Ken Russell (1927 - 2011)
O cineasta britânico faleceu no domingo com 84 anos.
Russel foi considerado um enfant terrible do cinema britânico, devido ao modo como abordou temas como o sexo e a religião. Ficou conhecido por filmes controversos como “Mulheres Apaixonadas”, onde os actores Oliver Reed e Alan Bates protagonizam uma cena de luta em nu integral: Russel foi nomeado para o Oscar de Melhor Realizador e este filme valeu um Oscar de Melhor Atriz para Glenda Jackson.
O realizador também gerou controvérsia com "Os Diabos” (1971), um drama com cenas de exorcismo e nudez sobre o autoritarismo da igreja, inspirado num livro de Aldous Huxley.
O nome de Russell popularizou-ze com o musical "Tommy" (1975), baseado num ópera rock dos The Who. O filme, protagonizado pelo próprio vocalista dos The Who, Roger Daltrey, com Elton John, Tina Turner, Eric Clapton ou Jack Nicholson, foi um sucesso de bilheteira.
Henry Kenneth Alfred Russell, mais conhecido como Ken Russell, nasceu em Southampton, Inglaterra, a 3 de julho de 1927. Estudou na terra natal, seguindo depois carreira na marinha mercante. Numa breve passagem pela Royal Air Force, contactou pela primeira vez com o mundo do audiovisual e das artes, tendo iniciado a sua carreira como fotógrafo na BBC.
Nos últimos anos, Russell reduziu a sua atividade cinematográfica. Dirigiu o clip de "Nikita" para Elton John e fez uma das suas primeiras atuações com Sean Connery e Michelle Pfeiffer em "A Casa da Rússia", dirigida Fred Schepisi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estamos aqui aguardando seu comentário para essa postagem, fique à vontade: