Biografia de Leon Russell
LEON RUSSELL ERA UM ÍDOLO MUSICAL DE ELTON JOHN QUANDO ELE AINDA ERA UM DESCONHECIDO NO INICIO DA DÉCADA DE 70. COM CARREIRA DE LONGA DATA. EM SEU PRIMEIRO SHOW NOS ESTADOS UNIDOS EM SEU DEBUT EM AGOSTO DE 1970 , LEON RUSSELL ESTAVA NA PLATEIA. ESSA NOITE FOI O PRIMEIRO DIA NA CARREIRA DE SUCESSO DE ELTON JOHN.
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The Mozat, como é chamado pelos seus fiéis e fanáticos fãs, é um ícone do rock’n roll que está na estrada desde os anos sessenta. Os longos cabelos loiro-acinzentados deram lugar a uma vasta cabeleira branco-neve que continua passando longe de qualquer tesoura.Nascido em Oklahoma em 2 de Abril de 1941, Claude Russel Bridges aos 14 anos mentiu sobre sua idade para poder tocar em uma boate em Tulsa ao lado de Jerry Lee Lewis. Três anos depois foi para Los Angeles, trabalhar ao lado de grandes nomes como Ike & Tina Turner, como músico e arranjador.
Leon Russell -- Back to the Island
Leon estreou como cantor e músico multi-instrumentista em 1968, lançando um álbum em vinil muito bem recebido pela crítica: Asylum Choir. Seu auge foi nos anos 70, quando o cantor inglês Joe Cocker, aproveitando a maré do estrondoso sucesso em Woodstock, resolveu fazer uma turnê pelos Estados Unidos e convidou Leon Russell para ser arranjador e maestro da banda Mad Dogs & Englishmen. A turnê foi um sucesso e parte dos shows virou um filme que registrou não só as performances de Joe Cocker ao lado de Leon, Chris Staiton, Carl Radle, entre outros, como também o backstage das viagens da turma. A crítica responsabilizou Leon pelo sucesso da turnê, fato que, dizem as más línguas, teria causado um certo ‘ciúmes’ por parte do inglês da voz de trovão. (Aqui no Brasil, o filme Joe Cocker - Mad Dogs & Englishmen foi lançado em DVD, de péssima qualidade por sinal, há uns anos atrás).
Também em 70, lança The Blue Album , que contou com a participação de grandes músicos como os Beatles George Harrison e Ringo Starr, Eric Clapton, Steve Winwood, além dos Stones Charles Watts e Bill Wyman. É neste álbum que estão dois de seus maiores sucessos Delta Lady e A Song for You, que embalaram muitos de nossos sonhos eróticos da adolescência. Em 1971, Leon lança Leon Russell and the Shelter People.
Em agosto deste mesmo ano, George Harrison promoveu, no Madison Square Garden, o famoso Concert for Bangla Desh, um dos primeiros eventos beneficentes do mundo da música. Ao lado de Ravi Shankar, Ringo Starr, Bob Dylan e Eric Clapton, Leon Russell mais uma vez brilhou. Sua performance em Jumpin’ Jack Flash, dos Stones, e em Youngblood, assim como o dueto com George Harrison em Beware of Darkness são lendárias. Na apresentação desta música a platéia vai ao delírio quando Leon emerge das sombras com sua voz estridente e envolvente. (Há quem diga que o seu sucesso na noite o teria livrado de uma bronca, por parte da produção de espetáculo, devido ao fato de ter se atrevido a apresentar um sucesso dos Stones num show ao lado de dois dos Beatles).
Em 1972, lançou Carney, que é encarado como um álbum autobiográfico e chegou ao segundo lugar da Billboard com a música Tight Hope. Até 1975 produziu um álbum por ano, Leon Live, hoje encontrado em cd duplo e que possui uma gravação irrepreensível de It's All Over Now Baby Blue; Stop all that Jazz, que inclui, entre outros sucessos, a balada If I were a Carpenter e Will O’ the Wisp, que traz o hit Lady Blue. Nesse meio tempo, Leon só parou por um tempo para acompanhar os Rolling Stones numa turnê. Ganhou em 1976 um Grammy e, em 1979, pôs um pé na música country ao gravar com Willie Nelson o álbum Willie and Leon.
Nos anos 80 Leon foi para Nashville e deu um break por 8 anos. Voltou a gravar com seus filhos Teddy Jack, Tina Rose e Sugaree (qualquer semelhança com Sugaree da música de Jerry –Gdead- Garcia é mera coincidência). Os demais álbuns que The Master of Space and Time gravou, (cerca de 15) são somente encontrados aqui no Brasil, em importadoras, mas mesmo assim vale a pena conhecer Retrospective, de 1996, que, como o próprio nome já diz, traz de tudo um pouco da carreira do Leon; Face in the crowd; Signature Songs, além dos cds com Hank Wilson.
Leon Russell (Bottom Line. Greenwich Village, 18/09/02)
The Asylum Choir (1968)- Look Inside the Asylum Choir
The Asylum Choir was the late-'60s duo of session keyboard player Leon Russell (b. April 2, 1942) and guitarist Marc Benno (b.July 1, 1947). They made two albums, 1968's Look Inside the Asylum Choir and Asylum Choir II. Though the latter was recorded in April 1969, it was not released until November 1971, due to contractual difficulties. By that time, Russell was an established solo star. [@allmusic]Track list:
1. Welcome to Hollywood
2. Soul Food
3. Icicle Star Tree
4. Death of the Flowers
5. Indian Style
6. Episode Containing 3 Songs:
a. N.Y. Op.
b. Land of Dog
c. Mr. Henri the Clown
7. Thieves in the Choir
8. Black Sheep Boogaloo
Line-up:
Marc Benno - Vocal e Guitarra
Leon Russel - Vocal, Piano, Guitarras, Orgão, Trumpete
Jesse Ed Davis - Guitarras
Chuck Blakwell - Batera
Carl Radle - Baixo
"Donald Duck" Dunn - Baixo
http://rapidshare.com/files/154331091/LRMBenno-SC1.rar
Leon RUSSELL – Retrospective 1997
http://route66sl.wordpress.com/2010/06/08/leon-russell-retrospective-1997/
Leon RUSSELL – Retrospective 1997
Blues
Retrospective is an 18-track collection that features the bulk of Leon Russell’s greatest hits (“Tight Rope,” “Roll in My Sweet Baby’s Arms,” “Lady Blue,” “Back to the Island”), plus many key album tracks. Since Russell was primarily an album artist, this approach doesn’t necessarily do him justice, but for listeners who only want the hits, this will do. However, the double-disc Gimme Shelter: The Best of Leon Russell is a better, more thorough overview and is the one serious fans should acquire.
By Stephen Thomas Erlewine, All Music Guide.
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The good news: This is a reissue of the (better) out of print CD “Best of Leon” with some great songs that weren’t on the aforementioned CD(Shootout on the Plantation and The Ballad of Mad Dogs and Englishmen) thrown in for good measure.
The bad news: So they could put in A Hard Rain’s A Gonna Fall, they got rid of Streaker’s Ball which means that the overlooked “Stop All That Jazz” album isn’t represented. They also jettisoned the studio version of Queen of the Roller Derby and put in the (much shorter) version from the “Leon Live” album. Also, the versions of Roll Away the Stone and Hummingbird are the studio versions while the ones off the “Best of Leon” CD were alternate takes or unfinished tracks.
But these quibbles are slight (as are most quibbles about greatest hits packages) and you can’t really go wrong with any of the picks. Leon Russell is criminally overlooked and one could do worse than to jump into his catalogue feet first.
By Patric Crain.
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Leon Russell’s Retrospective cd is the finest single cd overview of his career available. His influence as a writer, studio musician and producer is legendary. All the goods are here to enjoy. The cd starts off with “A Song For You” and once your hooked you get to hear such gems as “Lady Blue”, “tightrope”, “delta Lady”, “Roll Away The Stone” and a great take on Dylan’s ‘A Hard Rains Gonna Fall”. If you could only own one Leon Russell cd this is the one for you. One final note! What’s taking the “Rock n Roll Hall Of Fame” so long to recognize that Leon and Joe Cocker have been shamefully overlooked and should be inducted.
By Anthony Accordino.
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Kathi McDonald- Vocals
Bobby Manuel- Guitar
Don Preston- Vocals (Background), Slide Guitar
Carl Radle- Bass (Electric), Bass
Billy Sanford- Hi String Guitar
Chris Stainton- Keyboards
Pete Wade- Guitar
Joe Zinkan- Bass (Upright)
Nawasa Crowder- Vocals (Background)
Al Jackson, Jr.- Drums, Percussion
Charlie McCoy- Harmonica
Bonnie Bramlett- Vocals (Background)
Jesse Ed Davis- Guitar
David Briggs- Piano
Pete Drake- Guitar (Steel)
Clydie King- Vocals (Background)
Claudia Lennear- Vocals
Mary McCreary- Vocals
Jim KeltnerDrums
Chuck Blackwell- Drums
Harold Bradley- Guitar (Bass)
Ambrose Campbell- Conga
Eric Clapton- Guitar
Merry Clayton- Vocals (Background)
Joey Cooper- Vocals (Background), Guitar
Nick DeCaro- Arranger, String Arrangements
Donald “Duck” Dunn- Bass
Teddy Jack Eddy- Drums
Ray Edenton- Guitar (Rhythm)
John Gallie- Organ
Buddy Harmon- Drums
Rev. Patrick Henderson- Organ, Piano, Tambourine, Vocals (Background)
Jim Horn- Sax (Alto)
Phyllis Lindsey- Vocals (Background)
J.J. Cale- Guitar (Electric)
Steve Cropper- Guitar (Electric), Slide Guitar, Guitar (Steel)
Leon Russell- Organ, Clavinet, Synthesizer, Piano (Electric), Vocals, Bass, Percussion, Moog Synthesizer, Drum Machine, Vibraphone, Guitar, Horn (Tenor), Piano
Ringo Starr- Drums
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01. A Song For You 04:09
02. A Hard Rain’s A-Gonna Fall 05:11
03. The Ballad Of Mad Dogs And Englishmen 04:03
04. Delta Lady 04:08
05. Roll Away The Stone 03:11
06. Tightrope 03:01
07. Out In The Woods 03:38
08. Shootout On The Plantation 03:13
09. Stranger In A Strange Land 04:03
10. Hummingbird 04:01
11. Lady Blue 03:35
12. This Masquerade 04:26
13. Back To The Island 05:25
14. Magic Mirror 04:59
15. Crystal Closet Queen 03:01
16. Bluebird 04:02
17. Roll In My Sweet Baby’s Arms 04:28
18. Queen Of The Roller Derby 01:54
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Leon Russell (Bottom Line. Greenwich Village, 18/09/02)
http://whiplash.net/materias/shows/000971-leonrussel.htmlAinda assim, ele continua uma figura que se destaca em qualquer ambiente. De estatura elevada, demonstrando vários quilos a mais, o pianista está bastante forte e com ar saudável. Vestido em uma camisa solta azul marinho com flores brancas estampadas, um chapéu de cowboy, óculos Ray Ban, aquela impressionante cabeleira branca indo da cabeça até quase os cotovelos, barba igualmente longa, descendo até quase o pomo de Adão, Leon Russell lembra à primeira vista, um Papai Noel de férias, uma figura impossível de não se perceber logo, mesmo em meio a uma multidão.
Analisando a banda, podemos destacar logo o guitarrista Johnny Lee Giles, que executou suas partes com eficiência e criatividade. Não me refiro apenas quanto a solos instigantes. Trata-se de um guitarrista com bom domínio sobre o som que tira de seu instrumento. A guitarra soa country quando este é o som desejado, especialmente quando usa slide, quando consegue fazer a guitarra soar como se fosse um verdadeiro pedal steel guitar. Em outros momentos, Johnny Lee também consegue que sua guitarra faça alguns climas sonoros, cortinas, lembrando assim um teclado. No entanto, quando é preciso que a batida passe a ser acelerada, ele também consegue tirar típicos solos roqueiros, oferecendo assim uma paleta variada de cores musicais para Leon poder escolher e usar em todos os climas que as diferentes músicas pedirem.
O baterista de nome Grant Whitman foi bastante preciso e eficiente, o que é o mais necessário para qualquer baterista, porém nesta noite, sem maiores destaques. Completando a cozinha, Jackie Wessel, o baixista, além de eficiente, tem uma voz forte e contribuiu bastante em backing vocals, por vezes assistido por Johnny Lee. Sua voz firme lhe rendeu a oportunidade de cantar um dos números da noite, o clássico "Let The Good Times Roll".
Sugaree na percussão
O show começou com números menos conhecidos do público geral. Este mesmo público respondeu efusivamente a cada canção antiga que era reconhecida. Em uma hora e dez minutos de show, Leon apresentou vinte e três canções cobrindo diversas épocas de sua carreira. Dentre estes números os mais aplaudidos foram "Hummingbird", "Lady Blue", "Delta Lady", "Dixie Lullaby", "Tight Rope", "Stranger In A Stranger Land" e "Song For You". Leon não dispensou incluir no show alguns covers como "Let The Good Times Roll" (Goodman-Lee), "A Hard Rains Gonna Fall" (Dylan), "Jumpin' Jack Flash" (Jagger-Richard) e "Kansas City", que teve em sua introdução o mesmo inicio de "Paint It Black" dos Rolling Stones. A grande ausência foi a canção "This Masquerade" justamente sua composição de maior sucesso.
Do lado negativo do show, posso citar o som da casa que estava excessivamente alto, o que prejudicou um pouco a melhor apreciação. Alguns arranjos e execuções de Leon ao piano estavam excessivamente mais limpos do que se espera ou queira. Feitos mesmo para agradar as massas, com firulas que alongam o número sem necessariamente dar nenhuma ênfase à técnica ou à interpretação. Um momento especial foi quando a banda deixou o palco e Leon tocou e cantou sozinho dois números, "That Lucky Old Sun" e a adorada "Song For You".
No final da noite, terminando com "Kansas City", Leon se levanta, agradece a presença de todos e se retira, a casa novamente de pé aplaudindo entusiasticamente, quase ignorando por completo a saída dos demais músicos. Se há uma coisa que se possa constar em relação ao Leon Russell, afora a facilidade que ele tem de tocar o piano ou cantar, é o imenso carisma que ele carrega consigo. É realmente muito difícil tirar os olhos dele. Foi bom vê-lo tão bem, principalmente depois de tanto tempo sem ele aparecer pelo norte do país. Se o leitor tiver mais de trinta anos e lembra e conhece as canções de Leon quando no seu auge, ainda na primeira metade dos anos setenta, certamente irá gostar de vê-lo ao vivo. Aparecendo a oportunidade, aproveite. Garanto que vai valer o dinheiro do ingresso.Set List:
So Hard to Say Goodbye
Back to the Island
This Love I Have for You
Lost Inside the Blues
Sixteen Tons
Night Life
Message from My Baby
Hummingbird
Sweet Dreams (of You)
Lady Blue
A Hard Rain's Gonna Fall
Let The Good Times Roll
Dixie Lullabye
He Stopped Loving Her Today
Love's Gonna Live Here
Tight Rope
Out in the Woods
Come Rain or Come Shine
That Lucky Old Sun
A Song for You
Jumpin' Jack Flash
Delta Lady
Rollin' in My Sweet Baby's Arms
Prince of Peace
Stranger in a Strange Land
Paint It Black Intro / Kansas City
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