECORDS
Capitulo 24 clique aqui  O LANÇAMENTO DA ROCKET RECORDS II
Capítulo 25 clique aqui  Ray Cooper
Capítulo 26 clique aqui  GOODBYE YELLOW BRICK ROAD
Capítulo 27 clique aqui  O sucesso muda as pessoas, quem não muda?
Capítulo 28 clique aqui  WATFORD F.C.
Capítulo 29 clique aqui  Tommy , o filme
Capítulo 30 clique aqui  1974

Deseja ser avisado dos novos capítulos via e-mail? escreva para editor@eltonjohnscorporation.com e solicite o alerta para BIOGRAFIA

2 comentários:

  1. Helenise Guimaraes12 de junho de 2011 07:06

    adorei,esta fantastico,ja postei no Facebook.parabens!

    ResponderExcluir
  2. stela maris rossetto11 de setembro de 2013 10:59

    Parabéns, muito bem escrita de fácil entendimento

    ResponderExcluir

Estamos aqui aguardando seu comentário para essa postagem, fique à vontade:

feed ejc

feed ejc
http://feeds.feedburner.com/EltonJohnsCorporation

map visitors


Elton John´s Pics