Notas a respeito do Sucesso de Elton John nos Estados Unidos
Bernie Taupin é um dos principais fatores para o sucesso de Elton
John nos Estados Unidos, e daí para o mundo.
Ao chegar em 1970 à América Elton John não era um artista situado com
os temas ou universo americano, em geral.
As canções encontradas no álbum "ELTON JOHN" eram sérias e SOTURNAS
(First Episode At Hienton), beirando, o trágico (The King Must Die).
Em questão de poucas semanas após sua chegada BERNIE TAUPIN entendeu
que o caminho que Elton John deveria trilhar não deveria ser esse: De
ser um compositor lúgubre.
Encarregou-se, então, de traçar toda um percurso para suas carreiras:
Adotou, então, temas folclóricos, tradicionais da cultura norte-
americana. Os sonhos, desejos, vontades, atitudes, história, lendas e
artes passaram, então, a ser uma constante em sua obra.
TUMBLEWEED CONNECTION era o primeiro álbum, na seqüência, a retratar
toda a cultura norte americana. Um álbum COUNTRY, FOLK onde o
espírito aventureiro americano era reinante.
Canções como: Ballad Of A Well-Known Gun , Country Comfort ,Son Of
Your Father ,My Father's Gun ,Where To Now St. Peter? Amoreena,
Talking Old Soldiers e Burn Down The Mission, especificamente
(retirei algumas faixas) representam a ALMA norte-americana, seja seu
gosto pelas armas, as guerras civis, retratadas por conversas
narrativas, seja pelas canções românticas que retratavam o ambiente
rural.
Os encartes, também, complementavam essa sintonia entre canção e
letra.
No encarte do LP em BURN DOWN THE MISSION existe uma imagem de
soldados erguendo a bandeira americana, em clara alusão à guerra
civil entre o norte e o sul. Apesar de a tradução da canção não ter
uma linha definida e clara, julgo, ainda (posso estar errado) que o
tema centrado ali é a guerra civil.
BURN DOWN THE MISSION
(INCENDIEMOS A IGREJA)
Você diz que há um anjo em sua árvore
Ele disse que veio pra me convocar?
Pois as coisas estão ficando desesperadas lá em casa
Vivendo na Paróquia dos caras mais inquietos que conheço
Traga sua família pro lado do rio
Olhe pra oeste pra ver onde esconderam os estoques
Por trás de quatro paredes de pedra o homem rico dorme
Chegou a hora de tocarmos fogo em suas posses.
Incendiemos a Missão (Igreja Missionária)
Se quisermos ficar vivos
Assista a fumaça escura voar pro paraíso
Veja a chama rubra iluminar o céu
No meio da floresta os esquilos estão passeando hoje
Minha mulher chorou quando me levaram embora
Mas o que mais eu podia fazer para aquecê-la,
A não ser queimar, queimar, as paredes da Igreja.
*****************
Veja bem que os termos "Ele disse que veio pra me convocar?" e "Minha
mulher chorou quando me levaram embora" refere-se à convocação ao
exército. A ilustração junto à canção complementa esse meu
raciocínio, que não quer dizer que seja o correto.
A resposta do povo americano foi imediata: levou Elton John
rapidamente ao topo das listas em um álbum nada comercial. Agora
Elton John era CULT.
Na mesma velocidade de seus lançamentos Elton John retratou o
universo norte-americano com presteza em canções como HONKY CAT,
HERCULES, INDIAN SUNSET, ROCKET MAN - Em plena corrida espacial norte-
americana, e assim por diante.
Bernie Taupin, novamente, poderia ao invés disso ter tornado seu
trabalho sério demais caso prosseguisse a optar por temas sisudos
como no álbum "ELTON JOHN", e sua carreira, talvez, não seria a mesma
caso não ocorresse uma identificação com o público alvo.
A partir de HONKY CHATEAU Elton John obteve 07 álbuns
consecutivamente em PRIMEIRO LUGAR nos Estados Unidos, sendo 06 pela
Billboard. BLUE MOVES não chegou em primeiro lugar pela Billboard,
mas sim pela CASHBOX e RECORDWORLD, mesmo assim, somente nos
primeiros dias de seu lançamento, em forma relâmpago. O erro foi não
terem inserido a canção de maior execução de 1976 no disco: DON´T GO
BREAKING MY HEART.
Erro lamentável.
Elton dividia com Paul MacCartney o lugar de astro pop número 1 do
mundo.
Obteve sucessos monstruosos na década de 70 como CROCODILLE ROCK, que
alcançou o primeiro lugar no mesmo dia de seu lançamento e
PHILADELPHIA FREEDON e BENNIE AND JETS nas paradas de música negra.
Na verdade com BENNYE AND JETS Elton John se tornou o primeiro cantor
BRANCO a ter um PRIMEIRO LUGAR nas paradas de música NEGRA.
Avançando um pouco no tempo o disco MIX THE THOM BELL SESSIONS foi o
primeiro disco MIX a entrar na parada de LPS nos Estados Unidos!
Não há duvida que Elton John é um dos artistas mais populares dos
EUA, até hoje.
Mesmo saindo de seu auge ele ainda consegue arrastar multidões em
seus concertos, como vimos no vídeo transmitido pela ABC de 2004, com
estádio lotado, fãs adolescentes na fila do gargarejo.
Em termos de vendas no mercado norte-americano foi de lá que obteve
seus maiores resultados.
Até 1978 havia obtido 20 álbuns de platina e 10 compactos foram Ouro,
uma boa média em comparação de seus contemporâneos.
O primeiro desses compactos foi CROCODILE ROCK, sua primeira canção a
obter o 1º lugar nos Estados Unidos.
Seu primeiro álbum a ganhar disco de ouro foi o LP "ELTON JOHN". 02
compactos foram lançados desse lp: Um deles foi BORDER SONG e o outro
TAKE ME TO THE PILOT. No segundo os disc-jóqueis americanos
preferiram optar pelo lado B do compacto, algo muito difícil de
ocorrer, pois a canção carro-chefe de um compacto está, claro, em seu
lado A. Em vez de tocarem TAKE ME TO THE PILOT os radialistas optaram
por YOUR SONG, o lado B do compacto e obteve aclamação popular. O
compacto obteve grande sucesso e impulsionou re-lançamentos em 1970,
sendo que BORDER SONG foi re-lançado no começo do ano pelo selo
CONGRESS.
Nesse ano Elton John se lançou como compositor no país, sendo
denominado como o 'NOVO GRANDE TALENTO ".
1971 trouxe o lançamento de 04 álbuns e por conseqüência, um excesso
de exposição. Adotado pela critica, elogiado por vários superstars,
só lhe faltava o salto decisivo para a fama. Assim, em janeiro desse
ano Elton John volta à carga com um novo lp: TUMBLEWEED CONNECTION. O
objetivo era recriar a América e o disco tinha tudo para isso, se
inclinando para o CONTRY & WESTERN. O oportunismo do título era
claro: o filme THE FRENCH CONNECTION (Operação França), um clássico
no cinema do ano anterior, ganhando um OSCAR, se somava ao sucesso
das tiras WESTERN dos TUMBLEWEEDS (Aqui no Brasil intituladas
como "KID FAROFA"), quadrinhos de enorme aceitação nos Estados Unidos.
TUMBLEWWED foi para a América e para os americanos, diretamente em um
contexto sobre sua cultura.
Naquele mesmo ano Elton lançou canções bem rock´n´roll, diferentes
das lançadas em TUMBLEWEED: BAD SIDE OF THE MOON e ROCK´N´ROLL
MADONNA eram canções que revitalizaram seu repertório.
Elton, apesar de ter surgido na década de 70, tinha muita influencia
da década de 50. Quando tocou em Nova York foi ovacionado pelos
arranjos do álbum ELTON JOHN. Todos o achavam muito poético. Elton
disse que a música americana oferece a ele uma dimensão das canções
da década de 50, como Penny Valentine disse em WEEKLY SOUNDS:
"Elton têm o Vaudeville e o funk para o gosto de Los Angels, onde o
consideram um mestre do Rock´n´Roll".
HONKY CHATEAU foi o primeiro álbum a alcançar o primeiro lugar e
ficou nessa posição por 5 semanas, em 1972. Após esse ano obteve,
como citado anteriormente, seu primeiro compacto em primeiro lugar,
Crocodile Rock, que chegou a essa posição no MESMO DIA DESEU
LANÇAMENTO. Foi retirado do lp DON´T SHOOT ME I´M ONLY THE PIANO
PLAYER, ambos foram lançados pela MCA, sua nova distribuidora, na
época.
Originalmente os seus primeiros lançamentos nos Estados Unidos foram
realizados em selos de musica tipicamente NEGRA. Na MCA Elton estaria
mais próximo de seu público, de musica pop e rock´n´roll. Antes seria
como lançar uma música GOSPEL em um selo FUNK.
Apesar disso ele era conhecido como MR. SUPERFUNK, por canções como
TAKE ME TO THE PILOT e BAD SIDE OF THE MOON e , claro, logo depois
com BENNY AND THE JETS e a clássica PHILADELPHIA FREEDON.
Don´t Shoot Me… foi lançado no inicio de 1973 e DANIEL fez com que
Elton obtivesse seu segundo primeiro lugar nas paradas (Obs: pela
Billboard os compactos DANIEL, GOODBYE YELLOW BRICK ROAD e DON´T LET
THE SUN GO DOWN ON ME chegaram em 2º lugar), pela CASH BOX.
Elton lançou no final de 73 o compacto avulso, STEP INTO CHRISTMAS,
uma oferenda ao natal, que apesar de não ter obtido um primeiro lugar
nas paradas obteve o PRIMEIRO LUGAR nas paradas de canções natalinas
desse ano.
Durante esse período uma rádio de Detroit, Michigan, chamada CKLW foi
a grande responsável pela divulgação de uma canção do álbum duplo
GOODBY YELLOW... e de fato "forçou" o lançamento de uma canção como
compacto. Era "BENNY AND THE JETS", que se não fosse por essa rádio,
nunca teria virado um compacto de sucesso e se transformado em um de
seus maiores hits.
Para Elton foi uma grande experiência e se tornou o primeiro artista
branco a entrar nas paradas de sucesso de música negra, obtendo um
primeiro lugar nas paradas convencionais, com vendas acima de 2
milhões de cópias. Benny and The Jets chegou em 17º lugar nas paradas
de R&B e Elton se apresentou no programa de tv SOUL TRAIN.
1974 trouxe o mesmo sucesso. CARIBOU (Nome do rancho em Colorado,
onde o álbum foi gravado) foi um sucesso surpreendente tal qual ELTON
JOHN GREATEST HITS, uma coletânea de seus maiores sucessos até aquele
momento, que ficou por 10 semanas ininterruptas nessa posição, além
de ser O 1º ÁLBUM DE COLETÂNIA DE SUCESSOS A OBTER ESA POSIÇÃO NA
HISTÓRIA.
Nesse ponto Elton estava no auge em sua carreira. Renovou seu
contrato com a MCA por $ 8.000.000,00 um recorde para a época.
Elton e os Estados Unidos pareciam ter sido feitos um para o outro.
Elton era exibicionista em suas apresentações e ao mesmo tempo os
americanos adoravam esse esplendor. No Anaheim Stadium, não muito
longe da Disneylândia Elton fez um show, em 72, com uma roupa
vermelha, branca, azul (as cores da bandeira americana) e adereços
prateados, pintando seu cabelo em 03 tons. O público adorou. 3 anos
depois ele estaria no DODGERS STADIUM, em Los Angels, e escreveria o
nome do time de maior popularidade do local, os DODGERS em suas
roupas. Essa é a razão por que Elton têm grande popularidade,
mostrando seu amor pela América e pelo que ela representa.
Voltando a 1974 Elton fez algumas regravações, na verdade duas: LUCY
IN THE SKY WITH DIAMONDS e ONE DAY AT A TIME, do lp de Lennon MIND
GAMES. Era, então, o 5º compacto a obter o primeiro lugar nos Estados
Unidos.
Quem conhece a canção original ONE DAY AT A TIME cantada por Lennon
se maravilha ao ouvir a versão de Elton, MUITO SUPERIOR.
DON´T LE THE SUN GO DOWN ON ME foi o 6º compacto a obter o primeiro
lugar e Elton alcançou fronteiras nunca imaginadas.
O LP "EMPTY SKY" foi lançado nos Estados Unidos nessa época e se
colocou entre os 10 lps mais vendidos na época. Esse feito não seria
obtido se fosse lançado em outra ocasião.
PHILADELPHIA FREEDON, um compacto avulso, dedicado à tenista campeã
BILLIE JEAN KING se tornou o 7º compacto a obter o primeiro lugar.
Em maio desse ano ocorre algo inesperado. Em 1967 o lp dos Beatles
SARGET PEPPER´S obteve alta vendagem em pedidos das lojas à gravadora
antes que o lp fosse distribuído. O mesmo se sucedeu com Elton John.
O lp CAPTAIN FANTASTIC AND THE BROWN DIRT COWBOY foi recorde
histórico antes do mesmo chegar às lojas e obteve o primeiro lugar no
mesmo dia de seu lançamento.
No final de maio de 1975 Elton John e Bernie Taupin ficaram
históricos: CAPTAIN FANTASTIC obteve o primeiro lugar nas 03 maiores
paradas de sucesso: BILLBOARD, CASH BOX e RECORD WORLD, com 1,4
milhão de cópias vendidas em 3 dias.
Desde os Beatles ninguém havia obtido tal vendagem antes.
No verão desse ano Elton é incluído no museu de cera de MADAME
TUSSAUD no qual está imortalizado com diversos nomes mundiais como
Charles Chaplin, Elvis, Beatles, Lincoln, etc.
No final de sua ROCK OF THE WESTIES TOUR Elton bate novamente os
Beatles ao tocar durante 2 dias no DODGER STADIUM, onde o grupo se
apresentou na década de 60.
ISLAND GIRL obteve o 8º primeiro lugar e ROCK OF THE WESTIES bateu a
vendagem de CAPTAIN FANTASTIC.
GROW SOME FUNK OF YOUR OWN foi o primeiro compacto desde YOUR SONG a
não se colocar entre os 10 mais da parada. Seria um sinal de que os
americanos estariam cansados de ELTON JOHN?
Não necessariamente.
No meado de 1976 ele cantou com uma contratada de sua gravadora, a
Rocket Records, em dueto: KIKI DEE. O resultado foi DON´T GO BREAKING
MY HEART. Na canção ELTON e BERNIE usaram um pseudônimo: ANN
ORSON/CARTE BLANCHE (usado também no lp ROCK OF THE WESTIES). No lp
BLUE MOVES, na parte interna das letras Bernie está com um broche com
seu pseudônimo, observe.
DON´T GO BREAKING MY HEART foi seu maior sucesso da década de 70 e
seu primeiro 1º lugar na Inglaterra.
A popularidade de Elton começou a cair em 77. Até então ele foi
responsável por 2% das vendas mundiais de disco, o maior em sua
década.
Ele procurou uma nova direção, mas seus fãs não estavam preparados
para mudanças tão bruscas. Nesse ano ele gravou com o produtor dos
Spinners: THOM BELL, mas as canções somente foram lançadas em 1979.
Elton havia proibido o lançamento dessas canções na época.
THE THOM BELL SESSIONS foi o primeiro disco mix na história a obter
disco de ouro e se colocou lado a lado nas paradas de ÁLBUNS.
Em 1979, quando a onda DISCO não estava tão forte lançou VICTIN OF
LOVE, seu trabalho de menor venda. Se este lp fosse lançado em 1977 o
resultado seria outro.
Aos 33 anos e em seu 21º lp (os duplos contavam 2 lps) Elton lançou
21 AT 33 que se tornou um sucesso igual aos seus lps da década de 70,
denominado como A VOLTA POR CIMA DE ELTON JOHN.
DON´T YA WANNA PLAY THIS GAME NO MORE? (SARTORIAL ELOUQUENCE re-
intitulada nos Estados Unidos) foi seu último lançamento pela MCA
THE FOX foi lançado pela sua nova distribuidora a GEFFEN RECORDS. THE
FOX obteve destaque na critica que citou a retomada de composições na
linha de ROCK OF THE WESTIES.
RECORD WORLD apontou, naquele ano, THE FOX como um dos melhores de
1981.
JUMP UP de 1982 obteve aclamação e sua tour americana foi a de maior
bilheteria como afirma a revista ROLLING STONES, de setembro:
"Elton John esgotou a lotação de seus 41 shows, embora o lp JUMP UP
não ter chegado em primeiro lugar... ele está simplesmente em 11º
lugar!! Sua última tour aqui foi em 1979, solo, e ainda assim ele
esgotou a lotação no MADSON SQUARE GARDEN de 3 dias. Acho que é uma
simples questão de saudade... ou sucesso".BARRY BELL -Rolling Stones
Magazine setembro de 1982.
1983 TOO LOW FOR ZERO se torna não apenas nos estados unidos seu
maior sucesso da década de 80...
Robson Vianna
Aldo José Rodrigues maranhão - colaboração nesse texto em 1985,
Associado do ejc na época.
ALAN FINCH do livro: A COMPLETE DISCOGRAPHY
TONY JASPER & DICK TATHAN no livro: ELTON JOHN
Algumas estatísticas são surpreendentes. Elton John foi o PRIMEIRO
artista, depois dos Beatles a ter simultaneamente 04 álbuns no TOP
TEN, ou seja: Entre os 10 mais vendidos nas paradas, ao mesmo tempo.
Quebrou nada menos que 7 recordes seguidos de público no MADSON
SQUARE GARDEN e recebeu o GOLD TICKET em 86 por ter sido o artista
que mais vezes lotou o local, desde sua abertura.
Em 1980 fez ao ar livre no CENTRAL PARK o maior show da história em
público: 400 mil pessoas.
Direto para o Guiness Book.
Sua tour de 1984 foi esgotada em todos os pontos de venda, mas
existiam, críticos ferrenhos ao seu talento:
"APESAR DE ELTON JOHN ESTAR TÃO SÓLIDO COMO PÉROLA EM SEU BREAKING
HEARTS, ALGUÉM AINDA PODERÁ COLOCÁ-LO NO LIMBO".
- Peter Puterbaugh na revista ROLLING STONES de 16/08/84
"Não é motivo de chacota Elton John ter colocado sua" SAD SONGS SAY
SO MUCH "para um anuncio para os jeans SASSON – A música em si já
parece um jingle, para começar (...) Se Elton John não pode mais
voltar (fazer o mesmo sucesso) ele ficará feliz em ser o último a
sair".
- Revista Rolling Stones Yearbook em dezembro de 1984
Nota: Na ocasião Elton fez um anúncio para TV com o vídeo de SAD
SONGS para as calças de Jeans SASSONS, alterando o vocal da
canção: "SASSONS SAY SO MUCH".
Voltando a 1974 a canção: DON´T LET THE SUN GO DOWN ON ME levou Elton
John a ser indicado para o Grammy, o Oscar da canção; o que foi para
ele uma surpresa para ele, pois ele não desejava lançar essa canção,
nem como compacto ou no álbum CARIBOU, achando que esse teria sido
seu pior vocal, em sua carreira. Entretanto, por indicação de seu
produtor GUS DUDGEON a canção foi lançada.
EMPTY GARDEN foi lançada como compacto por seu produtor na época,
CHRIS THOMAS que também acreditou na canção e a mesma também foi
indicada para o Grammy.
NA década de 80 Elton conseguiu se adaptar muito bem a NEW WAVE. O
álbum "TOO LOW FOR ZERO" é calçado na New Wave com as canções
CRISTAL, WIPPING BOY e... SAINT que na verdade era uma balada à moda
NEW WAVE.
Em 1992 Elton conseguiu o que poderia ser considerado para um artista
fora de seu apogeu uma conquista impossível: o álbum THE ONE obteve o
8º lugar nas paradas. Desde BLUE MOVES Elton não tinha conseguido
ficar nas 10 primeiras posições.
Com a trilha sonora do filme REI LEÃO Elton John obteve, novamente,
um primeiro lugar nas paradas.
OUTROS DADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA:
Compacto MAMA CAN'T BUY YOU LOVE conseguiu chegar na 9º posição nos
EUA
Compacto LITTLE JEANNIE chegou em 3º lugar nos EUA
Compacto EMPTY GARDEN chegou em 13º lugar nos EUA
Compacto I GUESS THAT'S WHY THEY CALL IT THE BLUES chegou em 4º lugar
Compacto SAD SONGS (SAY SO MUCH) chegou em 5º lugar nos EUA
Compacto That's What Friends Are For chegou em 1º lugar nos EUA
Compacto NIKITA chegou em 7º lugar nos EUA
Compacto HEARTACHE ALL OVER THE WORLD chegou em 55º lugar nos EUA
Compacto extraido do lp ao vivo LIVE IN AUSTRALIA: Candle In The Wind
chegou em 6º lugar nos EUA
Compacto I DON'T WANNA GO ON WITH YOU LIKE THAT chegou em 2º lugar
nos EUA
Compacto Healing Hands chegou em 13º lugar nos EUA
Compacto SACRIFICE chegou em 18º lugar nos EUA E EM 1º LUGAR NA
Inglaterra
Compacto Don't Let The Sun Go Down On Me com George Michael chegou em
1º lugar nos EUA e INGLATERRA e no MUNDO
Compacto THE ONE chegou em 10º lugar nos EUA
Em 19 de janeiro de 1994 Elton entra para o Rock And Roll Hall Of
Fame
http://www.rockhall.com/induct/johnelto.html
Finalizando:
Elton John, não apenas nos Estados Unidos demonstrou década após
década ser um artista sem precedentes na história da música, seja
pelo seu talento, volume de sua obra e prosseguimento ININTERRUPTO de
atividade.
Só conheço outro nome que tenha uma carreira tão duradoura como Elton
John: PAUL MACCARTNEY.
Bernie Taupin é um dos principais fatores para o sucesso de Elton
John nos Estados Unidos, e daí para o mundo.
Ao chegar em 1970 à América Elton John não era um artista situado com
os temas ou universo americano, em geral.
As canções encontradas no álbum "ELTON JOHN" eram sérias e SOTURNAS
(First Episode At Hienton), beirando, o trágico (The King Must Die).
Em questão de poucas semanas após sua chegada BERNIE TAUPIN entendeu
que o caminho que Elton John deveria trilhar não deveria ser esse: De
ser um compositor lúgubre.
Encarregou-se, então, de traçar toda um percurso para suas carreiras:
Adotou, então, temas folclóricos, tradicionais da cultura norte-
americana. Os sonhos, desejos, vontades, atitudes, história, lendas e
artes passaram, então, a ser uma constante em sua obra.
TUMBLEWEED CONNECTION era o primeiro álbum, na seqüência, a retratar
toda a cultura norte americana. Um álbum COUNTRY, FOLK onde o
espírito aventureiro americano era reinante.
Canções como: Ballad Of A Well-Known Gun , Country Comfort ,Son Of
Your Father ,My Father's Gun ,Where To Now St. Peter? Amoreena,
Talking Old Soldiers e Burn Down The Mission, especificamente
(retirei algumas faixas) representam a ALMA norte-americana, seja seu
gosto pelas armas, as guerras civis, retratadas por conversas
narrativas, seja pelas canções românticas que retratavam o ambiente
rural.
Os encartes, também, complementavam essa sintonia entre canção e
letra.
No encarte do LP em BURN DOWN THE MISSION existe uma imagem de
soldados erguendo a bandeira americana, em clara alusão à guerra
civil entre o norte e o sul. Apesar de a tradução da canção não ter
uma linha definida e clara, julgo, ainda (posso estar errado) que o
tema centrado ali é a guerra civil.
BURN DOWN THE MISSION
(INCENDIEMOS A IGREJA)
Você diz que há um anjo em sua árvore
Ele disse que veio pra me convocar?
Pois as coisas estão ficando desesperadas lá em casa
Vivendo na Paróquia dos caras mais inquietos que conheço
Traga sua família pro lado do rio
Olhe pra oeste pra ver onde esconderam os estoques
Por trás de quatro paredes de pedra o homem rico dorme
Chegou a hora de tocarmos fogo em suas posses.
Incendiemos a Missão (Igreja Missionária)
Se quisermos ficar vivos
Assista a fumaça escura voar pro paraíso
Veja a chama rubra iluminar o céu
No meio da floresta os esquilos estão passeando hoje
Minha mulher chorou quando me levaram embora
Mas o que mais eu podia fazer para aquecê-la,
A não ser queimar, queimar, as paredes da Igreja.
*****************
Veja bem que os termos "Ele disse que veio pra me convocar?" e "Minha
mulher chorou quando me levaram embora" refere-se à convocação ao
exército. A ilustração junto à canção complementa esse meu
raciocínio, que não quer dizer que seja o correto.
A resposta do povo americano foi imediata: levou Elton John
rapidamente ao topo das listas em um álbum nada comercial. Agora
Elton John era CULT.
Na mesma velocidade de seus lançamentos Elton John retratou o
universo norte-americano com presteza em canções como HONKY CAT,
HERCULES, INDIAN SUNSET, ROCKET MAN - Em plena corrida espacial norte-
americana, e assim por diante.
Bernie Taupin, novamente, poderia ao invés disso ter tornado seu
trabalho sério demais caso prosseguisse a optar por temas sisudos
como no álbum "ELTON JOHN", e sua carreira, talvez, não seria a mesma
caso não ocorresse uma identificação com o público alvo.
A partir de HONKY CHATEAU Elton John obteve 07 álbuns
consecutivamente em PRIMEIRO LUGAR nos Estados Unidos, sendo 06 pela
Billboard. BLUE MOVES não chegou em primeiro lugar pela Billboard,
mas sim pela CASHBOX e RECORDWORLD, mesmo assim, somente nos
primeiros dias de seu lançamento, em forma relâmpago. O erro foi não
terem inserido a canção de maior execução de 1976 no disco: DON´T GO
BREAKING MY HEART.
Erro lamentável.
Elton dividia com Paul MacCartney o lugar de astro pop número 1 do
mundo.
Obteve sucessos monstruosos na década de 70 como CROCODILLE ROCK, que
alcançou o primeiro lugar no mesmo dia de seu lançamento e
PHILADELPHIA FREEDON e BENNIE AND JETS nas paradas de música negra.
Na verdade com BENNYE AND JETS Elton John se tornou o primeiro cantor
BRANCO a ter um PRIMEIRO LUGAR nas paradas de música NEGRA.
Avançando um pouco no tempo o disco MIX THE THOM BELL SESSIONS foi o
primeiro disco MIX a entrar na parada de LPS nos Estados Unidos!
Não há duvida que Elton John é um dos artistas mais populares dos
EUA, até hoje.
Mesmo saindo de seu auge ele ainda consegue arrastar multidões em
seus concertos, como vimos no vídeo transmitido pela ABC de 2004, com
estádio lotado, fãs adolescentes na fila do gargarejo.
Em termos de vendas no mercado norte-americano foi de lá que obteve
seus maiores resultados.
Até 1978 havia obtido 20 álbuns de platina e 10 compactos foram Ouro,
uma boa média em comparação de seus contemporâneos.
O primeiro desses compactos foi CROCODILE ROCK, sua primeira canção a
obter o 1º lugar nos Estados Unidos.
Seu primeiro álbum a ganhar disco de ouro foi o LP "ELTON JOHN". 02
compactos foram lançados desse lp: Um deles foi BORDER SONG e o outro
TAKE ME TO THE PILOT. No segundo os disc-jóqueis americanos
preferiram optar pelo lado B do compacto, algo muito difícil de
ocorrer, pois a canção carro-chefe de um compacto está, claro, em seu
lado A. Em vez de tocarem TAKE ME TO THE PILOT os radialistas optaram
por YOUR SONG, o lado B do compacto e obteve aclamação popular. O
compacto obteve grande sucesso e impulsionou re-lançamentos em 1970,
sendo que BORDER SONG foi re-lançado no começo do ano pelo selo
CONGRESS.
Nesse ano Elton John se lançou como compositor no país, sendo
denominado como o 'NOVO GRANDE TALENTO ".
1971 trouxe o lançamento de 04 álbuns e por conseqüência, um excesso
de exposição. Adotado pela critica, elogiado por vários superstars,
só lhe faltava o salto decisivo para a fama. Assim, em janeiro desse
ano Elton John volta à carga com um novo lp: TUMBLEWEED CONNECTION. O
objetivo era recriar a América e o disco tinha tudo para isso, se
inclinando para o CONTRY & WESTERN. O oportunismo do título era
claro: o filme THE FRENCH CONNECTION (Operação França), um clássico
no cinema do ano anterior, ganhando um OSCAR, se somava ao sucesso
das tiras WESTERN dos TUMBLEWEEDS (Aqui no Brasil intituladas
como "KID FAROFA"), quadrinhos de enorme aceitação nos Estados Unidos.
TUMBLEWWED foi para a América e para os americanos, diretamente em um
contexto sobre sua cultura.
Naquele mesmo ano Elton lançou canções bem rock´n´roll, diferentes
das lançadas em TUMBLEWEED: BAD SIDE OF THE MOON e ROCK´N´ROLL
MADONNA eram canções que revitalizaram seu repertório.
Elton, apesar de ter surgido na década de 70, tinha muita influencia
da década de 50. Quando tocou em Nova York foi ovacionado pelos
arranjos do álbum ELTON JOHN. Todos o achavam muito poético. Elton
disse que a música americana oferece a ele uma dimensão das canções
da década de 50, como Penny Valentine disse em WEEKLY SOUNDS:
"Elton têm o Vaudeville e o funk para o gosto de Los Angels, onde o
consideram um mestre do Rock´n´Roll".
HONKY CHATEAU foi o primeiro álbum a alcançar o primeiro lugar e
ficou nessa posição por 5 semanas, em 1972. Após esse ano obteve,
como citado anteriormente, seu primeiro compacto em primeiro lugar,
Crocodile Rock, que chegou a essa posição no MESMO DIA DESEU
LANÇAMENTO. Foi retirado do lp DON´T SHOOT ME I´M ONLY THE PIANO
PLAYER, ambos foram lançados pela MCA, sua nova distribuidora, na
época.
Originalmente os seus primeiros lançamentos nos Estados Unidos foram
realizados em selos de musica tipicamente NEGRA. Na MCA Elton estaria
mais próximo de seu público, de musica pop e rock´n´roll. Antes seria
como lançar uma música GOSPEL em um selo FUNK.
Apesar disso ele era conhecido como MR. SUPERFUNK, por canções como
TAKE ME TO THE PILOT e BAD SIDE OF THE MOON e , claro, logo depois
com BENNY AND THE JETS e a clássica PHILADELPHIA FREEDON.
Don´t Shoot Me… foi lançado no inicio de 1973 e DANIEL fez com que
Elton obtivesse seu segundo primeiro lugar nas paradas (Obs: pela
Billboard os compactos DANIEL, GOODBYE YELLOW BRICK ROAD e DON´T LET
THE SUN GO DOWN ON ME chegaram em 2º lugar), pela CASH BOX.
Elton lançou no final de 73 o compacto avulso, STEP INTO CHRISTMAS,
uma oferenda ao natal, que apesar de não ter obtido um primeiro lugar
nas paradas obteve o PRIMEIRO LUGAR nas paradas de canções natalinas
desse ano.
Durante esse período uma rádio de Detroit, Michigan, chamada CKLW foi
a grande responsável pela divulgação de uma canção do álbum duplo
GOODBY YELLOW... e de fato "forçou" o lançamento de uma canção como
compacto. Era "BENNY AND THE JETS", que se não fosse por essa rádio,
nunca teria virado um compacto de sucesso e se transformado em um de
seus maiores hits.
Para Elton foi uma grande experiência e se tornou o primeiro artista
branco a entrar nas paradas de sucesso de música negra, obtendo um
primeiro lugar nas paradas convencionais, com vendas acima de 2
milhões de cópias. Benny and The Jets chegou em 17º lugar nas paradas
de R&B e Elton se apresentou no programa de tv SOUL TRAIN.
1974 trouxe o mesmo sucesso. CARIBOU (Nome do rancho em Colorado,
onde o álbum foi gravado) foi um sucesso surpreendente tal qual ELTON
JOHN GREATEST HITS, uma coletânea de seus maiores sucessos até aquele
momento, que ficou por 10 semanas ininterruptas nessa posição, além
de ser O 1º ÁLBUM DE COLETÂNIA DE SUCESSOS A OBTER ESA POSIÇÃO NA
HISTÓRIA.
Nesse ponto Elton estava no auge em sua carreira. Renovou seu
contrato com a MCA por $ 8.000.000,00 um recorde para a época.
Elton e os Estados Unidos pareciam ter sido feitos um para o outro.
Elton era exibicionista em suas apresentações e ao mesmo tempo os
americanos adoravam esse esplendor. No Anaheim Stadium, não muito
longe da Disneylândia Elton fez um show, em 72, com uma roupa
vermelha, branca, azul (as cores da bandeira americana) e adereços
prateados, pintando seu cabelo em 03 tons. O público adorou. 3 anos
depois ele estaria no DODGERS STADIUM, em Los Angels, e escreveria o
nome do time de maior popularidade do local, os DODGERS em suas
roupas. Essa é a razão por que Elton têm grande popularidade,
mostrando seu amor pela América e pelo que ela representa.
Voltando a 1974 Elton fez algumas regravações, na verdade duas: LUCY
IN THE SKY WITH DIAMONDS e ONE DAY AT A TIME, do lp de Lennon MIND
GAMES. Era, então, o 5º compacto a obter o primeiro lugar nos Estados
Unidos.
Quem conhece a canção original ONE DAY AT A TIME cantada por Lennon
se maravilha ao ouvir a versão de Elton, MUITO SUPERIOR.
DON´T LE THE SUN GO DOWN ON ME foi o 6º compacto a obter o primeiro
lugar e Elton alcançou fronteiras nunca imaginadas.
O LP "EMPTY SKY" foi lançado nos Estados Unidos nessa época e se
colocou entre os 10 lps mais vendidos na época. Esse feito não seria
obtido se fosse lançado em outra ocasião.
PHILADELPHIA FREEDON, um compacto avulso, dedicado à tenista campeã
BILLIE JEAN KING se tornou o 7º compacto a obter o primeiro lugar.
Em maio desse ano ocorre algo inesperado. Em 1967 o lp dos Beatles
SARGET PEPPER´S obteve alta vendagem em pedidos das lojas à gravadora
antes que o lp fosse distribuído. O mesmo se sucedeu com Elton John.
O lp CAPTAIN FANTASTIC AND THE BROWN DIRT COWBOY foi recorde
histórico antes do mesmo chegar às lojas e obteve o primeiro lugar no
mesmo dia de seu lançamento.
No final de maio de 1975 Elton John e Bernie Taupin ficaram
históricos: CAPTAIN FANTASTIC obteve o primeiro lugar nas 03 maiores
paradas de sucesso: BILLBOARD, CASH BOX e RECORD WORLD, com 1,4
milhão de cópias vendidas em 3 dias.
Desde os Beatles ninguém havia obtido tal vendagem antes.
No verão desse ano Elton é incluído no museu de cera de MADAME
TUSSAUD no qual está imortalizado com diversos nomes mundiais como
Charles Chaplin, Elvis, Beatles, Lincoln, etc.
No final de sua ROCK OF THE WESTIES TOUR Elton bate novamente os
Beatles ao tocar durante 2 dias no DODGER STADIUM, onde o grupo se
apresentou na década de 60.
ISLAND GIRL obteve o 8º primeiro lugar e ROCK OF THE WESTIES bateu a
vendagem de CAPTAIN FANTASTIC.
GROW SOME FUNK OF YOUR OWN foi o primeiro compacto desde YOUR SONG a
não se colocar entre os 10 mais da parada. Seria um sinal de que os
americanos estariam cansados de ELTON JOHN?
Não necessariamente.
No meado de 1976 ele cantou com uma contratada de sua gravadora, a
Rocket Records, em dueto: KIKI DEE. O resultado foi DON´T GO BREAKING
MY HEART. Na canção ELTON e BERNIE usaram um pseudônimo: ANN
ORSON/CARTE BLANCHE (usado também no lp ROCK OF THE WESTIES). No lp
BLUE MOVES, na parte interna das letras Bernie está com um broche com
seu pseudônimo, observe.
DON´T GO BREAKING MY HEART foi seu maior sucesso da década de 70 e
seu primeiro 1º lugar na Inglaterra.
A popularidade de Elton começou a cair em 77. Até então ele foi
responsável por 2% das vendas mundiais de disco, o maior em sua
década.
Ele procurou uma nova direção, mas seus fãs não estavam preparados
para mudanças tão bruscas. Nesse ano ele gravou com o produtor dos
Spinners: THOM BELL, mas as canções somente foram lançadas em 1979.
Elton havia proibido o lançamento dessas canções na época.
THE THOM BELL SESSIONS foi o primeiro disco mix na história a obter
disco de ouro e se colocou lado a lado nas paradas de ÁLBUNS.
Em 1979, quando a onda DISCO não estava tão forte lançou VICTIN OF
LOVE, seu trabalho de menor venda. Se este lp fosse lançado em 1977 o
resultado seria outro.
Aos 33 anos e em seu 21º lp (os duplos contavam 2 lps) Elton lançou
21 AT 33 que se tornou um sucesso igual aos seus lps da década de 70,
denominado como A VOLTA POR CIMA DE ELTON JOHN.
DON´T YA WANNA PLAY THIS GAME NO MORE? (SARTORIAL ELOUQUENCE re-
intitulada nos Estados Unidos) foi seu último lançamento pela MCA
THE FOX foi lançado pela sua nova distribuidora a GEFFEN RECORDS. THE
FOX obteve destaque na critica que citou a retomada de composições na
linha de ROCK OF THE WESTIES.
RECORD WORLD apontou, naquele ano, THE FOX como um dos melhores de
1981.
JUMP UP de 1982 obteve aclamação e sua tour americana foi a de maior
bilheteria como afirma a revista ROLLING STONES, de setembro:
"Elton John esgotou a lotação de seus 41 shows, embora o lp JUMP UP
não ter chegado em primeiro lugar... ele está simplesmente em 11º
lugar!! Sua última tour aqui foi em 1979, solo, e ainda assim ele
esgotou a lotação no MADSON SQUARE GARDEN de 3 dias. Acho que é uma
simples questão de saudade... ou sucesso".BARRY BELL -Rolling Stones
Magazine setembro de 1982.
1983 TOO LOW FOR ZERO se torna não apenas nos estados unidos seu
maior sucesso da década de 80...
Robson Vianna
Aldo José Rodrigues maranhão - colaboração nesse texto em 1985,
Associado do ejc na época.
ALAN FINCH do livro: A COMPLETE DISCOGRAPHY
TONY JASPER & DICK TATHAN no livro: ELTON JOHN
Algumas estatísticas são surpreendentes. Elton John foi o PRIMEIRO
artista, depois dos Beatles a ter simultaneamente 04 álbuns no TOP
TEN, ou seja: Entre os 10 mais vendidos nas paradas, ao mesmo tempo.
Quebrou nada menos que 7 recordes seguidos de público no MADSON
SQUARE GARDEN e recebeu o GOLD TICKET em 86 por ter sido o artista
que mais vezes lotou o local, desde sua abertura.
Em 1980 fez ao ar livre no CENTRAL PARK o maior show da história em
público: 400 mil pessoas.
Direto para o Guiness Book.
Sua tour de 1984 foi esgotada em todos os pontos de venda, mas
existiam, críticos ferrenhos ao seu talento:
"APESAR DE ELTON JOHN ESTAR TÃO SÓLIDO COMO PÉROLA EM SEU BREAKING
HEARTS, ALGUÉM AINDA PODERÁ COLOCÁ-LO NO LIMBO".
- Peter Puterbaugh na revista ROLLING STONES de 16/08/84
"Não é motivo de chacota Elton John ter colocado sua" SAD SONGS SAY
SO MUCH "para um anuncio para os jeans SASSON – A música em si já
parece um jingle, para começar (...) Se Elton John não pode mais
voltar (fazer o mesmo sucesso) ele ficará feliz em ser o último a
sair".
- Revista Rolling Stones Yearbook em dezembro de 1984
Nota: Na ocasião Elton fez um anúncio para TV com o vídeo de SAD
SONGS para as calças de Jeans SASSONS, alterando o vocal da
canção: "SASSONS SAY SO MUCH".
Voltando a 1974 a canção: DON´T LET THE SUN GO DOWN ON ME levou Elton
John a ser indicado para o Grammy, o Oscar da canção; o que foi para
ele uma surpresa para ele, pois ele não desejava lançar essa canção,
nem como compacto ou no álbum CARIBOU, achando que esse teria sido
seu pior vocal, em sua carreira. Entretanto, por indicação de seu
produtor GUS DUDGEON a canção foi lançada.
EMPTY GARDEN foi lançada como compacto por seu produtor na época,
CHRIS THOMAS que também acreditou na canção e a mesma também foi
indicada para o Grammy.
NA década de 80 Elton conseguiu se adaptar muito bem a NEW WAVE. O
álbum "TOO LOW FOR ZERO" é calçado na New Wave com as canções
CRISTAL, WIPPING BOY e... SAINT que na verdade era uma balada à moda
NEW WAVE.
Em 1992 Elton conseguiu o que poderia ser considerado para um artista
fora de seu apogeu uma conquista impossível: o álbum THE ONE obteve o
8º lugar nas paradas. Desde BLUE MOVES Elton não tinha conseguido
ficar nas 10 primeiras posições.
Com a trilha sonora do filme REI LEÃO Elton John obteve, novamente,
um primeiro lugar nas paradas.
OUTROS DADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA:
Compacto MAMA CAN'T BUY YOU LOVE conseguiu chegar na 9º posição nos
EUA
Compacto LITTLE JEANNIE chegou em 3º lugar nos EUA
Compacto EMPTY GARDEN chegou em 13º lugar nos EUA
Compacto I GUESS THAT'S WHY THEY CALL IT THE BLUES chegou em 4º lugar
Compacto SAD SONGS (SAY SO MUCH) chegou em 5º lugar nos EUA
Compacto That's What Friends Are For chegou em 1º lugar nos EUA
Compacto NIKITA chegou em 7º lugar nos EUA
Compacto HEARTACHE ALL OVER THE WORLD chegou em 55º lugar nos EUA
Compacto extraido do lp ao vivo LIVE IN AUSTRALIA: Candle In The Wind
chegou em 6º lugar nos EUA
Compacto I DON'T WANNA GO ON WITH YOU LIKE THAT chegou em 2º lugar
nos EUA
Compacto Healing Hands chegou em 13º lugar nos EUA
Compacto SACRIFICE chegou em 18º lugar nos EUA E EM 1º LUGAR NA
Inglaterra
Compacto Don't Let The Sun Go Down On Me com George Michael chegou em
1º lugar nos EUA e INGLATERRA e no MUNDO
Compacto THE ONE chegou em 10º lugar nos EUA
Em 19 de janeiro de 1994 Elton entra para o Rock And Roll Hall Of
Fame
http://www.rockhall.com/induct/johnelto.html
Finalizando:
Elton John, não apenas nos Estados Unidos demonstrou década após
década ser um artista sem precedentes na história da música, seja
pelo seu talento, volume de sua obra e prosseguimento ININTERRUPTO de
atividade.
Só conheço outro nome que tenha uma carreira tão duradoura como Elton
John: PAUL MACCARTNEY.