Matéria:
O aspecto do visual na carreira de Elton John
A platéia estava em alvoroço, os ingressos
haviam se esgotado antecipadamente na semana anterior. O HOLLYWOOD BOWL em Los Angels era
um anfiteatro ao ar livre. Uma sinfonia de
papel celofane dos sacos de pipoca sendo
rasgados se faziam presentes no burburinho
do público, enquanto os primeiros sinais da apresentação se iniciavam.
O apresentador, almofadinha em seu
black-tie, parecia muito com uma famosa personagem,
conhecida como o
"Homem-sorriso".
"And now ladies and gentlemen, this
evening's hostess... the star of
'Deep Throat,' Miss Linda Lovelace!"
LINDA LOVELACE, atriz pornô (ou TAMBÉM pornô)
do filme GARGANTA PROFUNDA, filme cult da
época, continuou a apresentação.
"Eu gostaria de introduzir alguns de
convidados essa noite, muito importantes
em torno
do mundo que não ousariam faltar nessa
noite de gala." Nesse momento passearam pelo palco figuras como: a rainha de Inglaterra,
Elvis Presley, Frankenstein, o papa,
os Beatles,
Batman e Robin, Groucho Marx e Mae West
O público sentado em suas poltronas
foi ao delírio pela chegada, enfim,
do momento mais esperado.
"Here he is, the biggest,
largest, most gigantic,
and fantastic man,
the co-star
of my next movie... Elton John!"
Nesse ponto o tema da 20th CENTURY FOX,
o das trombetas, iniciou a tocar,
com ruflar dos tambores.
ELTON JOHN aparece no alto de uma
escadaria, vestido com uma roupa
branca, ornamentada
com plumas, também brancas,
nas pernas,
braços e ombros. Um óculos RAY-BAN
tamanho GGG, vermelho,
se assemelhava
com uma máscara,
usa chapéu da era
Vitoriana, branco, enorme,
também com
plumas.
Desce, então, os degraus com
ar imperial, acompanhado
pelos holofotes, enquanto
o tema da 20th CENTURY FOX
continuava
a tocar.
No meio da descida retira
o chapéu,
revelando seu cabelo
MULTICOLORIDO,
com as cores da bandeira
norte
americana AZUL E VERMELHA.
5 pianos se faziam presentes
à frente
do palco e as tampas dos mesmos
se abrem, nesse momento.
Cada qual com uma de suas
iniciais: E. L .T .O . N
e pombas brancas voam de
seus interiores. John
demonstrava sua satisfação
com todo aquele jogo de cena,
bem ao gosto de Los Angels,
junto de Hollywood,
capital do show bussines.
Agradece a platéia, senta
ao teclado e
inicia sua apresentação,
uma das mais
memoráveis de sua carreira,
que faz
parte do documentário para
televisão
de Bryan Forbes:
Elton John
and
Bernie Taupin Say Goodbye Norma
Jean and Other Things.
Os aspectos citados acima
demonstram a importância do
ASPECTO VISUAL NA CARREIRA DE ELTON JOHN.
A personagem Elton John foi construída
aos poucos, durante sua carreira e foi
fundamental para seu sucesso e maior
fator negativo para os críticos musicais.
O inicio da década de 70 era hippie
em sua essência. O festival
WOODSTOCK ocorreu a
pouco e a moda era, para os mais
jovens, bem característica: Cores multicoloridas,
purpurina, ornamentos celestes,
saltos de plataforma, calças
boca de sino, perucas
(Lady, também), cílios postiços
enormes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie
Pequenos ornamentos como enfeites,
adereços,
eram costurados nos macacões
jeans de
Elton eram corriqueiros em suas
indumentárias de palco no inicio
de
carreira, mas nada que chame a
atenção
e tudo bem discreto, para um
compositor
erudito, folk, baladista e
comportado.
Aos poucos Elton foi se soltando no palco
e nas composições mais enérgicas como o
solo de BURN DOWN THE MISSION ou nos
FUNKS "TAKE ME TO THE PILOT" e
"BAD SIDE OF THE MOON" ele era tomado
por outro espírito.
Os ornamentos, com o passar dos messes
aumentavam e a cada enfeite incluído uma
nota na imprensa era acrescida.
Já não era a musica de Elton John que
chamava atenção, mas seu comportamento
de palco e sua roupa a tônica principal
das notas.
Elton, esperto, percebia
isso e desde
então foi mestre em seu
auto-marketing.
Entretanto, ao contrário
de seus
contemporâneos ELTON JOHN
era uma
figura benigna,
inofensiva, um
URSINHO-AMIGO.
A moda na época era GLITTER e a
ANDROGENIA de astros ingleses como
DAVID BOWIE e QUEEN eram os baluartes
do UNDERGROUND.
No mesmo período surgiram astros e
grupos
QUE NASCERAM NA LEVA DO rock horror.
Os filmes: "O EXORCISTA" e
"A PROFECIA" que narravam as
desventuras de pobres criaturas
demoníacas sobre a terra faziam
mais sucesso
que TITANIC na década de 90.
Surgiu, assim,
uma moda-onda demoníaca com grupos
como KISS, BLACK SABATH e IRON MAIDEN
e cantores como
ALICE COOPER.
Roupas acessórias e ornamentos
acompanhavam o modismo.
A androgenia,
do outro lado, com bicos
e bocas e
batons, com rebolados de
MICK JAGGER
e gritinhos de ROBERT PLANT
do
LED ZEPPELIN eram intrigantes
e
todos ficaram confusos quando
BOWIE
casou. Todos manchetes nas
MAGAZINES.
Nessa leva ELTON JOHN
aconteceu com
plumas, paetês, lantejoulas e
cabelos
arco-íris e seus famosos óculos,
diferentes a cada FLASH.
Era o supra-sumo do "sem medo do
ridículo" e vamos todos juntos,
no mesmo barco.
Elton John, então, juntamente
com sua
música A-CON-TE-CEU. A primeira
imagem
que vi de Elton na TV foi no
programa
FANTÁSTICO cantando LUCY IN THE SKY
com
uma roupa cheia de lantejoulas
prateadas,
azuis,parecia ter saído de um
concurso do
HOTEL GLÓRIA, tão tradicional no
Rio de Janeiro, onde figura como
CLÓVIS BORNAI se assemelhava com
aquilo que Elton realizava em palco.
Capa de revistas e jornais Era um
ALIENÍGENA "THE SAUCER". A capa da
revista ROCK ESPETACULAR retratava
em uma única foto a imagem dele na
década de 70.
A mudança de imagem em A SINGLE MAN
não poderia ter sido mais marqueteira.
O mesmo assombro pelas roupas carnavalescas
se fez naquele momento.
Na década de 80 não pense que ele era
tolo. O visual de JUMP UP é TOTALMENTE
IMITADO do visual de Larry Hogman, o
JR do maior seriado da televisão
americana, da CBS, que ficou 13 nos no ar: DALLAS.
Elton usou esse visual de 81 a 83 e
trocou em sua BREAKING HERTS TOUR em 1984. Foi-se, então, a época dos óculos e
vieram as dos CHAPÉUS.
Quando tudo já estava ganho Elton John
resolveu na tour do álbum LEATHER JACKETS,
em 86, novamente extrapolar:
Chamou o estilista BOB MACKIE e
ele criou roupas que misturava o
PUNK com visual extraterrestre,
um esdrúxulo-luxuoso como vemos
no vídeo de HEARTACHE ALL OVER THE WORLD.
Elton voltou para as capas das revistas,
onde até mesmo a BIZZ que o ignorava
tratou de aderir ao mega star ELTON JOHN.
No mesmo ano ele se travesti de AMADEUS no lp LIVE IN AUSTRÁLIA.
Os problemas particulares de 87 o
levaram a se vestir bem conservador e
leiloou toda sua coleção de roupas,
como vimos na entrevista a
ROBERTO D´ÁVILA para o programa Conexão Internacional.
Elton variava muito de peso. Na tour
da Rússia estava acima do peso,
principalmente no show do
MADSON SQUARE GRADEN, da mesma época,
em New York.
A partir de 88 a imagem de Elton se
redesenhou. O estilista GIORGIO ARMANI
passou a ser seu estilista particular
e a
figura carismática de Elton, um dia
eleito
como "A MULHER QUE PIOR SE VESTIU EM 1976"
passa a ser fina elegante e society,
com
direito a um belo CARTIER.
CARTIER:
Written by Dinah Card and Carte Blanche
If your life is dull and dreary
Se sua vida for maçante e melancólica
And you're feeling rather weary
E você está se sentindo um pouco cansado
Of the mundane things that clutter up one's
life
Das coisas mundanas que desordenam a vida
Drive your roller up to Bond Street
Dirija seu Rolls Royce até a rua bond
Where royalty and Sheiks meet
Onde a realeza e os Sheiks se encontram
Make your day
Faça seu dia
Here's the thing to do
Está aqui a coisa certa a fazer
Spend a grand or two at Cartier
Gastar 1.000 dólares ou dois em
um Cartier
Finalizando EJ é hoje aquele cantor que BERNIE TAUPIN sempre sonhou, sem fantasias de PATO DONALD, dizendo QUACK ao cantar YOUR SONG.
TEXTO POR ROBSON VIANNA
haviam se esgotado antecipadamente na semana anterior. O HOLLYWOOD BOWL em Los Angels era
um anfiteatro ao ar livre. Uma sinfonia de
papel celofane dos sacos de pipoca sendo
rasgados se faziam presentes no burburinho
do público, enquanto os primeiros sinais da apresentação se iniciavam.
O apresentador, almofadinha em seu
black-tie, parecia muito com uma famosa personagem,
conhecida como o
"Homem-sorriso".
"And now ladies and gentlemen, this
evening's hostess... the star of
'Deep Throat,' Miss Linda Lovelace!"
LINDA LOVELACE, atriz pornô (ou TAMBÉM pornô)
do filme GARGANTA PROFUNDA, filme cult da
época, continuou a apresentação.
"Eu gostaria de introduzir alguns de
convidados essa noite, muito importantes
em torno
do mundo que não ousariam faltar nessa
noite de gala." Nesse momento passearam pelo palco figuras como: a rainha de Inglaterra,
Elvis Presley, Frankenstein, o papa,
os Beatles,
Batman e Robin, Groucho Marx e Mae West
O público sentado em suas poltronas
foi ao delírio pela chegada, enfim,
do momento mais esperado.
"Here he is, the biggest,
largest, most gigantic,
and fantastic man,
the co-star
of my next movie... Elton John!"
Nesse ponto o tema da 20th CENTURY FOX,
o das trombetas, iniciou a tocar,
com ruflar dos tambores.
ELTON JOHN aparece no alto de uma
escadaria, vestido com uma roupa
branca, ornamentada
com plumas, também brancas,
nas pernas,
braços e ombros. Um óculos RAY-BAN
tamanho GGG, vermelho,
se assemelhava
com uma máscara,
usa chapéu da era
Vitoriana, branco, enorme,
também com
plumas.
Desce, então, os degraus com
ar imperial, acompanhado
pelos holofotes, enquanto
o tema da 20th CENTURY FOX
continuava
a tocar.
No meio da descida retira
o chapéu,
revelando seu cabelo
MULTICOLORIDO,
com as cores da bandeira
norte
americana AZUL E VERMELHA.
5 pianos se faziam presentes
à frente
do palco e as tampas dos mesmos
se abrem, nesse momento.
Cada qual com uma de suas
iniciais: E. L .T .O . N
e pombas brancas voam de
seus interiores. John
demonstrava sua satisfação
com todo aquele jogo de cena,
bem ao gosto de Los Angels,
junto de Hollywood,
capital do show bussines.
Agradece a platéia, senta
ao teclado e
inicia sua apresentação,
uma das mais
memoráveis de sua carreira,
que faz
parte do documentário para
televisão
de Bryan Forbes:
Elton John
and
Bernie Taupin Say Goodbye Norma
Jean and Other Things.
Os aspectos citados acima
demonstram a importância do
ASPECTO VISUAL NA CARREIRA DE ELTON JOHN.
A personagem Elton John foi construída
aos poucos, durante sua carreira e foi
fundamental para seu sucesso e maior
fator negativo para os críticos musicais.
O inicio da década de 70 era hippie
em sua essência. O festival
WOODSTOCK ocorreu a
pouco e a moda era, para os mais
jovens, bem característica: Cores multicoloridas,
purpurina, ornamentos celestes,
saltos de plataforma, calças
boca de sino, perucas
(Lady, também), cílios postiços
enormes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie
Pequenos ornamentos como enfeites,
adereços,
eram costurados nos macacões
jeans de
Elton eram corriqueiros em suas
indumentárias de palco no inicio
de
carreira, mas nada que chame a
atenção
e tudo bem discreto, para um
compositor
erudito, folk, baladista e
comportado.
Aos poucos Elton foi se soltando no palco
e nas composições mais enérgicas como o
solo de BURN DOWN THE MISSION ou nos
FUNKS "TAKE ME TO THE PILOT" e
"BAD SIDE OF THE MOON" ele era tomado
por outro espírito.
Os ornamentos, com o passar dos messes
aumentavam e a cada enfeite incluído uma
nota na imprensa era acrescida.
Já não era a musica de Elton John que
chamava atenção, mas seu comportamento
de palco e sua roupa a tônica principal
das notas.
Elton, esperto, percebia
isso e desde
então foi mestre em seu
auto-marketing.
Entretanto, ao contrário
de seus
contemporâneos ELTON JOHN
era uma
figura benigna,
inofensiva, um
URSINHO-AMIGO.
A moda na época era GLITTER e a
ANDROGENIA de astros ingleses como
DAVID BOWIE e QUEEN eram os baluartes
do UNDERGROUND.
No mesmo período surgiram astros e
grupos
QUE NASCERAM NA LEVA DO rock horror.
Os filmes: "O EXORCISTA" e
"A PROFECIA" que narravam as
desventuras de pobres criaturas
demoníacas sobre a terra faziam
mais sucesso
que TITANIC na década de 90.
Surgiu, assim,
uma moda-onda demoníaca com grupos
como KISS, BLACK SABATH e IRON MAIDEN
e cantores como
ALICE COOPER.
Roupas acessórias e ornamentos
acompanhavam o modismo.
A androgenia,
do outro lado, com bicos
e bocas e
batons, com rebolados de
MICK JAGGER
e gritinhos de ROBERT PLANT
do
LED ZEPPELIN eram intrigantes
e
todos ficaram confusos quando
BOWIE
casou. Todos manchetes nas
MAGAZINES.
Nessa leva ELTON JOHN
aconteceu com
plumas, paetês, lantejoulas e
cabelos
arco-íris e seus famosos óculos,
diferentes a cada FLASH.
Era o supra-sumo do "sem medo do
ridículo" e vamos todos juntos,
no mesmo barco.
Elton John, então, juntamente
com sua
música A-CON-TE-CEU. A primeira
imagem
que vi de Elton na TV foi no
programa
FANTÁSTICO cantando LUCY IN THE SKY
com
uma roupa cheia de lantejoulas
prateadas,
azuis,parecia ter saído de um
concurso do
HOTEL GLÓRIA, tão tradicional no
Rio de Janeiro, onde figura como
CLÓVIS BORNAI se assemelhava com
aquilo que Elton realizava em palco.
Capa de revistas e jornais Era um
ALIENÍGENA "THE SAUCER". A capa da
revista ROCK ESPETACULAR retratava
em uma única foto a imagem dele na
década de 70.
A mudança de imagem em A SINGLE MAN
não poderia ter sido mais marqueteira.
O mesmo assombro pelas roupas carnavalescas
se fez naquele momento.
Na década de 80 não pense que ele era
tolo. O visual de JUMP UP é TOTALMENTE
IMITADO do visual de Larry Hogman, o
JR do maior seriado da televisão
americana, da CBS, que ficou 13 nos no ar: DALLAS.
Elton usou esse visual de 81 a 83 e
trocou em sua BREAKING HERTS TOUR em 1984. Foi-se, então, a época dos óculos e
vieram as dos CHAPÉUS.
Quando tudo já estava ganho Elton John
resolveu na tour do álbum LEATHER JACKETS,
em 86, novamente extrapolar:
Chamou o estilista BOB MACKIE e
ele criou roupas que misturava o
PUNK com visual extraterrestre,
um esdrúxulo-luxuoso como vemos
no vídeo de HEARTACHE ALL OVER THE WORLD.
Elton voltou para as capas das revistas,
onde até mesmo a BIZZ que o ignorava
tratou de aderir ao mega star ELTON JOHN.
No mesmo ano ele se travesti de AMADEUS no lp LIVE IN AUSTRÁLIA.
Os problemas particulares de 87 o
levaram a se vestir bem conservador e
leiloou toda sua coleção de roupas,
como vimos na entrevista a
ROBERTO D´ÁVILA para o programa Conexão Internacional.
Elton variava muito de peso. Na tour
da Rússia estava acima do peso,
principalmente no show do
MADSON SQUARE GRADEN, da mesma época,
em New York.
A partir de 88 a imagem de Elton se
redesenhou. O estilista GIORGIO ARMANI
passou a ser seu estilista particular
e a
figura carismática de Elton, um dia
eleito
como "A MULHER QUE PIOR SE VESTIU EM 1976"
passa a ser fina elegante e society,
com
direito a um belo CARTIER.
CARTIER:
Written by Dinah Card and Carte Blanche
If your life is dull and dreary
Se sua vida for maçante e melancólica
And you're feeling rather weary
E você está se sentindo um pouco cansado
Of the mundane things that clutter up one's
life
Das coisas mundanas que desordenam a vida
Drive your roller up to Bond Street
Dirija seu Rolls Royce até a rua bond
Where royalty and Sheiks meet
Onde a realeza e os Sheiks se encontram
Make your day
Faça seu dia
Here's the thing to do
Está aqui a coisa certa a fazer
Spend a grand or two at Cartier
Gastar 1.000 dólares ou dois em
um Cartier
Finalizando EJ é hoje aquele cantor que BERNIE TAUPIN sempre sonhou, sem fantasias de PATO DONALD, dizendo QUACK ao cantar YOUR SONG.
TEXTO POR ROBSON VIANNA