share

slideshow - MUTE , No sound

sábado, 9 de julho de 2011

ELTON JOHN BIOGRAFIA 010



 


A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.


ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 010

O Contrato

   
Elton John Documento
 Capítulo 10 Prefácio:

Elton John: O Sonho Começou




Quando JOHN LENNON declarou em 1970 a ( desde aquela época ) histórica frase que selou definitivamente o fim da banda THE BEATLES, ”O SONHO ACABOU – THE DREAM IS OVER” não imaginava que a mesma frase englobaria uma série de outros acontecimentos dentro da cena musical daquela época, fechando um ciclo de fatos tendo essa frase como moldura.

A história da Musica Pop ou do Rock havia, na década de 60 (a mesma que Lennon atuou), conquistado progressos fundamentais. Cantores e interpretes de modo geral até o inicio da década de 60 gravavam apenas aquilo que era imposto pela gravadora, interpretando canções criadas por outras pessoas, na grande maioria das vezes sem conhecer seus criadores. Eram verdadeiros FANTOCHES, marionetes controlados por agentes, empresários e executivos de grandes companhias que detinham o poder total de suas vidas e de suas carreiras.


Elvis, novamente, era mais interprete do que compositor em seus lançamento. A maior parte de sua obra foi composta por outras pessoas e encaminhadas a seus agentes. No inicio da carreira do grupo THE BEATLES o mesmo ocorreu, entretanto, tanto o grupo como outros artistas da mesma leva de novos astros conseguiu o direito de ter seus Long Players com 100% total de composições de autoria própria e mais poder sobre seus contratos, escolha de profissionais e tratamento VIP, fato nunca imaginado por seus antecessores.

Entretanto, o período compreendido entre 1969 a 1971 foi marcado por mudanças e acontecimentos marcantes, desde o apoteótico show em Woodstock , atravessando a morte de Janis Joplin e Jimmy Hendrix, assim como o fim dos Beatles. Entre as conquistas obtidas em todas as áreas, desde a revolução sexual promovida pela entrada da pílula anticoncepcional, ao liberalismo das drogas, a década de 60 se mostrou revolucionária... agora nesta de 70 era o momento de ter a consciência sobre os atos praticados na década anterior. A epidemia do surgimento de novos nomes era absurda e para muitos "15 minutos de sucesso" se resumiriam a 03 minutos e meio ( tempo médio de duração de uma canção para as rádios ) a fim de conquistarem uma posição qualquer no Top 100 da Billboard por 01 semana, tempo suficiente para saírem do anonimato e seguirem carreira meteórica do sucesso, ganharem algum dinheiro e montarem um negócio lucrativo antes de desaparecerem por completo





Janis Joplin

Somente quem viveu a década de 70 como eu saberá compreender a dimensão desse artigo, das novas bandas, cantores surgiram nessa nova fase da música, tratada como INFERIOR à década de 60, algo questionável pois gigantes como PINK FLOYD, LED ZEPPELIN, BLACK SABATH , DEEP PURPLE, ELTON JOHN, SUPERTRAMP, BILLY JOEL, EARTH, WIND & FIRE, DIANA ROSS, DAVID BOWIE, CARLY SIMON, DIRE STRAITS, QUEEN, entre dezenas aconteceram nesse momento se juntando aos grandes nomes da década anterior. Eram muitos nomes de valor excepcional

Pink Floyd

Esse é o retrato da época em que ELTON JOHN e BERNIE TAUPIN encontraram no inicio de suas carreiras, um universo na industria fonográfica onde eram um grão de areia entre milhões de outros de igual valor, dispostos a tudo para conquistar a fama se submetendo, novamente, às vontades dos empresários e acatando seus desmandos por quanto tempo fosse necessário a fim de galgarem seus objetivos.

Até então o céu para eles era VAZIO (EMPTY SKY)... Se para John Lennon o sonho havia acabado, para Elton John e Bernie Taupin estava apenas se iniciando...“O SONHO COMEÇOU – THE DREAM IS STARTING”

Robson Vianna


“Sabe o que parece? Esses filmes de Hollywood em que o pobre garotinho vira astro da noite para o dia”
 
Elton John,sobre sua apresentação no clube Doug Weston 's Troubadour de Los Angeles em 25 de agosto de 1970, onde conquistou instantaneamente o estrelato , sendo abraçado pela critica.




Bernie Taupin e Elton John no final da década de 60






Dick James estava descontente... tentativas seguidas ocorriam na busca da dupla Elton John / Bernie Taupin se adaptarem à formula comercial, em vão. Reg e Bernie também estavam angustiados pela pressão...

Foram para Southend, onde o rio Tamisa deságua no Mar do Norte. Era verão e a paisagem estava ideal para quem precisasse refletir ou colocar a cabeça em ordem.



Nesse ínterim um novo produtor foi contratado para cuidar da dupla Elton / Taupin, pois Caleb Quaye que havia fornecido todo apoio  tinha saído da empresa. O novo produtor era... STEVE BROWN, que havia vindo da EMI RECORDS. Ele havia sido músico, tocando com Emilie Ford & The Checkmates.


FOTO: STEVE BROWN, The Original Mentor


Steve, logo que entrou em contato com a dupla teve o mesmo interesse que Caleb por eles. As coisas estavam erradas. Dick James estava utilizando a fórmula errada com a dupla. Reg Dwight e Bernie Taupin tinham um talento diferente, definitivamente NÃO ERAM COMERCIAIS. Havia muita profundidade naquilo que escreviam e nem em um milhão de anos poderiam compor algo diferente disso, acreditava, ainda mais sob pressão. Ele tinha tirado essa conclusão depois de assistir a várias audições de Reg.


Certo dia resolveu conversar com Dick James e persuadi-lo a deixar os rapazes livres por um tempo.


-         O que você pretende fazer com a dupla Dwight / Taupin, DJ?

-          Quer uma resposta honesta?

-          Não esperaria outra coisa de você.

-          Estou contando os dias deles na DJM, pra mim não servem mais.

-         Pois você vai jogá-los fora, sabia?

Dick olhou para Steve espantado.

-         O que? Ah, não Steve, por favor não me venha com a mesma conversa de Quaye, do que você está falando?

-          Ele não são tão ruins quanto você os pinta.

-          Pode ser, mas não me servem para aquilo que quero, e não venha me ensinar a contratar compositores, se estou onde estou foi às minhas custas!

-   Eu não quero ensinar nada, somente acho que você está querendo encontrara neve dentro do deserto do Saara.... eles não são comerciais...

-          Por isso não servem...

-         Você deve seguir outro caminho para eles.

-         Eles têm condições de fazerem dinheiro algum dia?

-         Talvez, se você os mandar embora sem lhes dar outra chance, talvez vá se livrar de uma parceria que ainda pode render muito em outro estilo...

-          Não renderam nada até agora.

-         Ah, não exagera, Dick. Você radicaliza tanto as coisas que não consegue admitir mais nada. Transforme Reg Dwight num cantor de baladas e você vai ver o que acontece...

-          NADA!

-         Quer apostar?


Dick ficou abismado com a auto-confiança de Steve, mas não quis dar o braço a torcer.


-         Você perderia a aposta e eu meu dinheiro, esqueça.

-         Eu me responsabilizo por eles.

-         E se eu tiver prejuízo depois?

-         Deixe os dois nas minhas mãos e eu mostrarei resultados.

-         Steve,,,.

-         Estou apostando a minha carreira nesses dois Dick James, você me trouxe aqui pra empresa para isso não?  Entregue a dupla e me responsabilizo


Cansado de ouvir e querendo ver o fim daquilo, Dick acabou cedendo...


-         São seus... me deixe em paz...

-         Agora você, enfim, disse algo inteligente !

-         Hein?


Steve saiu deixando Dick falando sozinho, rapidamente chamou Elton e Bernie  em seu escritório



Reg Dwight e Bernie Taupin tinham um talento diferente, definitivamente NÃO ERAM COMERCIAIS.









BOX STEVE BROWN
http://www.stevebrown.info/
O Londrino Steve Brown começou sua carreira com Sir Elton John tendo sido produtor de vários talentosos artistas incluindo ABC, George Michael (Wham!), Alison Moyet, Haysi Fantasi, Freddie Mercury (Queen), The Alarm, The Cult, The Manic Street Preachers, The Pogues e gravou com alguns dos mais extraordinários nomes ao redor do planeta.




Steve recentemente produziu o álbum Daymaker álbum para o cantor e compositor Winter Roberts tendo gravado também recentemente o álbum de estréia de VWF lançado no verão de 2007.

Os últimos trabalhos de STEVE BROWN incluem a pré produção de trabalho do cantor e compositor e virtuoso instrumentista e guitarrista Jackson Scott.


Steve é um dos membros que fundaram a W.A.R. (Worldwide Aid Recordings) uma gravadora que certamente irá atuar como ajuda à uma nova geração de talentos da musica. 


Resumo Histórico



  • Juntou-se a banda de Elton John como empresário em maio de 1972
  • Juntou-se a Phonogram Studios London em Setembro de 1972 como assistente de engenheiro de som
  • Se tornou um engenheiro de som profissional em 1979 gravando com grandes orquestras e bandas trabalhando com Thin Lizzy, Dire Straits, The Boomtown Rats and The Sex Pistols em estúdio. 
  • Trabalhou com Tom Hidley (Westlake/Eastlake Audio) como auxiliar de estúdio e depois fundou a Chappells Recording Studios em Bond Street.Como resultado foi contratado pela Philips/Siemens electronics (Selo a qual faz parte a Phonogram em Eindhoven Holland) para trabalhar nos estúdios de gravação ao redor do mundo.
  • Começou a trabalhar como produtor para a Phonogram em 1980 produzindo os trabalhos iniciais de ABC
  • Se tornou um produtor Free Lancer a partir de 1981

hello.jpg




Década de 70 na Phonogram Studios London.

uk music producerCréditos nos seguintes álbuns, dos artistas:
Roy Wood's Wizzard (See my Baby Jive / Angel Fingers /I Wish it could be Christmas Every Day/ Wizzards Brew album)
Thin Lizzy ("Suicide" álbum inc. Rosalie)
Dire Straits (live recordings)
Graham Parkers Rumour ("Live at Marble Arch")
The Boomtown Rats ("The Boomtown Rats" & "Tonic for the Troops" álbuns. Robert "Mutt" Lange producing)
City Boy (City Boy album. Robert "Mutt" Lange producing)
"PUNK" ( Existem várias bandas a serem citadas , mas seu principal trabalho foi com SEX PISTOLS on Johnny Thunders project)
The Romantics (2 álbuns incluindo o segundo lugar nos EUA com o sucesso: "What I Like About You")
Steve Forbert ( Sucesso nos EUA com a canção: "Little Stevie Orbit")
Joan Armatrading ( Sucesso nos EUA com o disco: "Walk Under Ladders". Steve Lillywhite producing)


Após se tornar Engenheiro de som na década de 80...


ABC ("Tears are not Enough" FICOU ENTRE OS 20 MAIS EXECUTADOS)
Wham! ("Fantastic" chegou ao 2º lugar. Os compactos de sucesso incluíram  "Young Guns" "Bad Boys" "Club Tropicana")
Blue Rondo a la Turk (Hit álbum "Bees Knees & Chickens Elbows")
Joey Ramone & Holly Vincent (Cult cover de "I Got You Babe")
Haysi Fantayzee ( Hit álbum "Battle Hymns for Children Singing")
The Cult ("Love" álbum chegou ao 4º lugar incluindo a canção "She Sells Sanctuary" & work on "Electric" álbum "The Manor Sessions")
The Angels ("Howling" hit Australian album)
Boom Crash Opera ("Great Wall" & "Hands Up" hit Australian singles)
Then Jerico ("Muscle Deep" hit single & álbum)
Balaam & the Angel ("Live Free or Die" & "Days of Madness").
The Godfathers ("Birth School Work Death" hit single & "Unreal World" album)
Alison Moyet ("Love Letters" chegou ao 4º lugar na parada natalina)

Nos anos 90 ...

Nuclear Valdez (Alguns criticos comentam de sua habilidade em gravar esse álbum como produtor, por ter sido muito experimental e diversificado. O single "Dance Where The Bullets Fly", foi transmitido em um programa popular de tv o , Melrose Place levando o grupo para os 40 mais tocados).
Freddie Mercury ("The Great Pretender" chegou ao 4º lugar duas faixas de sucesso)
Manic Street Preachers ( chegou ao 4º lugar "Generation Terrorist" 5 hit singles nesse álbum, incluindo "Motorcycle Emptiness" & from The Holy Bible album "Yes" & "She is Suffering")
The Pogues ("Pogue Mahone")
Mansun
The Gyres (Primeiro álbum da banda. um verdadeiro rock/pop álbum britânico.)

2000 até hoje:

The Snowdogs the Deep Cuts, Fast Remedy album para Victory Records, Chicago, EUA lançado em setembro de 2003

The Alarm "In the Poppy Fields". Leia mais sobre isso .






A dupla atendeu o chamado de Steve, temerosos. Sabiam que as coisas não iam bem, desde que Caleb havia deixado a empresa e não tinham muita certeza de que Steve fosse diferente de Dick e suas exigências, pois seu contato com eles ainda era muito restrito ao estúdio e bem profissional. Tentar ver no novo produtor um outro Caleb era quase um sonho.

 No escritório, com paciência, Steve começou a expor seus pontos de vista.


-         Vocês não estão se dando bem aqui, pelo que pude perceber, não é verdade? Eu ouvi o último material de vocês e... ele deixa muito a desejar...

-         Nós fazemos ou...Tentamos fazer o que o contrato pede: músicas comerciais que possam entrar na lista das 30 mais. Tentamos...

-         Pois podem parar de tenta, falou Steve acariciando seu bigode.



Aquilo gelou a espinha de Reg.” Parar de Tentar” era o mesmo de “estão na rua”?



-         O que você quer dizer com isso? Perguntou , assustado.



Steve percebeu o receio do rapaz e... sorriu.



-         Calma! Eu não estou colocando vocês na rua... apenas vou dispensá-los, digamos... por algumas semanas.

-         Dispensar? ... meu Deus... disse baixo.

-         Acho que não está dando para entender, Steve, interferiu Bernie, um pouco mais calmo. Dispensar pra que?

-         Acho que deveriam escrever aquilo que viesse à cabeça. Coisas que saiam de vocês e não o que lhes mandam a fazer. Quero que criem tudo que puderem e depois me tragam. O que fazem agora não é vocês. Todo mundo sente isso.. Vocês não querem ficar a vida inteira escrevendo lixo, querem? Ainda mais para outras pessoas gravarem...

-         Esta falando sério? Disse Reg, animado.

-         Claro !

-         E o Dick, sabe disso, perguntou Bernie.

-         -Sabe e concorda, vou produzi-los. O que me dizem?

-         Você está arriscando na gente? Arriscando por nós... como o Cal?

-         - Nem apostando, nem arriscando, estou confiando e sei que podem dar resultado, se quiserem e trabalharem para isso, agora não percam tempo olhando para mim como se eu fosse um extra-terrestre, vão para casa e só voltem aqui com um disco na mão!



Reg Dwight e Bernie Taupin saíram do prédio da Dick James Music pisando em nuvens...



Era uma luz, no fim do túnel...



As semanas que se seguiram foram utilizadas apenas para a elaboração de músicas criadas pelas mentes, agora livres, de Reg e Bernie. As canções foram surgindo de modo espontâneo.





Bernie estava morando na casa de Elton e Sheila, depois de entregarem o apartamento que viviam com Linda Woodrow. Depois de algum tempo resolveram se mudar para um apartamento em Northwood, grande o suficiente para caber toda a bagunça de ambos. A coleção de discos de Reg aumentava a cada dia, além disso, adorava colecionar revistas, sem contar as de música havia clássicos da literatura inglesa e mundial em 96 volumes! Havia também os mestres da pintura , aos quais admirava muito.


Frome Court

Casa da adolescência de Elton John, onde a dupla de compositores se inspiraram na canção "Writting"

Frome Court
Clique para ampliar a imagem. Copyright 1975 This Record Co. Ltd.


Frome Court in 1975
Clique para ampliar a imagem. Copyright 1975 This Record Co. Ltd.

 
Pinner Road
Pinner
London
England

Nessa casa, Reginald Dwight viveu com sua mãe e padrasto da idade de 15 anos até seu sucesso inicial como Elton John em 1971.

Aqui, Elton e seu letrista  Bernie Taupin escreveram seus sucessos de inicio de carreira como "Your Song," "Skyline Pigeon," "Levon," e "Tiny Dancer."

Frome Court é um condomínio composto de oito apartamentos ( dois dos quais estão aqui representados na foto ao lado, sendo um em cima e outro abaixo). O apartamento do topo esquerdo é o #3A,  onde Elton vivia com seu padrasto,  Fred Fairebrother e sua mãe. Foi aqui que Elton conviveu com Bernie Taupin. Durante os fins de semana escreviam as canções. Essa experiência cominou na letra da canção "Writing"  do álbum de 1975 Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy.





















Foto Acima: Bernie e Elton imitam a celebre cena do filme "HELP" da banda The Beatles, no pátio do condomínio em que viviam em 1968. Observe a barba de Elton, imitando John Lennon no álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band"




Reg continuava a juntar dinheiro fazendo “backing vocals” e “demotapes” para outros artistas nas sessões de gravações, como músico de estúdio. Logo começou a receber atenção de alguns deles.

Roger Cook e Roger Greenaway eram também editores de músicas além de cantores e começaram a encorajar Reg e Bernie.

Para apóia-los Roger Cook, lançou seu primeiro disco solo com uma canção da dupla, o compactoSKYLINE PIGEON, que desafortunadamente não teve boas vendas.

A cada semana os dois apareciam com o material já esperado por Steve  Gostou muito da cançãoLADY SAMANTHA e resolveu produzir um compacto com ela.










Nascido em Bristol, Inglaterra, mas tendo gasto a maior parte de sua carreira como cantor e compositor em  Nashville, Tennessee, Estados Unidos, Roger Cook recebeu muitos premios, incluindo cinco Ivor Novello awards.


http://www.rogercook.com/




Roger é membro da  SODS (Society of Distinguished Songwriters)
e é o único cantor britânico a entrar na
The Nashville Songwriters Hall of Fame.







A sessão de gravação não agradou Reg, mas Steve gostou e mostrou o novo talento a seus amigos da BBC e eles também gostaram. O compacto foi lançado em 17 de janeiro de 1969 e para a alegria de todos vendeu aproximadamente 20 mil cópias.

Tudo tinha que ser feito com muita calma. Antes de partir para algo mais sério era preciso testar a dupla um pouco mais e Steve teve a idéia de lançar outra de suas canções como outro compacto: IT´S ME THAT YOU NEED, que não voou tão alto quanto Reg esperava, mas levou ele diretamente ao seu maior sonho: o primeiro LP e foi Steve quem lhes deu a fulgurante noticia.


Nota: a introdução da canção "Just Like Strange Rain" fez parte do seriado da Tv Globo "Ciranda Cirandinha" A criação da série foi de Paulo Mendes Campos, a direção é de Daniel Filho. A série foi exibida entre 26 de abril de 1978 e 11 de outubro de 1978.
Elenco
Ator
Fábio Junior
Denise Bandeira
Jorge Fernando
Lucélia Santos
Personagem
Hélio
Susana
Reinaldo
Tatiana

-         Eu disse que daria certo, não disse? Falou Steve, diante dos olhos brilhantes de alegria dos dois rapazes.
-          Eu nem acredito, disse Reg, com o coração batendo forte.
-         Só que gostaria que vocês não perdessem a humildade e não tirassem os pés do chão ainda. As coisas não dão certo se a gente age assim. Antes de qualquer pensamento, muita responsabilidade, se perdermos essa oportunidade Dick James pode não querer me ouvir da próxima vez.
-         A gente sabe disso, Steve, Já temos muito a agradecer, pelo voto de confiança que depositou em nós e toda sua paciência, não vamos jogar fora essa oportunidade.
-         É isso que eu quero. Já temos muita coisa pronta, o que nos dá tempo para escolhermos o melhor material, com bastante calma. Temos que arrumar bons músicos, o que não vai ser difícil,...

 










<


Just Like Strange Rain Lyrics
Lyrics:Elton John :: Just Like Strange Rain Lyrics
I looked up from my glass into the sky
There’s no one in my comic book to buy
Calendar swung on the wall held by a rusty nail
Down came the strange rain and washed my thoughts away

So stop in the sky and tell me why
You’re changing your colours before my eyes
Yellow, blue, green and grey
Settled on the window pane

It made the rain that came seem strange
Just like strange rain
It made the rain that came seem strange
Just like strange rain

Still I sit beside the fire and watched as it fell
Come in colours from above into my citadel
My eyes are all embriodered with the rainbow you have made
And now it seems as though it’s just, just like strange rain








Menu dos Capítulos

Capítulo 01 clique aqui  Prefácio Pinner
Capítulo 02 clique aqui  Nasce Elton John
Capítulo 03 clique aqui  Nasce Bernie Taupin
Capítulo 04 clique aqui  O vaqueiro Sujo
Capítulo 05 clique aqui  Bitter Fingers ( Bluesology)
Capítulo 06 clique aqui  SURGE LONG JOHN BALDRY
Capítulo 07 clique aqui  O encontro com Bernie Taupin 
Capítulo 08 clique aqui  Torre de Babel
Capítulo 09 clique aqui  Alguém salvou minha vida essa noite
Capítulo 13 clique aqui  Elton encontra o sucesso
Capítulo 16 clique aqui  Surge Davey Johnstone
Capítulo 17 clique aqui  Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui  Château D´Hierouville
Capítulo 19 clique aqui  HONKY CHATEAU

Deseja ser avisado dos novos capítulos via e-mail? escreva para editor@eltonjohnscorporation.com e solicite o alerta para BIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui aguardando seu comentário para essa postagem, fique à vontade:

map visitors


Elton John´s Pics