Elton John e a new wave
Elton John sempre foi um compositor de múltiplas facetas. Sempre hábil procurou durante toda a sua carreira se adaptar de forma camaleônica a todo tipo de mudança musical que em seu caminho viesse a surgir.
Elton John nunca foi um compositor inovador, à frente de seu tempo, na verdade. Apesar de seu gênio em criar canções pop ou não, de extremo bom gosto, aplaudida por milhões ao redor do planeta (tarefa árdua, não?), comerciais ou não, hits passageiros ou clássicos, as suas composições nunca foram à frente de seu tempo, inovadoras ou revolucionárias.
Elton apenas sempre acompanhou o modismo dos tempos e assim se manteve vivo. Acompanhava as paradas de sucessos e costumava dizer que acertava se uma canção subiria ou desceria, com facilidade.
Sua primeira aventura além de seu mundo pop, onde ele estava firme e seguro foi com o álbum BLUE MOVES, onde empreendeu variáveis de estilos que surpreendram meio mundo. Na verdade a má vendagem de Blue Moves (3º lugar é má vendagem?) se deveu a fatores pessoais e a sua mudança de estilo.
Pulando a passagem DISCO de Elton com THE THOM BELL SESSIONS E VICTIM OF LOVE chegamos à fase NEW WAVE no trabalho de Elton John.
O que é a New Wave?
Dependendo para qual pessoa você fizer esta pergunta, correrão as riscas de ver bandas como Smiths e The Cure sendo colocadas no mesmo balaio de B-52 e Talking Heads. Esta confusão não é apenas brasileira, mas ficou mais aprofundada por aqui, já que na década de 80 passamos a ter um acesso muito maior ao que estava estourando, seja pelos Estados Unidos ou pela Inglaterra. Então para o brasileiro, que começava a aprender a dançar ao som de Cult e Devo, tudo era a mesma coisa. No fundo, bem no fundo, existe, sim, uma conexão entre os estilos, afinal ambos podem ser chamados de pós-punks, mas a New Wave é ligeiramente anterior ao Pós-punk inglês.
FOTO: BANDA B52´S
No começo da década de 80 surge um grupo chamado DURAN DURAN que se não foi a mãe do NEW WAVE foi o mais contundente nome desse novo gênero. Considerado o grupo responsável pela proliferação da new wave pelo mundo no início dos anos 80, o Duran Duran formou-se em Birmingham, um dos principais pólos industriais da Inglaterra. Composto por Nick Rhodes, John Taylor, Roger Taylor, Andy Taylor e Simon Le Bon
Foto: Duran Duran
A musicalidade da NEW WAVE eram os acordes simples, letras de amor banais, som adolescente e infantil, beirando ligeiramente ao HUMOR.
Era uma extensão na verdade do PUNK ROCK, mas totalmente inofensivo e sem contestação.
Comparado ao Punk, a New Wave era algo mais simples e mais puro, mas também conservava a irreverência característica do Punk Rock. Mas tinha uma diversidade musical muito maior. Por um lado tínhamos artistas que apostavam em algo mais rock, como Nick Lowe e a banda XTC. Do outro, apareciam artistas mais ligados à música eletrônica como Gary Numan. Mas também tínhamos bandas que apostavam num som caribenho (Kid Creole and the Coconuts), psicodélico (Television e B-52’s), experimental (Pere Ubu), pop (Blondie e B-52’s), funk (Talking Heads), entre outros, ou seja, uma verdadeira salada que devia deixar os críticos musicais totalmente malucos. Com o passar do tempo houve uma nova cisão, e vários grupos, antes considerados New Wave, passaram a usar outro rótulo: o de Synth Pop. É o caso de Human League, ABC, Heaven 17...
Foto: BLONDIE
Mas a essência da New Wave vem diretamente de bandas como New York Dolls, Stooges, MC5 e toda a nata do Punk Rock americano. E até mesmo de artistas não considerados punks, como o Velvet Underground e a cantora americana Patti Smith, a "mãe" da New Wave. Foi graças aos discos Horses e Radio Ethiopia, ambos de Patti Smith, que a banda de David Byrne, o Talking Heads, debutou em 1977. E foi justamente com eles que o punk se fundiu ao funk. Basta lembrar de Psycho Killer para ver como esta mistura funcionou.
Outra banda bastante marcada pelo trabalho da cantora foi o Television, que escolheu trilhar por outros caminhos, mas sempre misturando diversos estilos. A banda de Tom Verlaine gravou um disco clássico, Marquee Moon, onde pegava sons dos anos 60, principalmente a psicodélica, unindo-as a Beatles e à crueza dos arranjos do punk rock.
Tínhamos também artistas e grupos New Wave:
ADAM AND THE ANTS http://sonora.terra.com.br/templates/artistMusics.aspx?idArtist=17327
VIDEO EM DESTAQUE: ADAM & THE ANTS
Grupo B52´S
Devo http: //imgradio.terra.com.br/includes/internas_artistas/0/954.html
Talking Heads
Elton John começou a flertar com a New Wave com a canção: I Am Your Robot no álbum JUMP UP, em 1982.
Começou , então a colocar várias canções do genero NEW WAVE em seus lados B de compactos: Take Me Down To The Ocean (lado B de Empty Garden) , Hey Papa Legba (Lado B de BLUE EYES) .
O retorno de tais canções o levou a cair de corpo e alma na New Wave. Com coragem resolveu dar uma guinada em sua carreira , lançando um álbum genuinamente NEW WAVE: TOO LOW FOR ZERO, e foi ,então, seu maior sucesso da década de 80 e o colocou novamente no topo das paradas pelo mundo.
Canções genuinamente de estilo NEW WAVE predominaram no álbum:
I'm Still Standing
A new wave predomina com sons pulsantes, rápidos. Em: I´M STILL STANDING Elton John mescla a agilidade do rock´n´roll com os rápidos acordes das guitarras e arranjos do estilo.
Too Low For Zero
Too Low For Zero
A programação de sintetizadores assim como em Crystal, marcou a canção. Gary Numan era o menestrel do synth da época com a canção CARS
Crystal
O estilo DANCE predominante na canção com a batida dos sintetizadores segue um estilo característico da New Wave.
Whipping Boy
Whipping Boy
Como citei essa é a canção mais característica do gênero composta por Elton John
Saint
Apesar da predominância de músicas mais aceleradas baladas também existiam no gênero New Wave. No Brasil um grupo chamado METRÔ gravou algumas. Saint é uma balada da época
Todos os elementos estavam marcados no lançamento: Sintetizadores, DRUM MACHINES (Bateria eletrônica), Batida quase DISCO de Crystal. Whipping Boy é a essência NEW WAVE da época em todos os sentidos.
Grupos como Blondie, que flertava com a disco music (e também com funk, punk, etc, etc, etc), Cars (banda liderada por Rick Ocasek, com pitadas de música eletrônica e altas doses de pop) ou o B52's (com aqueles cabelos bufantes, bem anos 60, e visual ultra-colorido) eram os que realmente chegavam ao grande público.
Elton não parou apenas nesse álbum no estilo NEW WAVE, tivemos alguns lados B:
Choc Ice Goes Mental (instrumental)
Earn While You Learn (instrumental)
No lançamento seguinte: BREAKING HEARTS Elton abandonou de maneira brusca o estilo.
Isso somente ele pode responder o motivo.
Visualmente o LOOK de HEARTACHE ALL OVER THE WORLD é muito parecido com os NEW WAVE/PUNKS de SIGUE SIGUE SPUTNIK.
Robson Vianna