share

slideshow - MUTE , No sound

domingo, 17 de julho de 2011

ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 013



A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.


ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 013:



Elton John em Doug Weston 's Troubadour






Chegou , finalmente, o dia do embarque. Eles chegaram em uma manhã de 25 de agosto de 1970 em solo Norte-Americano, uma terça-feira.



Foram recebidos pelo pessoal da gravadora, repórteres convidados e Norman. O percurso do aeroporto até o hotel foi feito em um ônibus vermelho de dois andares , estilo Londrino, idéia esta partido da cabeça criativa de Norman. Se era para aparecer...





Elton obedecia a tudo aquilo que Norman pretendia fazer, mas intimamente achava aquilo tudo sem sentido. Em seus pensamentos se preparava para um possível fracasso, naquela noite. Se o show não fosse um sucesso poderia andar pelas ruas como um mero turista.



A industria de Hollywood estava acostumada com nos descobertas. Toda semana um artista novo surgia com fanfarras e festejos no Roxy ou no Whiskey ou mesmo no Troubadour, no meio de uma multidão de pessoas (escritores, disc-joqueis, executivos do disco, divulgadores...) mas eles apenas apareciam nesses eventos para serem vistos ou verem pessoas de seus interesses e aos novos artistas, a quem eles vinham ouvir, nem prestavam atenção ou esqueciam no momento que voltavam para casa, satisfeitos pelo acontecimento social.





BOX DEE MURRAY




Dee Murray
Nome David Murray Oates
Nascimento 03 de abril 1946
Local Southgate, London, England
Óbito 15 Janeiro 1992 (aos 45 anos) em
Vanderbilt University Medical Center, Nashville, Tennessee, EUA
Gênero Rock
Atividade anos 60 até 1992
Artistas com quem trabalhou Elton John, Procol Harum, The Mirage, Spencer Davis Group









Dee Murray foi muito conhecido como membro da banda de Elton John's . Murray nasceu como David Murray Oates em Southgate, Londres em 1946. Antes de se juntar a Elton John, Murray (e o baterista Nigel Olsson) eram membros da Spencer Davis Group entre 1969-1970. Murray e Olsson fizeram juntos a primeira aparição em disco de Elton John no album 11-17-70 , seguindo depois para o álbum Tumbleweed Connection. Eles foram os membros da época dourada de Elton John nos anos 70 como nos álbuns Goodbye Yellow Brick Road.






Após deixar a banda de Elton em 1975 Murray em 1977 Murray fez tour com Procol Harum nos Estados Unidos, promovendo o disco: Something Magic.





















FOTO DO GRUPO PROCOL HARUM COM DEE MURRAY

Após uma longa batalha contra um câncer de pele. Murray morreu aos 45 anos no Vanderbilt University Medical Center em 1992.









Esse era o tipo de atmosfera que cercaria o TROUBADOUR , na noite de 25 de agosto , no show de estréia de Elton John em solo Americano. Seu medo não era infundado, era mais um entre centenas, uma chance em um bilhão.






Recorte de jornal original do concerto de Elton John, David Ackles & Fairport Convention (com Richard Thompson) no Doug Weston´s Troubadour em Los Angels.


The Troubadour

O clube noturno em Los Angeles onde Elton John iniciou seu sucesso em Agosto de 1970




9081 Santa Monica Boulevard
West Hollywood, California 90069
United States

NESSE LOCAL em Agosto de 1970, Elton John tocou pela primeira vez nos Estados Unidos. Neil Diamond o apresentou para a platéia, composta de várias celebridades e membros da música. A partir dessas série de apresentações no local Elton passou a ter sucesso instantâneo


A banda foi para o clube e o público começava a chegar.

No camarim , Elton andava de um lado para o outro, não conseguindo esconder o nervosismo.






A foto acima foi tirada no camarim antes desse show ... a foto foi a capa do futuro álbum de Elton "Honky Chateau", em 1972








No web site: http://eltonjohnreview.vilabol.uol.com.br/


você pode ver mais fotos dessa época em entrevista para John Coleman em "Friends Magazine" feita em outubro de 1970 e publicada em 1971 - clique no link acima e nova janela se abrirá


Friends Nº15
2nd. October 1970
pages 16 to 17
by John Coleman



Na platéia estavam muitos artistas da música americana como Johnny RIVERS, Carole King, Bob Dylan e um dos preferidos de Elton: Leon Russell.




Dee e Nigel entraram primeiro e logo depois surgiu Elton, vestido numa camiseta vermelha, na qual estava escrita a palavra ROCK AND ROLL, em letras brancas. A gigantesca platéia começou a fazer comentários.



Foto do show de 25 de agosto de 1970






Elton John se apresentou nessa noite com duas camisas diferentes, a primeira, na foto ao lado com mangas com estrelas, diferente da preta, abaixo, escrito "Rock'n'Roll


Elton sentou no piano e sentiu, sem ver, a expectativa das pessoas. Esse seria seu ponto crucial. Se não fizesse sucesso nessa noite e aparecesse nos jornais no dia seguinte certamente não teria mais o apoio financeiro de Dick James e sua carreira poderia vir a terminar.




Foto do show

Suas mãos pousaram levemente no teclado e os primeiros acordes de YOUR SONG deslizaram pelo ar. A canção serviu para desmanchar as caras feias e foi aplaudido no final. Tocou outras composições como SIXTY YEARS ON, SKYLINE PIGEON, LADY SAMANTHA e, ao final de cada uma, novos aplausos, de forma bem moderada.




TAKE ME TO THE PILOT, novamente ela, seria para esquentar os ânimos... Elton tocou essa canção de pé. A agitação começou a tomar conta da platéia e viram as pessoas batendo palmas. Ao final da cancã parou para agradecer os aplausos, agora bem mais calorosos, e ao levantar viu LEON RUSSELL na primeira fila.



Seus olhos se arregalaram ao ver, ali, em seu show, seu astro favorito na ocasião.



Leon percebeu a emoção do rapaz e gritou:



- Continue! Está indo bem !



Ainda tonto Elton voltou ao piano e incorporou os personagens, como no show frio da França , de seu ídolos de infância. Elton voltou-se ao piano e começou a tocar Burn Down The Mission , Rock´N´Rool Madonna , só que agora uma onda elétrica tomou conta de seu corpo e ninguém mais o reconheceu. Ele se empolgou e, como nos velhos tempos de Pinner, diante do espelho, deixou as vibrações de Jerry Lee Lewis e Little Richards tomarem conta de seu corpo.



Chutou o banquinho longe, pulou, tocou com os cotovelos, punhos e os pés,pulou sobre o piano, caiu, levantou-se e parecia estar possuído por algum demônio do Rock.





Foi o delírio e o triunfo para o garoto complexado de Middlesex!



No final da apresentação todos os aplaudiram de pé. Elton teve que ficar muito tempo agradecendo os aplausos e seus olhos se fixavam em Russell, o tempo todo. Para sua surpresa o cantor o cantor aproximou-se do palco e disse:



- Vá até minha casa, amanhã.



Elton só conseguiu balança a cabeça, aceitando o convite. Saiu do palco enquanto as cortinas se fechavam.



Nos bastidores a festa foi geral. O primeiro a o abraçar foi Bernie. Depois, apertos de mão sem fim. Norman foi apresentando, citando o nome da cada personalidade que faziam fila para o cumprimentar pelo show.





Elton John Troubadour 1970 por eltonjohnscorporation7 no Videolog.tv.


Nesse vídeo retirado do DVD TWO ROOMS você pode apreciar trecho desse show e matérias do jornais de época além de entrevistas com Bernie Taupin e Eton John



O Dia Seguinte:



No segundo dia após o show os jornais estampavam as seguintes manchetes:

“ELTON JOHN – UM TALENTO ESPETACULAR”

em outro:

“ELE CONSEGUIU FAZER A SISUDA PLATÉIA CANTAR, BATER OS PÉS E AS MÃOS COM ELE NA ÚLTIMA CANÇÃO”







CRITICAS DO SHOW DA ÉPOCA:
Robert Hilburn escreveu em 27 de agosto no Los Angeles Times:
· Regozijai. O Rock que tem atravessado um período bastante ruim recentemente, tem uma nova estrela: Elton John, um Inglês de apenas 23 anos que fez seu Debut terça feira à noite no Troubadour foi magnifico.
· ... Sua música é tão original que é óbvio que ele não é meramente enquadrado dentro de um determinado campo (como blues ou rock) mas, como Randy Newman e Laura Nyroentre outros, cria seu próprio campo... Ele tem, para falar a verdade, flertado com o country, rock, blues, folk e outras influências, mas ele os mixou à sua maneira. O resultado são os mais variados tipos de textura que seu trabalho desafia uma classificação . . .
· Enquanto sua voz se assemelha a Jose Feliciano, temos também toques de Leon Russell and Mick Jagger...
· As canções de John são co-escritas com o letrista Bernie Taupin, cujas letras muitas vezes captam o mesmo atemporal, espírito e objetivo de Band's Robbie Robertson . . .
· Além do seu canto, melodias e arranjos há um certo sentido do absurdo . . . que é remanescente de astros da década de 50. . .
· Até ao final da noite, não havia nenhuma pergunta sobre o talento e potencial de John.
· A noite de terça no Troubadour estava apenas começando. Ele está propenso a se tornar um dos maiores astros da história.



Kathy Orloff, Chicago Sun Times

· "Ele já havia se tornado um astro antes do final do show."

· "O futuro parece incrivelmente brilhante para John."

John Gibson, Holywood Reporter

· "Não é frequente que alguém receba uma ovação de pé, no Troubadour, mas Elton John teve - duas vezes.




No dia seguinte houve uma recepção organizada por Norman e a imprensa estava lá para conhecer Elton John e fazer perguntas.

Bill Graham ofereceu a Elton 5.000 dólares para que ele fizesse uma apresentação no Filmore West. Elton estava nos jornais e na boca do povo. Aquele seria seu inicio e sua tour no Troubador durou um mês.


Os dias que passaram foram apenas deles e de Bernie como turistas. Estavam maravilhados com tudo que viam. Fizeram muitas compras, foram a Bervely Hills, Hollywood e à Disneylândia, tudo dentro do estranho ônibus de dois andares estilo inglês, que já por si só já era uma grande promoção, pois não era comum na cidade.




“Sabe o que parece? Esses filmes de Hollywood em que o pobre garotinho vira astro da noite para o dia”


Elton John,sobre sua apresentação no clube Doug Weston 's Troubadour de Los Angeles em 25 de agosto de 1970, onde conquistou instantaneamente o estrelato , sendo abraçado pela critica





Janice e uma jovem chamada MAXINE FIELBEMAN os acompanhavam, como cicerones. Bernie se interessou pela loira, Maxine e logo fizeram amizade.




A turnê corria em ritmo cada vez mais animador. O publico da América parecia se apaixonar cada vez mais pelo estilo ainda tímido de Elton.


Elton começava a gostar dessa popularidade e da oportunidade de comprar tudo que achava bonito. Discos e Discos eram a festa de Elton.



No final de setembro a necessidade de voltar para a Inglaterra. Todos já estavam com saudade dos Estados Unidos, antes mesmo de sair do país. Bernie estava com forte relacionamento com a amiga chamada Maxine, não foi fácil dizer adeus.


De volta à Inglaterra, as coisas estavam mudadas Seu nome estava divulgado pela imprensa e sua canção YOUR SONG e seu LP ELTON JOHN retornaram às paradas de sucesso.




O show de retorno ao solo inglês foi no ROYAL ALBERT HALL.





No capítulo 14 de Elton John Documento:

- Elton John vira Superstar com o álbum TUMBLEWEED CONNECTION
- Bernie Taupin se casa com Maxine Fiebelman
- A guinada de sua obra em HONKY CHATEAU
- A chegada de DAVEY JOHNSTONE na banda
- Escute todas as músicas on-line de 04 álbuns de Elton John





Menu dos Capítulos

Capítulo 01 clique aqui Prefácio Pinner
Capítulo 02 clique aqui Nasce Elton John
Capítulo 03 clique aqui Nasce Bernie Taupin
Capítulo 04 clique aqui O vaqueiro Sujo
Capítulo 05 clique aqui Bitter Fingers ( Bluesology)
Capítulo 06 clique aqui SURGE LONG JOHN BALDRY
Capítulo 07 clique aqui O encontro com Bernie Taupin
Capítulo 09 clique aqui Alguém salvou minha vida essa noite
Capítulo 13 clique aqui Elton encontra o sucesso
Capítulo 16 clique aqui Surge Davey Johnstone
Capítulo 17 clique aqui Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui Château D´Hierouville
Capítulo 20 clique aqui Não atire em mim sou apenas o pianista

Deseja ser avisado dos novos capítulos via e-mail? escreva para editor@eltonjohnscorporation.com e solicite o alerta para BIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui aguardando seu comentário para essa postagem, fique à vontade:

map visitors


Elton John´s Pics