share

Biografia Elton John

Biografia Elton John
A trajetória da carreira de Elton John em capitulos

slideshow - MUTE , No sound

sábado, 16 de julho de 2011

ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 012



A Trajetória do cantor Britânico Elton John e seu letrista Bernie Taupin
ao longo de 06 Décadas, através de imagens, áudios, vídeos, textos e animações.


ELTON JOHN BIOGRAFIA CAPÍTULO 012:


YOUR SONG

As canções estavam sendo elaboradas com cuidado e carinho. Elton estava fazendo o máximo para não decepcionar Steve e toda a equipe que iria trabalhar com ele.



A dupla havia se empenhado ao máximo na elaboração das canções para o novo álbum, tanto que apareceram no estúdio com as barbas crescidas, para mostrá-las a Steve e Gus.



Steve já havia ouvido alguma coisa, em suas freqüentes idas ao apartamento de Elton, e restava saber qual seria a reação de Gus Dudgeon  e Paul Buckmaster.



Como sempre as letras de Bernie eram sérias e pensativas, mas naquelas canções havia algo diferente. Algo mais suave e mais idílico do que qualquer outra canção escrita anteriormente.



“YOUR SONG” chamou a atenção de Gus que a achou “fantástica”

Video : YOUR SONG demo tape 1970







Buckmaster fez arranjos clássicos mas modernos, incluindo suas próprias idéias  a um novo som na música de Elton John/Bernie Taupin.



O novo álbum graças ao aval de Dick James mobilizou uma quantia muito maior para sua produção. Músicos e cantores para os backing vocals, alguns de renome como Madelaine Bell, Leslie Ducan, Tony Burrows, Tony Hazzard e Roger Cook.






Rico em emoção e sentimentos o álbum “ELTON JOHN” tinha canções e letras inspiradas. TAKE ME TO THE PILOT , foi considerada um tipo de canção de Leon Russel a quem Elton admirava muito. BORDER SONG se tornou um clássico instantâneo que anos a seguir seria regravada por muitos artistas.




“ELTON JOHN”, o novo álbum, começou a ser gravado no inicio de 1970 e foi um álbum caro, segundo a opinião de Dick James. Somente em TAKE ME TO THE PILOT eles gastaram 6.500 libras. Uma quantia muito alta para um artista novato.






O álbum tinha qualidade emocional, desde a capa até as letras, que mostravam Elton introspectivo, perdido em imensa escuridão, exigência dele próprio. Tudo estava sendo feito com tanto cuidado que cada detalhe para ele era vital, tremendamente importante.





Após o lançamento do álbum foi lançado um compacto com musica estilo rock´n´roll que não se adaptaria ao conteúdo do lp lançado “ROCK´N´ROLL MADONNA “ e ‘GREY SEAL”






Os ingleses aclamaram discretamente, como a critica o compacto BORDER SONG, mas não chegaram a reconhecer o álbum. O momento era de expectativa. Elton acostumado às paradas mundiais seguiu com atenção a parada Inglesa, que, geralmente, surgia com os 50 primeiros sucessos. O álbum ELTON JOHN entrou nas paradas... Alegria geral, mas por pouco tempo. Logo sumiria, depois de ter chegado somente à 45º posição.










Preocupado em resgatar o dinheiro gasto na empreitada Dick James teve então a idéia de colocar Elton John na estrada, pois já havia gasto demais em publicidade e não gastaria mais uma libra para promover o artista, agora ele mesmo teria que fazer sua parte.



Mas havia um problema:



Elton John, o garoto que sonhava com o estrelato de Elvis e Jerry Lee Lewis ... não queria excursionar...



-         Não vou, disse ele, balançando a cabeça negativamente, em uma conversa com Gus e Steve.

-         Reg, se você quer sucesso vai ter que trabalhar para ele, falou Steve.Você não pode querer ser conhecido se não fizer shows!

-         Mas não quero, nunca tive intenção de fazer shows..

-         Não minta,... na época do Blueso...

-         Na época do Bluesology eu fazia parte de uma banda..

-         Qual a diferença?

  

A diferença era que Elton John tinha medo de se apresentar sozinho em um palco, encarar o público sendo ele o alvo das atenções, era tímido , envergonhado, o palco se transformou de sonho à FOBIA.








Foram para a sala do chefe, onde o mesmo assunto foi abordado, agora não mais como sugestão, mas sim como exigência e foi Dick James que falou:





-         Eu não vou gastar mais um palito de fósforo com você, Reg. Tenho que admitir que o álbum tem chances, mas não só com a publicidade. Alguns shows pela Europa poderiam fazer algum efeito. Ou você se mexe ou... esqueça e enterre ELTON JOHN.


-         É uma responsabilidade muito grande – falou Elton


-         Você já teve outras, dadas pelo Quaye e pelo Steve, e venceu todas. Essa agora você deve a mim..eu que te pago.



George Martin, Dick James e Brian Epstein, empresário dos Beatles





Elton respirou fundo, olhou para Bernie ali do lado e disse:



-         Eu... vou precisar de uma banda...




Foto: Elton, Bernie Taupin, Nigel Olsson, Steve Brown e Dick James



“VOCÊ NÃO IMAGINA O QUE SIGNIFICA PARA MIM...


...VOU AGARRAR SOZINHO UM LUGAR NA HISTÓRIA...


UM ÍDOLO ADOLESCENTE: É O QUE EU VOU SER...”


Trecho da canção: I´m Going To Be a Teenager Idol - do álbum de 1973 Don´t Shoot Me I´m Only The Piano Player



Released in 1970
Produced by Gus Dudgeon
Recorded at Trident Studios, London, January 1970




Your Song





I Need You To Turn To





Take Me To The Pilot







No Shoestrings On Louise





First Episode At Hienton






Sixty Years On




Border Song




The Greatest Discovery





The Cage





The King Must Die








BÔNUS








CRÍTICA DE DEMÉTRIO BARROS:


Em 1970, Elton se apresentou em Nova York e da noite pro dia se tornou um astro do Rock, ''ameaçando'' os grandes nomes da época. Foi nesse mesmo ano que ''Elton John'' chegou às prateleiras... ''Your Song'', o maior clássico de sua carreira, abre o álbum que ainda desfila canções memoráveis como ''Border Song'', ''Sixty Years On'', ''The Greatest Discovery'', ''The Cage'' entre outras. Com um vocal bem mais agressivo do que o trabalho anterior e bem menos tímido, Elton parece pular sobre o piano durante as gravações... e a harmonia dos integrantes do grupo fazem desse LP uma pérola. É verdade que ''Elton John''  pode ser considerado a ''obra prima''. Com arranjos de Paul Buckmaster, ''Elton John'' é uma mistura de Rock, Pop e Música Clássica, o que fica comprovado quando 16 anos mais tarde Elton realiza um sonho de gravar ao vivo com uma orquestra (Sinfônica de Melbourne), escolhendo 6 faixas do álbum para serem executadas.





O álbum “ELTON JOHN” , apesar de ter ficado pouco tempo nas paradas vendeu 4.000 cópias na primeira semana de lançamento. Agora restava lançar a cartada decisiva para o sucesso: aparecer o mais que possível, fosse na televisão, em shows pela Inglaterra e Europa.





No inicio Elton deu alguns shows solo, mas viu que não davam resultado algum, ele sabia que teria que arranjar uma  banda.





NIGEL OLSSON , que participou da gravação de EMPTY SKY, foi um deles. Ele e DEE MURRAY , baixista, haviam saído recentemente do grupo de Spencer Davis, depois de fazer uma turnê com ele pela América.











Foto: Elton Dee Murray e Nigel Olsson


Ambos, jovens e talentosos, Dee e Nigel foram convidados a formar a banda de Elton e a primeira apresentação pública do grupo foi na França.






THE MIRAGE






The Mirage managed to release seven singles on three labels in the U.K. between 1965 and 1968 without getting anything resembling a hit or even a solid cult reputation. This can be ascribed to two major factors: the absence of significant original musical vision, and the absence of really strong original material, although they did write many of their own songs. Their upbeat, harmony-laden approach was quite British and owed significant debts to the 1966-era Beatles and the Hollies, as well as lighter ones to the Who. The most British aspect of their sound was their propensity for songs with a storytelling, observational viewpoint. The most famous of these was their 1967 single, "The Wedding of Ramona Blair," about a bride whose groom fails to show up at the ceremony, which has appeared on several compilations of British psychedelia obscurities.

The Mirage signed to Dick James Publishing and served as the house band for that organization; they also backed Elton John at his first solo performances. The group split up in October 1968 when lead guitarist Dee Murray and drummer David Hynes briefly joined the Spencer Davis Group. Murray became bassist in Elton John's band, while Hynes left the Spencer Davis Group in spring 1969 (perhaps with Murray -- it's not clear from existing documentation) and re-teamed with the other members of the Mirage to form the Portobello Explosion, who did a 1969 single for Carnaby; that band then changed into Jawbone, who also recorded for Carnaby. ~ Richie Unterberger




 Dee Murray com THE MIRAGE





A platéia Francesa não os recebeu muito satisfatoriamente, mas na segunda oportunidade – O Festival de Krumlin e Yorkshire – a situação mudou.



A temperatura era extremamente baixa. Eles estavam em campo aberto, ar livre, cercado por jovens ávidos por diversão e algo que os fizesse esquentar um pouco.



Reg olhou para a multidão e falou:



-         Santo Deus... Dá uma olhada para isso... nunca fiquei com medo tão grande de tanta gente, tomara que dê certo hoje.

-         Se não der certo, disse Dee, podem encomendar nosso caixão.

-          Quer saber de uma coisa Reg, sugeriu Nigel, se você ficar sentado no piano acaba congelando e eles congelam juntos, acho melhor você se mexer.

-         Como?

-         Toca algum rock tipo Little Richards...



E assim, por causa do frio Reg Dwigh, sem imaginar começou, naquele instante,  a iniciar a personagem que o imortalizou durante décadas:



Elton John começou a imitar todos os seus ídolos do passado, ficando de joelhos, tocando com os pés, pulando sobre o piano, tocando de costas,  posições malabaristas. No final da apresentação chutou o banquinho do piano. Foi uma surpresa para a platéia, que somente escutava suas sérias canções.



Outra coisa que surpreendeu o público foi a atenção que Elton deu a ele. Se apresentou durante quase duas horas, algo raro.



Sua imagem diante do público começou a mudar ainda mais. Suas roupas começaram a incluir adereços dos mais variados: BOTONS e camisas artísticas muito maiores do que seu número.



A música de Elton John começou a se infiltrar nos Estados Unidos. Dick tinha planos ambiciosos para ele e um representante da DJM RECORDS nos Estados Unidos, LEN HODES  pegou o álbum EMPTY SKY e tentou ver se conseguia alguma empresa americana poderia lançar no país, mas não conseguiu obter sucesso..



LEN HODES foi atendido por RUSS REAGAN da UNI RECORDS, que não gostou do som de EMPTY SKY, mas se ligou muito do som do álbum ELTON JOHN e como ele estava se mudando de empresa, indo para o selo CONGRESS, rapidamente lançou  compacto LADY SAMANTHA nos Estados Unidos, mas nada aconteceu...



REAGAN, que tinha reputação de um grande editor de musica e lançado sucessos no mercado, encontrou em Elton John características que fariam dele um grande artista.



PAUL DREW, que trabalhava na rádio RKO, pediu a Reagan para ir visitá-lo e, nesse encontro, ouviu as composições de Elton. Paul mencionou a Reagan que o rapaz seria um dia um grande sucesso, como Elvis Presley.

 

O álbum ELTON JOHN foi lançado nos Estados Unidos em junho de 1970 pela UNI, empresa que tinha associação pela CONGRESS. Nesse mesmo mês, Reagan encontrou-se com o organizador da UNI e com o  pessoal da DJM.







Dick James agradeceu o apoio e entregou dez mil dólares a Reagan, para que ele lançasse Elton John nos Estados Unidos, junto com a banda. Reagan disse que tudo faria e garantiu que tudo sairia bem.



Ao contar a estória a Elton, Dick não viu muita animação por parte do rapaz, apesar de não ouvir negativas. Ele iria , onde fosse necessário.




A partir dessa data a UNI havia promovido entre seu meio as características da música de Elton John. Espalharam que ele era diferente dos outros cantores e seu promissor sucesso.


NORMAN WINTER, editor da UNI teve uma grande idéia para promover Elton que estava chegando. Ele tinha muito contato com a imprensa e espalhou aos repórteres que estava chegando da Inglaterra “A ÚLTIMA EXPORTAÇÃO BRITÂNICA” !, sem mencionar o que se tratava.










Menu dos Capítulos

Capítulo 01 clique aqui  Prefácio Pinner
Capítulo 02 clique aqui  Nasce Elton John
Capítulo 03 clique aqui  Nasce Bernie Taupin
Capítulo 04 clique aqui  O vaqueiro Sujo
Capítulo 05 clique aqui  Bitter Fingers ( Bluesology)
Capítulo 06 clique aqui  SURGE LONG JOHN BALDRY
Capítulo 07 clique aqui  O encontro com Bernie Taupin 
Capítulo 08 clique aqui  Torre de Babel
Capítulo 09 clique aqui  Alguém salvou minha vida essa noite
Capítulo 13 clique aqui  Elton encontra o sucesso
Capítulo 16 clique aqui  Surge Davey Johnstone
Capítulo 17 clique aqui  Madman Across The Water
Capítulo 18 clique aqui  Château D´Hierouville
Capítulo 19 clique aqui  HONKY CHATEAU 
Capítulo 20 clique aqui  Não atire em mim sou apenas o pianista


Deseja ser avisado dos novos capítulos via e-mail? escreva para editor@eltonjohnscorporation.com e solicite o alerta para BIOGRAFIA

Por que no Brasil a canção SKYLINE PIGEON não é encontrada em cds ?

SKYLINE PIGEON

http://images03.olx.com.br/ui/7/97/69/f_127178869-87250f7d.jpeg

Various artists / 4 Top/Hits from England / [Sao Paulo, Brazil - young 302.1017]
1. Elton John - Skyline pigeon (Elton John / Bernie Taupin)
2. Stephen Sahne - I'm beginning to touch you
3. Doubloon - Go anywhere
4. Vaughan Thomas - Giant (Mike Batt / C. McCourt)




Por que no Brasil a canção SKYLINE PIGEON não é encontrada em cds , lps ou coletâneas de sucesso, mesmo sendo esse seu maior sucesso no Brasil?

A canção, na verdade , nunca foi sucesso fora do país. Skyline Pigeon foi apenas um  LADO B da canção "DANIEL" em 1973. No Brasil a gravador que distribuía suas músicas, a RGE FERMATA resolveu lançar um compacto duplo com 4 faixas pelo selo YOUNG com vários artistas, sendo Elton John um deles com essa  canção.

A canção foi incluída na trilha sonora da novela CARINHOSO em 1973 e foi um sucesso surpreendente.

Nos Estados Unidos ocorreu um fato semelhante: O LADO B do compacto TAKE ME TO THE PILOT foi... YOUR SONG. Na verdade o selo UNI CONGRESS que distribuía as canções na época era um selo tipicamente Black Music , por isso a canção do lado A ter sido TAKE ME TO THE PILOT, um Funk, da época. Entretanto os programadores inverteram a divulgação e optaram por YOUR SONG, seu maior sucesso no mundo. Após esse fato Elton passou   a ser distribuído pela MCA um selo fora do setor Black Music.



NOVELAS DA GLOBO E CANÇÕES DE ELTON JOHN INCLUÍDAS:

- A VIAGEM (I'M YOUR PUPPET)

- BEBÊ A BORDO (I DON'T WANNA GO ON WITH YOU LIKE THAT)

- CARINHOSO (SKYLINE PIGEON)

- CORRIDA DO OURO (PINKY)

- DE CORPO E ALMA (THE ONE)

- LUA CHEIA DE AMOR (YOU GOTTA LOVE SOMEONE)

- MULHERES DE AREIA (SIMPLE LIFE)

- O BOFE (ROCKET MAN)

- O CLONE (I WANT LOVE)

- O ESPIGÃO (THE BALLAD OF DANNY BAILEY (1909-34))

- O GRITO (ISLAND GIRL)

- SELVA DE PEDRA (NIKITA)

- SÉTIMO SENTIDO (EMPTY GARDEN)

- SUPERMANOELA (GOODBYE YELLOW BRICK ROAD)

- UMA ROSA COM AMOR (CROCODILE ROCK)


Tradução de "Skyline Pigeon"

Pomba Do Horizonte

Solte-me de suas mãos
Deixe-me voar para terras distantes
Sobre campos verdes, árvores e montanhas
Flores e fontes florestais
Para casa nas faixas da estrada do céu

Pois este quarto escuro e solitário
projeta uma sombra lançada na tristeza
E meus olhos são espelhos
do mundo lá fora
Pensado no modo como
o vento muda a maré
E essas sombras mudam
Do púrpura para o cinza

Pois apenas uma pomba do horizonte
sonhando com a abertura
Esperando pelo dia (em que)
Ele puder abrir suas asas
e voar para longe de novo
Voe para longe, pomba do horizonte, voe
em direção aos sonhos que
você deixou para trás tão longe

Deixe-me apenas acordar de manhã
Ao cheiro de feno recém cortado
Para rir e chorar, viver e morrer
No brilho de meu dia

Eu quero ouvir os sinos repicantes
de igrejas distantes cantarem
Mas acima de tudo, por favor me liberte
Desta dolorosa argola de metal
E abra esta gaiola em direção ao sol



http://images01.olx.com.br/ui/7/82/19/f_127177319-945e4aa9.jpeg

Sir Elton John won’t rush his label

Sir Elton John won’t “rush” his label’s young stars into studio too early


Sir Elton John has criticised reality TV music contests

Sir Elton John has criticised reality TV music contests

by James Park
16 July 2011, 11:58am
http://www.pinknews.co.uk/2011/07/16/sir-elton-john-wont-rush-his-labels-young-stars-into-studio-too-early/

Sir Elton John says that he won’t “rush” young artists who he has signed to his Rocket Music Entertainment Group company into the studio before they are ready.
The gay star, who has frequently criticised the speed at which talent shows such as the X Factor push up and coming singers into stardom, says that young artists need time to develop their skills first.
Rocket Music already has signed-up Leon Russell, Lily Allen, James Blunt and Sir Elton himself.
Sir Elton tells Music Week, “The worst thing to do is to rush people to have a record out. They’ll make a record when they’re ready and it comes out when it is ready.”
Last year, Sir Elton said: “I’m not a fan of talent shows. I probably wouldn’t have lasted if I’d gone on one. I like Simon Cowell, but what he does is TV entertainment. I was asked to judge American Idol. I couldn’t do it because I won’t slag anyone off. Also, I don’t want to be on television. It’s become boring, arse-paralysingly brain crippling.”
“There have been some good acts, but the only way to sustain a career is to pay your dues in small, s**t clubs. TV vaults you to superstardom and then you have to back it up, which is hard.”
He added: “It’s important they write their own songs, so they’re not at the mercy of anyone. Songwriters today are pretty awful, which is why everything sounds the same. Contemporary pop isn’t very inspiring.
“Leona Lewis and Alexandra Burke are at the mercy of the next song they can get. Susan Boyle was an endearing phenomenon, but I fear she might not understand the rigours of showbusiness.”

 15, 2011
11:14 PM

feed ejc

feed ejc
http://feeds.feedburner.com/EltonJohnsCorporation

map visitors


Elton John´s Pics